Vendendo o meu peixe e explicando o blog

Quando este blog fez seu primeiro aniversário, no dia 15/01/10, contava ele com 16.500 acessos. Hoje, pouco mais de um ano depois, o blog aproxima-se de 50 mil acessos (clique na foto abaixo para visulalizar os acessos mensais). Isso prova que o blog conseguiu um pedacinho do espaço da mídia local. Claro que todos esses acessos não são apenas de leitores de Imbituba, mas também de milhares que, por acaso, chegaram ao blog após uma pesquisa no Google ou em outro motor de busca.

Bem, quando do 1º aniversário do blog publiquei um post falando das dificuldades e agradecendo aos leitores e colunistas que à época faziam parte dele. Embora atualmente esteja sozinho escrevendo aqui, minha vontade em continuar é tão grande quanto na época que iniciei, mas as dificuldades e os desafios são maiores, até porque não tenho nenhum incentivo financeiro como aquele que a cantora Maria Bethania recebeu - aqui, é na cara e na coragem! E esses desafios são maiores porque à medida que o número de leitores aumenta, a minha responsabilidade, as críticas e a exigência de qualidade crescem na mesma proporção. E, por isso, às vezes deixo de escrever para descansar e reavaliar este trabalho.

O interessantede de um blog é a interação entre o que é escrito e os leitores; como também entre os próprios leitores, cuja moderação dos comentários sou obrigado a fazer, para que os insultos e as ofensas à honra não ocorram.

Explicando o blog

Vejo que muitos leitores não têm o costume de enviar comentários a artigos publicados há meses, pois devem acreditar que ninguém vai ler. Como pode ser observado na coluna direita, os comentários recentes aparecem ali e podem despertar a curiosidade de outros leitores, que acessarão aquele post antigo para também comentar.
Prova disso é que um post publicado em 2009 está hoje em primeiro lugar na lista dos artigos mais acessados nos últimos 30 dias (coluna à esquerda, "Top 10 dos últimos 30 dias").

Nos últimos dias, em razão da desconstituição da base de sustentação política do governo municipal, passei a receber de alguns leitores comentários com teor que traziam embutidos paixões político-partidárias, que resvalava para ataques pessoais e que poderiam ser entendidos como crimes contra a honra.
Entendendo que com a aproximação do pleito eleitoral de 2012 esse tipo de comentário tenderá a ser mais comum, resolvi ser mais cauteloso ao publicá-los, evitando assim possíveis problemas judiciais.
Não quero que o blog se transforme em "barraco político".

Acredito que poucos saibam o que significa aquele pequeno quadrado no topo da coluna direita, onde está escrito "PageRank 3". Para muitos blogueiros isso é importantíssimo. Esta é a avaliação de importância que o Google faz dos blogues e sites que estão divulgados em suas páginas de pesquisa. A escala vai de 0 a 10, e para se conseguir elevar em 1 ponto esta avaliação não é nada fácil.
Se o leitor tiver curiosidade em ver a avaliação que outros blogues e sites de Imbituba têm dentro do Google, é só clicar naquele pequeno quadrado, que abrirá uma página onde você escreverá o endereço do blog/site a ser pesquisado; clique em "Pagerank" e obterá o resultado. 

Logo abaixo, onde está escrito "Leitores Online", se você clicar sobre o número que aparece, abrirá uma janela onde se poderá saber quais os artigos estão sendo acessados por outros leitores, naquele exato momento.

O contador que informa o "Número de páginas vistas em 7 dias" é automático e não tenho qualquer ingerência sobre ele. No Carnaval, por exemplo, os acessos ao blog caíram bastante e o número baixou a 700. Nos últimos dias a média está acima de 1.600 páginas acessadas.

Pois é, leitores, depois de mais de 500 artigos publicados, o anonimato pessoal que havia já não é tão grande como antes, cuja justificativa para mantê-lo expus no post "Por que uso um pseudônimo".
Para mim, o que importa não é aparecer, mas possibilitar o debate.
Entretanto, minha voz aparecerá na Rádio Comunitária de Nova Brasília (FM 98,3), na próxima quarta-feira, às 20h00. Fui convidado pelo radialista Antônio Linhares (twitter @toninlinhares) para falar do tema "Imprensa".
Estarei lá.

(a gravura foi extraída do blog Futebol Alagoano)

11 comentários:

  1. Penélope Charmosamarço 19, 2011

    Pena,

    Primeiramente, gostaria de parabenizar pelo sucesso do seu blog. Além de ser informativo, estimula o debate aos leitores.

    No tocante, aos últimos acontecimentos de Imbituba, é mais do que normal os acalorados comentários, e isto tende a piorar até as eleições municipais. Mas a sua mediação é mais do que necessária para evitar "barracos" na internet.

    Da mesma forma que você usa um pseudônimo, eu também utilizo, por ser empresária, pois em cidade pequena, você tem que tomar muito cuidado no quê e para quem diz, pois poderá acarretar em nefastas consequencias para seu negócio. Tomar partido na política é pior ainda, pois pode ser a sua falência.

