Leitores preferem o hospital São Camilo administrado pela prefeitura
Para minha surpresa, os leitores votaram opinando no sentido de preferirem que o hospital passasse a ser administrado pela prefeitura. Muito embora o número de leitores que votaram na enquete foi pequeno, penso que o resultado deve ser considerado pelo governo municipal, como também pela própria administração do São Camilo.
Veja a enquete e o resultado:
A respeito dos problemas financeiros do Hospital São Camilo e da campanha de contribuição na conta de energia (o leitor podia escolher mais de uma resposta):Como se pode ver, boa parte dos leitores votantes assinalaram que estão contribuindo através da conta de energia elétrica, mas a mesma quantidade de leitores assinalou as respostas "o hospital está sendo mal administrado" e "a situação financeira não é transparente".
a) Não estou contribuindo => 4% das opiniões;
b) Estou contribuindo => 35% das opiniões;
c) Não contribuirei => 10% das opiniões;
d) O hospital está sendo mal administrado => 31% das opiniões;
e) A população tem de ajudar => 16% das opiniões;
f) A situação financeira não é transparente => 25% das opiniões;
g) Melhor a prefeitura assumir a administração do hospital => 47% das opiniões.
A maior parcela dos leitores escolheu a opção "melhor a prefeitura assumir a administração do hospital".
Diante dos resultados, penso que o administrador do hospital, recém contratado, deve divulgar claramente quanto que o hospital está arrecadando com as contribuições via fatura de energia elétrica e, tão logo venda os produtos recebidos da Receita Federal, deve providenciar a divulgação do "lucro". Melhor seria se divulgasse um balanço, mostrando de onde vêm os recursos e para onde vão.
Mas algum leitor pode dizer: "-o hospital é privado e não tem obrigação de apresentar balanço à população."
Sim, tem razão! Entretanto, a partir do momento que a administração do hospital pede socorro à municipalidade (governo e cidadãos) e recebe ajuda financeira, essa entrada de contribuição deve ser bem, muito bem divulgada, sob pena de receber, também, a desconfiança do povo e a retração no auxílio financeiro.
Esta pesquisa mostra que a população está insatisfeita com a atual administração. Penso que o munícipio tem obrigação de assumir a direção do hospital, porque é de responsabilidade dos governos, municipal, estadual e federal garantir saúde a todos, está na constituição, ou o que está lá não é pra ser cumprido. O hospital atualmente vive de esmola, porque campanha de R$ 1,00 real na conta da luz é esmola. Imbituba é uma cidade turística, (é o que dizem), você teria coragem de levar sua família para passar as férias, numa cidade em que o hospital está pra fechar? você se sentiria Seguro? O assunto é sério, mas levam na brincadeira, pensem....
ResponderExcluirNó no Nó
boa postagem... lembro que o pai de um amigo meu até estava interessado em comprar um apartamento em nossa cidade, ele é de Porto união, mas quando viu o preço e olhou a infra instrutura da cidade, decidiu comprar em outro lugar, e um dos fatores que mais pesou foi justamente este... o hospital em péssimas condições!
ResponderExcluirArthur Silveira
Nó no Nó, penso que o problema é por demais sério! Acredito que seria muito importante que os vereadores realizassem uma audiência pública para que a população tivesse acesso às informações completas sobre a situação do hospital e sua administração. Discutir se o hospital é ou não viável nas mãos de particulares. Se o hospital deve ser administrado pela prefeitura ou não. Vejo que as coisas estão sendo feitas sem que a população saiba claramente sobre os fatos.
ResponderExcluirEssa audiência pública foi até apresentada ou sugerida pelo vereador Christiano, mas depois ele não deu prosseguimento. Seria bom que ele retomasse a ideia.
Arthur, um hospital decente na cidade é fator importante para seu desenvolvimento, mas nem todos tem essa visão.
Quero dizer a vocês dois que durante o momento em que eu estava escrevendo essas respostas, fui comunicado de um email encaminhado pela direção do hospital a muitas pessoas. Eu não recebi, mas já estou tentando ter acesso ao teor dele. No email, a direção do hospital estaria afirmando que as "irmãs" estão sozinhas tentando resolver o problema do hospital. E acusam do secretário de estado, Dado Cherem, de enganá-las. Pelo que sei, o secretário está, sim, cumprindo com a promessa de ajuda financeira ao hospital. Não vou falar mais nada até ter acesso ao teor da mensagem divulgada. Mas que isso vai dar pano pra manga, vai! E eu já havia alertado alguns políticos sobre essa situação.
Obrigado pela participação de vocês