Esclarecimentos sobre o trevo da Votorantim

No início do mês de junho, houve debate no twitter sobre o trevo da Votorantim recém implantado. Questionava-se a segurança viária nesse trecho. Desse debate também participou o engenheiro civil Moacir Freitas da Rosa, funcionário da Seinfra-Secretaria Municipal de Infraestrutura.

Como podem perceber, tenho falado muito do twitter aqui, porque muitas discussões sobre problemas do município têm ocorrido nessa rede social. Então, se você ainda não possui um perfil no twitter, cadastre-se e participe; ou somente acompanhe as informações. E siga o @penadigital!

Bem, mas voltemos ao assunto. Depois desse debate, mantive contato com Moacir (@moacirfdr), que me enviou mensagem por e-mail no dia 13/06/11, mas só para hoje consegui agendar este post:
Durante o ano de 2010 trabalhamos na elaboração do Projeto Básico de Engenharia para duplicação da VAP - Via Arterial Principal (Av. Marieta Konder Bornhausem e Rua Manoel Florentino Machado) no trecho compreendido entre a BR-101 e intersecção da Rua Duque de Caxias, onde será implantado o acesso principal ao Porto.

Como o objetivo da duplicação da VAP é melhorar o tráfego pesado com destino ao Porto em virtude de projeções de demanda do movimento portuário, o projeto foi patrocinado pela empresa Santos Brasil Participações S.A., através de Termo de Cooperação Técnica firmado entre o Município de Imbituba e aquela empresa, aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores. O Projeto Básico foi apresentado à comunidade imbitubense em 15/12/2010 na Reunião do CAPPI, realizada no Auditório da Câmara Municipal.

No Projeto Básico estão previstas seis intersecções:
1) BR 101 / VAP - Intersecção existente em dois níveis;
2) Acesso ZPE / ZI-2 / Ferrovia Litorânea - Intersecção em dois níveis;
3) Acesso ZI-4 (onde está implantada a Votorantim) - Intersecção rotatória, em nível;
4) Acesso Vila Nova Alvorada-CAIC - Intersecção rotatória, em nível;
5) VAP / VAS (Av. 21 de Junho, Av. 13 de Setembro) - Intersecção em dois níveis;
6) VAP / Rua Duque de Caxias / Acesso ao Porto - Intersecção rotatória, em nível.

Ao longo de todo o trecho, as seis faixas de tráfego (três em cada sentido - as existentes mais três projetadas) além de ciclovia e passeio para pedestre serão separadas por defensa de concreto tipo New Jersey. A VAP somente será cruzada nas seis intersecções projetadas para segurança dos usuários. Estão previstas passarelas para pedestres.

Como a duplicação da VAP ainda está em fase de projeto e a implantação da Votorantim na ZI-4 já é realidade, o Município apresentou projeto adaptado dentro da realidade atual e de acordo com o que se havia definido no Projeto Básico e, celebrou Termo de Cooperação Técnica para que a Votorantim implantasse a intersecção. O Projeto e Fiscalização é da SEINFRA, conforme se pode observar na Placa de Identificação da Obra, em anexo (foto acima).

Todo o projeto foi desenvolvido de acordo com as normas de Engenharia Rodoviária e de Tráfego. Num projeto de rodovia existem parâmetros normalizados que definem a relação de raios de curvas para cada velocidade. Naquele ponto as curvas estão dimensionadas para uma velocidade máxima de 50 km/h.

A implantação da intersecção ainda não foi concluída, mas a sinalização horizontal e vertical implantada já é suficiente para se transitar naquele local com segurança. Existem faixas brancas, amarelas duplas com tachões, placas de advertência e placas de regulamentação.

Na entrada da intersecção está implantada placa de regulamentação definindo a velocidade máxima em 50 km/m. Para o motorista habilitado é obrigatório que ele saiba que a partir daquele ponto a velocidade deve ser de 50 km/h. O que me elevou a esclarecer os comentários do Twitter é que parece que a culpa é do desenho da intersecção.

Estive no local vendo as marcas da freada do caminhão (acidente comentado no twitter). Tenho certeza que o motorista transitava com excesso de velocidade e não respeitou a sinalização horizontal e vertical (faixas amarelas, tachões e placas). O acidente foi causado por imprudência (prática de ato perigoso), negligência (falta de precaução) e imperícia (falta de aptidão técnica teórica ou prática - o motorista parecia desconhecer a sinalização de trânsito) do motorista que conduzia a carreta.

Visito diariamente a obra e observo que, infelizmente, os motoristas não respeitam a sinalização implantada. Passam naquele local, sempre, acima da velocidade permitida. Para exemplificar, a velocidade diretriz da VAP é de 60 km/h. Existem placas ao longo da via definindo esta velocidade (algumas foram arrancadas por vândalos). Quem respeita esta velocidade?
Tenho certeza absoluta que se a sinalização for respeitada, jamais acontecerá acidente naquela intersecção.

Com relação à iluminação, meio-fio, espaço para pedestres, abrigo de passageiros, informo que a intersecção ainda não foi concluída. Os canteiros serão aterrados e engramados e aqueles itens serão implantados.

Sobre os caminhoneiros que entram e saem da Votorantim sem respeitar a sinalização devem ser penalizados, pois estão cometendo imprudência, negligência e imperícia.
Parece que está tudo explicado e correto. Nem tudo. Na manhã de hoje, ao passar no local, constatei que foram implantados tachões transversais no sentido Centro-Nova Brasília. E também serão implantados no sentido contrário; as placas já foram fincadas.
Ocorre, leitor, que esses tachões transversais já foram proibidos pelo Contran, conforme a Resolução nº 336 de 2009!, fato este já mencionado no blog.

Imediatamente, enviei mensagem para o perfil do governo municipal no twitter (@GovernoImbituba) e solicitei que fossem retirados os tachões.
Os tachões foram proibidos pelo Contran porque danificam a suspensão dos veículos.

Nota: conforme pode-se verificar na placa informativa sobre a obra do trevo, foi a Votorantim quem a financiou ("Município: projeto, fiscalização e execução; Votorantim: recursos").

Atualização em 09/07/2011

A prefeitura municipal providenciou a retirada dos tachões no trevo da Votorantim, colocando apenas pequenos "catadióptricos", mais conhecidos como "olho-de-gato". Os proprietários de veículos agradecem.
Agora, falta retirar os tachões da Rua 3 de Outubro, da Av. Brasil e de outras que tiverem, além de reformar as lombadas irregulares e retirar as ilegais.

Atualização em 18/07/11

Retiro o agradecimento que fiz na atualização anterior. Passei várias vezes no local e constatei que os "olhos-de-gato" provocam impacto quase igual aos anteriores tachões. E uma agravante. Os catadióptricos são providos de quinas que podem danificar (cortar) os pneus. Entendo que eles devem ser colocados de forma mais profunda no asfalto, para reduzir os impactos e a possibilidade de danos na suspensão e pneus dos veículos.


(A foto do viaduto projetado na VAP foi extraída do site da Companhia Docas de Imbituba)

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