Leitora reclama de lixo nas margens da Av. Beira Mar

Depois de mais de um mês sem postar, por motivos que expliquei em minha página no Facebook, voltei para publicar um texto encaminhado por uma leitora, dia 04, o qual segue abaixo. Informo que foram recebidas várias fotografias, mas as que escolhi refletem bem o problema relatado pela leitora.

Olá, Pena!

Estou enviando algumas fotos que tirei daqui onde moro, perto do Praia Clube, e escrevi algo a respeito. Também enviei este e-mail para Toninho Linhares. Como você poderá observar nas fotos, a situação, em certo ponto, tá feia!

Seguem fotos do lixo que está durante todo o verão em uma das principais entradas da Praia da Vila, e o descaso com um fio de alta tensão na Av. Beira Mar. As fotos foram tiradas no dia 1° de março.

Nas três primeiras fotos você pode perceber um fio que fica quase no meio da rua, ao lado de um campo de futebol artificial. Vimos este episódio durante todo o verão. Quando se passa de carro, uma caminhonete por enxemplo, precisa-se desviar dele. E é quase possível alcansá-lo. Um perigo!



Nas fotos seguintes se vê o lixo em frente a um prédio comercial. É lixo para todos os lados, muita sacola plástica e copos plásticos. Ao redor deste espaço encontram-se alguns restaurantes.



Nas 14ª e 15ª fotos, quando ví não acreditei; alguém teve a capacidade de abandonar um saco de lixo com 'lixo' dentro. E ainda pior. Ao lado deste lixo jogaram estilhaços de vidro, que continuam alí por bastante tempo.



Nas últimas fotos, um pouco afastado da entrada da praia, até podemos observar que o espaço está limpo, onde na realidade pouca coisa comercial tem por ali, a não ser um hotel um pouco mais afastado, porém, sua área ao redor é bem preservada e limpa.


Nós aqui estamos indgnados com o descaso da "população" e da "prefeitura", diante do que vimos. De um lado, podemos observar que a população ainda não se conscientizou de que é direito e dever de todos preservarmos o meio ambiente - o espaço em que vivemos-, e, por outro lado, o governo que precisa também fazer sua parte, dar o exemplo, manter um local limpo, organizado e sustentável!!

Nossas praias são maravilhosas, águas limpas e todas - até onde sei - próprias para banho. Ótimo, temos estas maravilhosas vantajens, mas não adianta cuidar de um lado e esquecer o outro. Tudo tem que estar em harmonia. Boas condições de saúde para nossa população, educação para todos, ruas transitáveis - não somente quando se tem eleições -, turismo sustentável, transporte, trabalho-oportunidade para todos.

A separação - coleta seletiva de lixo - também é um ponto que deveria ser adotado aqui em nossa cidade. A poluição que vem do Porto - o "coque", da Votorantin.... e por aí vai.
Para falar mais a respeito precisaria conversar com pessoas que estão mais por dentro destes assuntos, e também de órgãos do governo-prefeitura, saber e entender melhor o que se passa em cada "secretaria", a que altura de desenvolvimento anda Imbituba. Porque ao meu ver muita coisa ainda tem que mudar, melhorar, transformar.

Obrigada pela atenção.

Atenciosamente,

Gisele Groth
Leitor, eu pensei em apresentar algumas opiniões minhas sobre o que foi relatado por Gisele, mas o texto ficaria muito longo. Então, deixarei para fazê-lo futuramente, caso algum leitor envie comentários.

Vou ficando por aqui. Até a próxima, leitor!

4 comentários:

  1. Diante de tantas fotos e do relato dessa leitora...só temos a lamentar.
    Outro dia um amigo me falou que estavam fazendo uma limpeza no portinho da vila e um dos moradores comerciante falou que não tinha tempo pra ajudar porque era serviço da prefeitura e patati patatá... enfim ele disse que o cara ficou falando por mais de 10 minutos só criticando e com certeza ele deve ter jogado uns papéis e outras coisas mais. Esse 10 minutos que ele ficava criticando, podia terminar o serviço mais cedo com a equipe que la estavam, se tivesse ajudado e se não tivesse poluído o local com copos e sacos plásticos.

    Parabéns pelo retorno Pena Digital!

    ResponderExcluir
  2. Pena, o fio de alta tensão e o lixo continuam no mesmo lugar.
    Gisele

    ResponderExcluir
  3. Tadeu, a população também não faz a sua parte, em não sujar.

    Gisele, um dia eles tiram.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Pena
    Olha, realmente um dia eles tiraram, tiraram o mato que estava invadindo, mas deixaram o lixo -acumulado lá por meses-. Que trabalho mau feito. E o fio de alta tensão tbm permenace.
    Precisamos cuidar de Imbituba com mais carinho, não é mesmo?! de nossas cidades, do Brasil...E não apenas fazendo asfauto em época de eleição. E na realidade não só aqui, mas "melhorias" mesmo que ainda estão longe do ideal, acontecem pelo país afora.
    ACORDA MEU POVO!!!
    lamentável.

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.