Imagem da semana

Em algumas cidades brasileiras e estrangeiras, o turismo é impulsionado pelas construções antigas e casarões. Aqui...









...o passado é esquecido...


...e a História é corroída pelo tempo e pela omissão do Poder Público.

11 comentários:

  1. Concordo com você.Já passei várias vezes por aí e realmente esse prédio me chamou a atenção pelo abandono, é uma pena pois fica bem no centro de Imbituba e poderia ser preservado. São ações necessárias, que exigem um olhar especial e que com certeza farão a diferença se colocadas em prática no município. Parabéns pela sua postagem!

    ResponderExcluir
  2. Pena Digital, esse é um dos prédios históricos cujo tombamento foi realizado a pedido da OAB/Subseção de Imbituba. A omissão é da Sociedade e do Poder Público, sendo a do segundo, inclusive, de ordem legal, à luz do previsto na Constituição Brasileira, na Carta Magna Estadual, na Lei Orgânica Municipal e em legislação específica. Parece-me que a questão do tombamento foi interpretada literalmente. É mais um grande golpe na preservação de nossa História e Cultura. O futuro não nos perdoará.

    César de Oliveira

    ResponderExcluir
  3. César, precisamos urgentemente de alguém ou alguma entidade que ame Imbituba. Que declare seu amor pela terra e pelo povo imbitubense. Que a defenda dos interesses particulares travestidos de investimentos necessários.

    ResponderExcluir
  4. Lembrem-se: quando mais velho mais barato... é uma vergonha ver os símbolos da história de Imbituba se deteriorando no tempo.

    ResponderExcluir
  5. É UMA VERGONHA!!!

    Fica no deixa disso. Deixa para o ano que vem. Deixa para próxima eleição. Enquanto que a história de Imbituba estão deteriorando.
    É mais fácil justificar que deteriorou.

    Até quando a população ficará calada? Até quando o poder público vai ficar zombando da população? Até quando que vamos ficar a mercê de uma "panelinha" que comanda Imbituba, que visa somente os interesses particulares?

    Lamentável!

    ResponderExcluir
  6. Estou profundamente triste, olhando as fotos que um dia foi o orgulho desta cidade. Hoje só resta ruinas.
    É duro ter q admitir que a culpa não é só dos politicos.A culpa é nossa, que nada fizemos para
    que nossa cidade mantenha sua história e sua cultura.
    Eu sugiro ao Dr Cézar , que pense em meio que possamos criar uma associação para resgatar o passado, para caminhar lado a lado com o futuro.
    O porto é importante para nossa cidade, mas, tudo que temos de história dos casarios , caixa dágua e outras tantas memorias, faz parte de um todo.
    Povo sem HISTÓRIAé um POVO sem passado.
    VAMOS RECONTRIR, A NOSSA HISTÓRIA,
    Alem da história da cidade temos as dos sambaquis , dos indios que aqui habitaram, dos primeiros imigrantes portogueses que trouxeram sua cultura e esta tudo no esquecimento.

    ResponderExcluir
  7. Sou natural de Porto Alegre, gaúcha de criação, morei 30 anos ne região metropolitana, mas por opção, me tornei imbitubense de coração. Nunca vi em Porto Alegre ou em regiões vizinhas tamanho descaso com a cultura e a memória da cidade, é como jogar no lixo tudo que realmente importa. Uma cidade com tanto potencial histórico, deveria ser melhor preservada. E por esta preservação não deveríamos esperar pelas autoridades, e sim cada um de nós fazermos a sua parte. Onde estão os proprietários? Abandonaram?
    Alice da Rosa

    ResponderExcluir
  8. Alice, o prédio pertence à empresa Emacobrás, cujo proprietário majoritário é também dono da Companhia Docas de Imbituba.

    A mesma empresa tem a propriedade das "torres gêmeas" (os dois prédios iguais na Av. João Rimsa) e da usina localizada ao lado da extinta Indústria Cerâmica Imbituba.

    ResponderExcluir
  9. Pena,
    É importante destacar que o proprietário destas duas empresas tem uma certa ligação com atual chefe do poder executivo.
    Cada um tire as suas conclusões!

    ResponderExcluir
  10. Nossa, quando esse hotel foi desativado? Eu me hospedei nele.

    ResponderExcluir
  11. Lindinha, eu não tenho certeza, mas já deve ter aí mais de 5 anos. Ele está sendo restaurado porque foi tombado como patrimônio público. Mas a restauração, se não estou enganado, só se iniciou porque a Justiça determinou.

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.