O bairro que mais cresce em Imbituba não possui Correios

Nesta semana eu conversava com um comerciante que disse que ficou surpreso ao saber que o bairro de Nova Brasília, "com todo aquele comércio", não possuía entrega de correspondência domiciliar.

Para ele, o fato não passa de uma surpresa desagradável. Para quem reside no bairro e tem de ficar se deslocando todos os dias até o posto administrado pela prefeitura, para saber se sua correspondência ou encomenda chegou, o sentimento é de indignação.

Os Correios justificam sua ausência em Nova Brasília dizendo que as ruas não possuem nomes e os imóveis não são devidamente numerados.
Com o programa coordenadas da cidadania, quase todas as ruas do bairro foram nominadas, faltando à população buscar na prefeitura a informação sobre qual é o número de sua residência.

Recentemente, numa entrevista na Rádio Comunitária de Nova Brasília, o ex-vereador Evaldo Espezim  (PT) sugeriu algo que parece mesmo muito simples de operacionalizar. Segundo ele, bastaria a prefeitura de Imbituba informar nos carnês de IPTU a numeração do respectivo imóvel, evitando que o cidadão tivesse de se deslocar até o Centro para ter conhecimento do número predial.
Como os carnês de 2011 já foram entregues, fica a boa sugestão para o IPTU de 2012, antes que o mundo acabe.
Mas, cá entre nós: não podemos negar que falta um pouco de vontade do dono da casa, não é mesmo?

Mas voltemos aos Correios. Vou contar um segredo só pra você, leitor. Podem colocar placas de identificação das ruas e mumeração das casas, pois os Correios continuarão a dar motivos outros para não colocarem ninguém na entrega das correspondências, nem sequer no posto de atendimento, onde deveria haver funcionários dessa empresa, que só no primeiro semestre deste ano faturou meio bilhão de reais. Enquanto isso, o ônus fica com a prefeitura, que desembolsa para fazer o trabalho que os Correios não querem fazer.

Para quem não sabe: a entrega de correspondência é feita entre os bairros Portinho da Vila e Vila Nova Alvorada; e cabe à prefeitura confeccionar as placas de identificação das ruas.

4 comentários:

  1. Pena, já bati por diversas vezes nessa tecla, tanto quando radialista da rádio NBC FM, como no twitter. Cheguei a sugerir uma manifestação dos moradores da comunidade em frente ao prédio dos correios, no centro, mas nada.
    Concluo com isso que a população também tem sua parcela de culpa por essa situação, pois se cruzam os braços estão sendo complacentes com esse desrespeito a comunidade.
    Sou capaz de apostar que com a Votarantim, instalada aqui em Nova Brasília, o tratamento será diferente.
    O posto de atendimento se transforma facilmente num caos em dias que chegam as faturas de telefone, fazendo com pessoas fiquei mais de 1 hora aguardando ser atendido, dentro de um espaço mínimo, sem ventilação ou quaisquer outro meio de refrigeração no ambiente.
    Se alguém estiver afim da manifestação em frente a sede municipal dos correio, ainda estou afim. É chamar que estou pronto.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. A Votorantim deve ter caixa postal na agência do Centro.
    Acredito que um "panelaço" da população, o cumprimento das obrigações do poder público e uma boa matéria na TV pode mudar a realidade.

    ResponderExcluir
  3. Pena, final de semana conversei com alguns micro-empresários de Nova Brasília que mostraram interesse em promoverem uma manifestação em frente a agência dos correios do centro, como forma de fazer com que os correios tratem os moradores de Nova Brasília com respeito, colocando serviço de entrega em domicílio no bairro. Alguns se prontificaram a ir ao local e levarem seus funcionários também. Quem sabe agora a coisa anda.

    ResponderExcluir
  4. Alisson, que tal vocês fazerem um bolão da megasena? As chances de ganharem podem ser bem maiores que uma resposta positiva dos Correios.

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.