Quando se pensa em desportistas imbitubenses, logo vem à mente alguns nomes do futebol local, porém, que eu saiba, nenhum conquistou mais títulos que o maratonista Gabriel Garcia.
Por não ser um esporte admirado pelos brasileiros, Gabriel não é o que se pode chamar de famoso, apesar das centenas de troféus e medalhas, e nem ficou rico com seu esporte, mas pode-se afirmar que é um exemplo de perseverança.
Gabriel pratica atletismo há 28 anos e, segundo ele, já havia conquistado a medalha de ouro em todas as provas importantes de maratonas nacionais e internacionais.
Sua dedicação ao esporte é facil de se constatar. Quem nunca viu Gabriel correndo na Praia da Vila ou em alguma avenida de nossa cidade?
Ano após ano, Gabriel é campeão brasileiro como maratonista em sua faixa etária. No ano 2000, no Rio Grande do Sul, bateu o recorde na maratona (42,197km) em sua faixa etária, o qual ainda não foi quebrado, fazendo o tempo de 2h50m. Em 2009, recebeu a medalha de ouro na maratona de São Silvestre.
Com 65 anos, faltava a Gabriel o título de campeão mundial. Com ajuda de alguns empresários e outras pessoas que ele chama de "amigos", voou aos EUA para participar do World Masters Athletics, realizado no período de 06 a 17 de julho, na cidade de Sacramento, na Califórnia. Com ele foram mais 79 brasileiros de diversas categorias, que conseguiram pontuação necessária para obtenção das vagas.
E o sonho se concretizou. Gabriel cruzou a linha de chegada em 1º lugar, com 2h58m43s, deixando para trás cerca de 140 atletas de inúmeras nacionalidades que competiam na faixa etária 65-70 anos. Assim, Gabriel Garcia realizou seu maior sonho ao subir no degrau mais alto do pódio e ver a bandeira brasileira ser hasteada ao som do Hino Nacional.
Conversei com ele por telefone e ele me disse que aquele momento foi o mais importante de sua vida como atleta, e estava lá para "representar o povo de Imbituba" e a medalha recebida "é do povo de Imbituba".
Além da medalha de ouro inédita para o Brasil, Gabriel trouxe também a medalha de prata na maratona de 8km por equipe. Os atletas brasileiros colocaram o país na 8ª posição, enquanto Gabriel obteve a 41ª posição na classificação geral. Para um homem de 65 anos, isso é um feito impressionante.
Ao receber o título de campeão mundial, Gabriel espera ser mais valorizado como desportista e consiga chamar a atenção de grandes empresas para serem patrocinadoras de seu trabalho.
Perguntado se alguma vez recebeu apoio do governo do Estado, respondeu que não. "Soube que meu treinador conseguiu um auxílio (do governo de SC) pra viajar comigo aos EUA", ressalvou ele. Segundo Gabriel, o governo acenou com apoio financeiro para as próximas partipações suas.
Em razão de suas marcas apresentadas nos EUA, Gabriel foi convidado para participar da maratona que acontecerá em Rotterdam, na Holanda.
Sua próxima prova será a meia maratona (21,98km) que será realizada em Blumenau, neste ano.
Parabéns, Gabriel! Você mereceu essa magnífica e inédita conquista!
(Fotos: extraídas do site do Jornal Notisul e da página de Anny Carol no Flickr, respectivamente)
Ola, visita!
ResponderExcluirGabriel é exemplo e orgulho de Imbituba!
Inté!
Pena, se o Gabriel morasse nos Estados Unidos Da América com certeza seria lá uma celebridade nacional, digna de todas honrarias e "aperto de mão presidencial". Ao conquistar o ouro numa maratona, competindo com outros 140 atletas do mundo todo, ela se torna sem dúvida o maior ícone do esporte em nossa cidade, contudo e infelizmente as pessoas dão pouquíssimo valor ao trabalho realizado por ele. Quase todos sabem quem é o Lico, que jogou no flamengo, mas poucos sabem quem é o Gabriel Garcia, que alem de esportista tem outra marca significativa em nosso município não é? Mas não direi qual essa outra marca. Quero ver se mais alguém sabe disso.
ResponderExcluirParabéns ao Gabriel, e que essa conquista traga o merecido reconhecimento e respeito de todos nos.
Abs.
Odair, o homem é obstinado!
ResponderExcluirAlisson, na semana passada enviei mensagem via Twitter ao Estadão falando da conquista de Gabriel, em resposta à divulgação deles de uma medalha de outro inédita na natação recebida por uma brasileira. Nem resposta.
Ovacionamos políticos - alguns não merecem nosso respeito - , mas é tímida nossa homenagem a Gabriel, pela suas vitórias nas ruas do mundo. É o Gabriel corredor é compositor.
Abraço.