Edital para dragagem do Porto de Imbituba é publicado

Projeto de dragagem do Porto de Imbituba
Acabei de receber da assessoria de comunicação da Companhia Docas de Imbituba essa ótima notícia.
A dragagem é extremamente necessária para a recepção de maiores navios, com consequente geração de empregos.

Então, você poderá ler aqui, agora, o que outros blogs e sites só devem publicar amanhã.
A profundidade de 11,5m passará a ser de 15m nos cais e 17m no canal de acesso

A Secretaria de Portos (SEP) publicou o edital de licitação de concorrência internacional para a contratação da execução das obras de dragagem de aprofundamento dos acessos aquaviários do Porto de Imbituba. Estão incluídos os cais, bacia de evolução e canal de acesso. As propostas devem ser abertas em Brasília no dia 9 de março.

Com a conclusão das obras o calado de 10,8m passará a ser de 14,5m, um dos maiores do país, o que colocará Imbituba em condições equivalentes aos melhores portos brasileiros. A obra, que faz parte do PAC 2, está orçada em R$48 milhões, dos quais R$5 milhões já foram disponibilizados, o que permitiu à SEP iniciar o procedimento licitatório.

Para Jeziel Pamato, Administrador do Porto de Imbituba, o momento é de comemoração. “Realizamos um longo e árduo trabalho nos últimos quatro anos, no qual tivemos muita dedicação e perseverança, culminando na espera pelo lançamento deste edital e agora que ele foi publicado vamos trabalhar para que quando a obra estiver concluída as linhas com grandes navios tenham melhores condições de operar. Registramos recorde de movimentação em 2011, quase 21% de crescimento, só estamos recebendo boas notícias e daqui para a frente elas serão ainda melhores. Com a licitação o mercado portuário vai olhar com mais atenção para Imbituba. Depois de quatro anos de luta, enfim somos brindados com a publicação deste edital”, comemora.

Jeziel conta que muitas horas de trabalho foram investidas para conseguir esta obra. “O Porto de Imbituba investiu mais de R$1 milhão em Licenciamento Ambiental, Plano de Controle, Pesquisa Socioambiental, Programa de Monitoramento das Baleias Franca e no Projeto de Dragagem. Inicialmente, em 2007, estávamos no PAC 1, com um projeto mais modesto, com apenas 12m de aprofundamento, mas com a nova situação do Porto, percebemos que o projeto precisaria ser ampliado. Foram muitas viagens e longas reuniões com órgãos governamentais das esferas Municipal, Estadual e Federal”, explica.

A publicação do edital de licitação para a dragagem é o resultado de um esforço conjunto do trabalho técnico com o trabalho político. “Toda a equipe do Porto de Imbituba esteve engajada neste processo e eu fico muito feliz com isso, bem como, contamos com o apoio de Bruno Figurelli, Superintendente da Santos Brasil em Imbituba, a quem também levamos nossa gratidão. Contamos com a ajuda da bancada catarinense no congresso e, especialmente, não poderia deixar de agradecer à Ministra Ideli Salvatti e aos Deputados Edson Bez e Jorge Boeira e, é claro, ao Prefeito de Imbituba, José Roberto Martins, que sempre nos apoiaram. Nunca deixamos de acreditar que o Governo Federal iria atender Imbituba e nos auxiliar a ser um destaque no cenário portuário brasileiro”, comenta Jeziel Pamato.

Capacidade de atendimento aumenta com a dragagem

O Administrador do Porto explica que com conclusão da obra o Porto terá capacidade para receber 10 milhões de toneladas de cargas e 970 mil TEUs (unidade de medida para contêineres). “Pretendemos movimentar pelo menos a metade de nossa capacidade total nos próximos três anos. Em cinco anos a expectativa é de que passem cerca de 700 mil TEUs por ano em Imbituba. Além disso, esperamos que os novos investimentos em infraestrura sejam atraídos para cá, possibilitando o aumento da capacidade para 25 milhões de toneladas por ano”, afirma.

O Presidente do CAP, Gilberto Barreto, explica – por sua vez – que a obra amplia consideravelmente a capacidade operacional do Porto. “Quando um armador está buscando um porto são feitas análises minuciosas quanto às condições do local e a profundidade é uma das mais relevantes. Neste momento o Porto de Imbituba se apresenta ao mercado mundial como um terminal de contêiner e granéis, tecnicamente adequado e gerencialmente capacitado para os melhores resultados”, diz.

“O Porto hoje tem condições de atender dois navios a cada 12h, o que reforça o fato de termos um Terminal de Contêineres de primeira linha, com os melhores equipamentos do mundo disponíveis. Seguindo estes padrões, com a conclusão da dragagem, não há restrições à quantidade futura de navios que o Porto poderá receber, o que demonstra que ele está pronto para vários anos de crescimento”, analisa Barreto.

“Mas não é só de obras e equipamentos que se faz um porto”, adverte. Para ele, Imbituba será competitivo perante os concorrentes também porque tem um trabalhador portuário de reconhecido desempenho e para o qual os operadores e o OGMO têm que ampliar programas de capacitação e de segurança do trabalho.

“Simultaneamente, as autoridades federais intervenientes, em especial a Receita Federal, Vigiagro, Anvisa e Polícia Federal terão de receber das chefias superiores o necessário apoio ao aumento de efetivos, com o Porto e os Operadores cada vez mais em conformidade com as exigências legais. Este é um cenário de sucesso, com todos os atores juntos e com um só objetivo, de contribuírem para o desenvolvimento do comércio exterior do Brasil, gerar mais oportunidades e trabalho e qualidade de vida para os brasileiros. Porto é para isso”, conclui.
(Texto em destaque e sua revisão são de responsabilidade da assessoria de comunicação da Cia Docas de Imbituba)

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