Desmembramento de terrenos do Porto é aprovado pelo CAP
Esse é o tipo de notícia que é muito bom divulgar. Recebi por email o texto abaixo, da assessoria de comunicação da Companhia Docas de Imbituba, e gostei de saber através dele que alguns imóveis e áreas serão repassadas à coletividade, as quais estão e serão bem utilizadas.
Áreas serão repassadas para a Prefeitura e o Estado
O Porto de Imbituba tem a posse de terrenos que possuem valores público, histórico e ambiental e que não se prestam à exploração portuária. São os espaços da Usina Elétrica, Corpo de Bombeiros, Parque Ecológico Municipal da Trilha do Farol e Indústria da Solidariedade (ISO).
Com o final da concessão em dezembro de 2012 estes terrenos voltam a ser da União. Para que os espaços mantenham seus fins atuais, o presidente do CAP, Gilberto Barreto, mobilizou a Prefeitura, os Bombeiros, a ISO e a própria Companhia Docas para que solicitassem ao Conselho de Autoridade Portuária (CAP) do Porto de Imbituba o desmembramento destes terrenos do patrimônio do porto. Aprovado por unanimidade pelo CAP, o processo segue agora para aprovação da ANTAQ, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários e depois para a Secretaria de Patrimônio da União, a quem compete fazer a transferência desse patrimônio à Prefeitura e ao Estado.
Com exceção do terreno onde está instalado o Corpo de Bombeiros, que poderá se tornar propriedade do Estado de Santa Catarina, todos os demais terrenos serão transferidos à Prefeitura de Imbituba, antes do fim do ano que vem para que os espaços não tenham nenhum tipo de problema de uso com a União. A aprovação do Conselho, na presença do Prefeito José Roberto Martins, representa o entendimento comum da importância que estes locais têm para a comunidade.
De acordo com o Presidente do CAP são locais que já fazem parte da comunidade. “A Usina pode ter novamente um fim cultural estando sob responsabilidade da Prefeitura e a ISO poderá continuar fazendo seu relevante trabalho social no mesmo prédio. O Parque Ecológico Municipal da Trilha do Farol já é uma área turística e de preservação ambiental, incluindo o Canto da Praia, e o Corpo de Bombeiros investiu bastante em sua estrutura aqui em Imbituba. Voltando a posse para a União, não sabemos quais fins podem ser dados aos terrenos, nosso objetivo é preservá-los para a comunidade”, explica Barreto.
Para o Administrador do Porto, Jeziel Pamato de Souza, a Companhia Docas sempre administrou os locais para o benefício da comunidade. “Há muitos anos a ISO funciona no centro da cidade e a Usina hoje está sendo palco de peças teatrais, oferecendo uma opção cultural que não tínhamos. A Trilha do Farol é uma referência e é utilizada por cidadãos e turistas durante todo o ano. Quaisquer perdas, interdições ou processos de reapropriação seriam lamentáveis”, comenta Souza.
Nenhum comentário:
Seu comentário não será exibido imediatamente.
Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".
Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.
Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.
Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.
O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.
As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.
Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!