Adeus, poluição visual! Será?

Em 1996, em uma das edições do Jornal O Independente, eu critiquei o excesso de placas de propaganda às margens da BR 101, no trecho entre Alto Arroio e Mirim.
Passaram-se quase 16 anos daquela matéria jornalística e a paisagem continua a mesma.
Em abril de 2010 também comentei o tema poluição visual aqui.

Hoje, li na internet que o DNIT resolveu dar um basta nisso e cumprir a legislação de trânsito. Só acredito vendo!
O órgão determinará a retirada de todos os outdoors fincados a menos de 80 metros da rodovia, porque eles podem desviar a atenção dos motoristas e, assim, levar a acidentes.
"A instalação de outdoors precisa ser submetida à prévia aprovação. Sem autorização, a autoridade da rodovia, no caso da BR-101 o DNIT, faz a remoção e responsabiliza com o devido ônus a quem fez a colocação da peça." (Fonte: A Tribuna Net)

"O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) vai retirar placas e banners de divulgação de estabelecimentos comerciais, eventos ou propaganda postos dentro da faixa de domínio, às margens da BR-101 Sul - entre os municípios de Imbituba a Passo de Torres. O Dnit considera os objetos poluição visual que atrapalha a visualização e identificação das placas regularizadas de sinalização." (Fonte: Engeplus)

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, em seus arts 81 a 84, "Nas vias públicas e nos imóveis é proibido colocar luzes, publicidade, inscrições, vegetação e mobiliário que possam gerar confusão, interferir na visibilidade da sinalização e comprometer a segurança do trânsito. É proibido afixar sobre a sinalização de trânsito e respectivos suportes, ou junto a ambos, qualquer tipo de publicidade, inscrições, legendas e símbolos que não se relacionem com a mensagem da sinalização.
A afixação de publicidade ou de quaisquer legendas ou símbolos ao longo das vias condiciona-se à prévia aprovação do órgão ou entidade com circunscrição sobre a via.
O órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via poderá retirar ou determinar a imediata retirada de qualquer elemento que prejudique a visibilidade da sinalização viária e a segurança do trânsito, com ônus para quem o tenha colocado."

Em abril de 2011, quando fui até o bairro Nova Brasília para escrever um artigo sobre as péssimas condições da principal via do bairro, deparei-me com inúmeros veículos à venda sobre o espaço destinado a pedestres. Imediatamente fotografei e publiquei aqui. Nunca mais vi os veículos no local.
Carros à venda na beira da estrada é pior que outdoor. É um excelente motivo para o motorista deixar de prestar a atenção no trânsito. Infelizmente, quem deveria tomar providências quanto a isso deve pensar diferente.

E tem de tudo à beira da estrada. Cenas hilariantes como essa do vendedor de linquiça chama tanto a atenção dos motoristas que resolvi fotografar.
Para quem for apreciador do chouriço, pode não prestar a atenção na lombada que a placa sinaliza.
A foto é de outubro de 2011, mas se você quiser provar o produto mostrado nela, é só passar aos sábados, na Av. Renato Ramos da Silva, em Vila Nova.

(foto principal é ilustrativa e foi copiada do blog Ferraz no Blog)

3 comentários:

  1. Então que você deveria voltar a esse bairro(NB).
    Parece que as coisas não mudaram muito, sem falar nas péssimas condições das calçadas

    ResponderExcluir
  2. Certo o DNIT.. mas quando as placas estão em áreas pertencentes ao Poder Público Municipal... como fica? Será que teve licitação para utilizar espaço público?

    ResponderExcluir
  3. Pena, realmente o assunto que vc tratou neste post me intriga até hoje, placas de propaganda na BR101. lembro-me tbm de qdo saiu que o DNIT ia tomar providências.E realmente no que deu, e o prazo para tais mudanças acontecerem?
    Hoje quando passo pelo local, mais gritante de placas(no trecho Garopaba-Imbituba), lembro disto e muitas vezes aborda-se o assunto! Urgente: propagandas na BR101 NÃO!

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.