Blog Pena Digital completa seu 3º aniversário!

Amanhã, o blog Pena Digital completará três anos de existência. Como falei em uma outra postagem, é pouco tempo, se não considerarmos que a maioria dos blogs dificilmente completa seu primeiro aniversário. Principalmente quando aborda temas politicos e sociais, como os que eu publico por aqui.

Nesse periodo, como você poderá ver no marcador ao lado, foram publicados quase 700 posts (com mais de 80 mil acessos). Milhares de horas dedicadas a essa produção.
Ainda analiso - e devo analisar constantemente, para o meu bem - se valeu a pena, se vale a pena!
Como já falei aqui, em algumas ocasiões decidi parar. E parei por algum tempo. Acabei retornando. A necessidade de escrever faz parte de mim. Quem sabe um dia eu faça Jornalismo.

Nesses três anos, mantive o blog longe de qualquer possibilidade comercial. Não o criei para ganhar dinheiro, para defender alguma sigla partidária ou políticos. Não objetivei prestigio social ou satisfação de ego. E bem por isso, acredito, por vezes tenho sido incompreendido e criticado. Mas eu sabia das consequências. Faz parte.

Escrevi artigos que eu apostava numa repercussão social. E não aconteceu. Decepção. Escrevi sobre fatos que não mereciam tanta discussão, mas ocorreu. Surpreendo-me com essas situações.

Nesses trinta e seis meses aprendi muito com esse trabalho. E esse conhecimento, junto com o que presencio no dia-a-dia do meu trabalho, levou-me a várias reflexões e conclusões.
Vejo que a populaçao é extremamente conformada. Que falar mal de políticos é uma cultura, mas falar de politica não interessa. Que se exige mudanças, mas ninguém pretende fazer algo para mudar; nem a si próprio. Que se esbraveja contra a corrupção, mas se fará parte dela, se houver chance. Que defende que todas as críticas possam ser expostas, desde que não seja contra si.

Que o meio ambiente deve ser protegido na Amazônia, mas não na sua propriedade. Que é defensor do desenvolvimento sustentável, mas abomina todas as pessoas que querem isso para Imbituba, porque o importante é crescer; crescer para cima, para os lados e... para baixo. Crescimento humano, cultural e social não interessa.
Que se contenta quando alguém combate o abuso do poder politico, mas não mexe um dedo para apoiar a iniciativa.
Que só desaprova os governantes quando eles não receberam seu voto.
Que elogia um governo só quando é beneficiado por ele.
E para não me estender ainda mais, gostaria que o leitor lesse - se ainda não leu - o artigo "Apenas reflexoes...", que escrevi em outubro. Gostaria muito que fosse lido. Mais ainda. Que conseguisse entender o que eu não posso, de forma explícita, falar publicamente.

O que me assusta demais nessa passividade da população é que os canais que são abertos para manifestações públicas populares não são usados como deveriam - ou nem são usados. Boa prova disso é este blog, cujos (e)leitores assíduos, que devem estar na casa dos trezentos, remetem para cá um ou outro comentário, como se nada tivessem ou quisessem opinar. Há somente uma dezena de (e)leitores que quase sempre se pronuncia.

Nesta semana, perguntei ao vereador Dorlin se havia muitas sugestões enviadas para seu blog. Resposta: praticamente nenhuma.
Essa situacao apática da população, essa mesma população que diz que os políticos - especialmente os vereadores - nada fazem, demonstra que ela própria nada quer fazer para contribuir com a mudança que deseja. É como um reclamar sem razão, como se não quisesse participar para não ter culpa no resultado, se for negativo.
Se um vereador - seja ele quem for - abre uma página na internet para receber sugestões de ações políticas e quase ninguém aproveita essa oportunidade, é porque a população não quer saber de nada! Então, pare de reclamar! Porque assim como se diz que os políticos são todos iguais, há razões suficientes para dizer que os eleitores também são.

Ao longo desses anos, vários leitores, pessoalmente, por email, pelo Twitter ou Facebook, fizeram elogios ao meu trabalho neste blog. Entretanto, lutar sozinho é quase em vão. Além de ser sacrificante. Sem a participação dos leitores, um blog não terá visibilidade e importância necessária para sua sobrevivência.
Visitando outros blogs da região (Tubarão, Laguna, Imbituba) que divulgam temas semelhantes aos do Pena Digital, inclusive aqueles produzidos por jornalistas bastante conhecidos, verifico que este blog recebe tanto ou mais comentários que aqueles. De qualquer forma, essa constatação mais desanima que me incentiva, pois mostra a indiferença geral dos internautas sobre assuntos que refletem diretamente em suas vidas. Enquanto perdem enorme e precioso tempo falando de BBB e outras futilidades nas redes sociais, o mundo real, projetado e executado nos bastidores políticos, não recebe a devida e imprescindível atenção. E como a maioria dos internautas brasileiros é formado por jovens entre 15 e 35 anos (63% - dados de dez/2010), isso é demasiadamente assustador.