    Eu particularmente, eu observo muita coisa errada, e aqui no blog, através dos meus comentários, eu externo a minha indignação e coloco o meu ponto de vista (que muitas vezes eu tenho que me reservar).

    Mais uma vez os meus parabéns!

    Em tempo: Por favor, não fique mais sem escrever no blog! As vezes é árduo, pois falta estímulo, afinal você não é do PT para ganhar R$ 1 milhão! Mas lembre-se, que você é a nossa voz para alerta às autoridades de muitas situações, tais como o monumento do Henrique Lage...

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente, agradeço pelo apoio.
    Quanto ao anonimato, concordo com você, mas, no meu caso, praticamente todos os políticos de Imbituba já sabem quem eu sou. Só faltam os leitores.
    Tem muita gente que prefere conhecer o nome do santo a saber do milagre.

    Parar de escrever eu não penso, mas às vezes é preciso, por um tempo, pra reorganizar as ideias e ter mais tempo para ler, pra fundamentar melhor o que escrevo.

    Realmente, não sou do PT. Não sou filiado a nenhum partido, mas já votei em candidatos de vários partidos, inclusive do PT.

    Idealizei o blog para proporcionar ao cidadão o debate, para que possa ser ouvido. E, como você disse, um lugar para externar sua indignação. Enquanto nos indignarmos, haverá esperanças de um lugar cada vez melhor.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog, sempre que posso faço questão de visitá-lo e de ler os seus artigos. Gosto do que você escreve, da forma como você escreve, enfim, é uma leitura interessante. $ucesso!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns a você Pena, bem como a todos que participam aqui de forma educada e sem agressões, porque blog sem seguidores e atores, é como um carro sem motor.
    Uma observação: porque muitos empresários desta cidade tem medo, ou receio de falarem abertamente o que pensam? eu ouvi dizer que existiram, no passado, perseguições por parte do Poder Executivo nesta cidade, mas o que mudou nos dias de hoje?

    ResponderExcluir
  5. Pena,

    Não posso deixar de postar meu comentario sobre o seu seu Blog, do qual só tenho elogios pelo seu comportamento destacado pela sua imparcialidade, neutralidade e inteligência, sem deixar de ser critico quando a situação exige.

    Importante destacar a sua moderação na condução dos tópicos aqui apresentados, principalmente em assuntos sensíveis e seu cuidado em separar o emocional do razoavel na condução dos debates, resultando em assuntos tratados de maneira responsável e democrática.

    Acredito ser este o diferencial de destaque de seu blog, razão deste registro e de meus sinceros parabens nestas modestas palavras de incentivo. Continue assim.

    Um forte abraço.

    Cândido

    ResponderExcluir
  6. Pena, parabéns pelo sucesso do blog, que nada mais é que o reflexo de sua imparcialidade diante dos fatos que ocorrem em nossa região.
    Sempre respeitei sua postura diante dos acontecimentos, sem contar o senso de democracia que você possui. Algumas vezes não concordei com você, e nem por isso fui atacado ou censurado aqui, e solidificamos uma amizade sadia e positiva através desse veiculo de comunicação que você colocou a diposição de nossa cidade.
    Sua neutralidade deve servir de exemplo a todos profissionais da área de jornalismo em nossa região. Continue sempre assim.
    Forte abraço
    Alisson Raniere Berkenbrock

    ResponderExcluir
  7. Elina, agradeço suas palavras e apoio. O meu sucesso seria ver concretizados os objetivos para os quais criei o blog. E torço por isso.

    Paulo, concordo com você; um blog sem leitores é falar ao vento. Mas se o blog deixar de existir, algo mais se perderá além de um blog. Quanto as suas perguntas, talvez elas sejam feitas na próxima quarta (23), na Rádio NBC, quando serei entrevistado.

    Cândido, é simplesmente um motor propulsor as suas palavras e muito o agradeço. Sei que às vezes peco em alguns pontos, porque sou emotivo como qualquer ser humano. E por isso, às vezes, brigo comigo mesmo para que eu possa dormir com minha consciência tranquila.

    Alisson, são as diferenças e a dialética que nos faz crescer como ser humano. E se um impasse é gerado, mudemos de assunto, porque a amizade deve estar acima de qualquer embate.

    Obrigado a todos.

    ResponderExcluir
  8. Pena,

    uma coisa é certa: O seu blog é o maior, e o mais apreciado da cidade, e certamente da região.
    Boa sorte na sua entrevista dia 23!

    ResponderExcluir
  9. ESTE SEU BLOG. ESTA DE PARA BENS. QUE CONTINUEI SEMPRE ASSIM. SUCESSO AMIGO. QUE DEUS TE ELIMINE SEMPRE VOCÊ E TODA SUA FAMÍLIA. UM ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  10. Hein, como é o negócio?

    - acabassi hojé
    - para bens
    - que continuei
    - que Deus te ELIMINE sempre e toda sua família

    Esse aí é seu amigo, hein Sérgio??!! Só agora, lendo com atencao, percebi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas que coisa! Deve ter passado desapercebido de minha moderação. rsrsrs

      Excluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.