A justificativa que mais se ouve para essa apatia quase geral é a de que não se pode fazer nada contra o sistema. É difícil, eu reconheço. Há casos que se apresentam como de impossível resolução. Mas há muitos, porém, que podemos consertar.
E a respeito desse desânimo, uma colega escreveu-me no Facebook, ontem: "O povo, na sua grande maioria, tá totalmente sem noção. E eu cansei de tentar argumentar. Joguei a toalha amigo! Agora, só quero assistir de fora e dizer: Eu avisei!!"
Minha resposta foi: "E eu não me canso de argumentar. Talvez, um dia, eu canse, também. Mas se alguma moralidade ainda existe, é porque também existem, para a nossa felicidade, pessoas que não se cansam de argumentar."

A pergunta que faço é: como você poderá ser otimista com seu futuro, se ele depende de ações políticas e de governo, das quais você não participa ou não quer participar?

3 comentários:

  1. Pena, parabéns pelos 100.000 acessos registrados! Valeu a pena o sacrifício, né?

    Quem faz aniversário ganha presente e o meu é uma sugestao. Por que vc nao abre uma conta bancária para quem quiser ajudar à manutencao do blog? Só para pequenas doacoes, por exemplo R$10,00, senao a imprensa marrom vai dizer que voce está recebendo milhoes para escrever artigos.
    Como nao tenho mais tempo para escrever "Da Europa para Imbituba", gostaria de alguma forma continuar colaborando.

    Um grande abraco. Malu Peters

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Malu, muito obrigado, mas nos últimos dias tenho refletido se vale a pena continuar. Volta e meia reflito sobre isso. rsrs É muito difícil realizar um trabalho como este, principalmente em cidade pequena. Mas não acredito que muitas pessoas entendam o quão sacrificante é manter o blog como este atualizado, expondo opiniões sinceras, sem pensar em lucro ou status social. Mas continuo porque gosto de minha cidade e a quero cada vez melhor. Mas me pergunto: algo mudou por causa de minhas opiniões? Vale a pena continuar?

      Quanto a pedir doações, nem pensar! Imagine o que falariam, se eu fizesse isso. Conheço a cidade que moro. Isso é comum em países europeus, como na sua Alemanha, mas aqui seria um disparate.
      Eu sei que já passou da hora de mudar a cara do blog, de mudar muita coisa, de torná-lo mais bonito e atraente ao leitor, de deixá-lo mais interativo, mas isso custaria quase mil reais. E eu não posso investir aqui, quando há outras prioridades em minha vida. Já sugeriram que eu vendesse espaços para comerciais, mas não quero fazer isso. Penso que despersonificaria o que criei.

      Quanto a você querer continuar colaborando de alguma forma, escreva para o blog, sem compromisso agendado, quando você quiser, sobre algum fato na Alemanha que entenda que gostaríamos de saber. Mas sua maior colaboração, porém, é o fato de mantermos essa amizade, que nasceu em razão do blog. Muito obrigado!

      Excluir
  2. Meu amigo, eu também moro numa cidade pequena (40.000 habitantes) que também tem muitos problemas.

    Apesar de ter grandes firmas sitiadas aqui e uma Universidade de Medicina que também funciona como centro de pesquisas, hospital especializado e pronto-socorro e é o maior empregador da cidade com seus 5 mil funcionários temos muitos problemas financeiros.

    Pois é, ficamos sabendo por um conhecido que trabalha na Prefeitura (aí a Alemanha se emparelha com o Brasil!) que o nosso prefeito, que luta com o pouco dinheiro disponível, mandou reformar seu escritório por 42.000,00 Euros. Mandou instalar tudo que há de mais moderno em tecnologia (da qual ele nao entende nada, prefeito à moda antiga). E agora, José?

    E quanto a doacoes para o blog, como vivo num país ultra capitalista, também acho que um bom trabalho tem que ser honerado (existe essa palavra?) porque de graca nem relógio trabalha.
    Boa noite pra vcs todos.

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.