Como vai a escola de seu filho?

O texto a seguir foi encaminhado pelo Presidente da OAB/SC - Subseção de Imbituba, César de Oliveira. Penso que é importantíssima a informação trazida, com a qual os pais devem mesmo ter preocupação. A omissão dos pais, hoje, afetará negativamente o futuro de seus filhos.

As escolas municipais e estaduais de Ensino Fundamental (1ª à 8ª série), exceto aquelas localizadas em áreas rurais, possuem uma nota de 0 a 10 que medem a qualidade do seu ensino. A nota representa o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, instrumento de avaliação do ensino criado pelo Governo Federal, que já teve duas edições — 2005 e 2007 — e terá a terceira em 2009, cujos resultados serão publicados no ano seguinte, 2010.

O IDEB possibilita à Sociedade, e aos pais em particular, acompanhar a qualidade do ensino ministrado nas escolas públicas municipais, bem como comparar a avaliação da escola do seu filho com a das escolas da região e de outras cidades.

Uma nota será boa quando estiver próxima ou for superior a 6, que é a média nacional que o Brasil — cuja média atual é 3,8 — pretende atingir em 2022. Assim, se a nota da escola de seu filho for maior do que essa já é um resultado razoável. Se for menor, é mais preocupante. A melhor maneira de avaliar o desempenho da escola é comparando a nota da escola de seu filho com as que estão próximas dela e, num segundo momento, com as demais escolas de Imbituba e da região (Laguna, Garopaba e Imaruí).

Se a escola de seu filho estiver muito pior do que as outras, questione a Direção por que isso aconteceu. Outra forma de avaliar é observando como anda o desempenho da escola ao longo do tempo (2005, 2007 e 2009). Ela melhorou sua nota, está próximo de suas metas?

Segundo as avaliações do IDEB, a qualidade do ensino brasileiro vai mal. A média brasileira atual do IDEB é de 3,8. A média de países desenvolvidos em um índice similar, o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), é 6. Segundo o último resultado do PISA, divulgado em 2007 pela OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), o Brasil foi reprovado nas provas de matemática e leitura, ocupando a 53ª posição em matemática (entre 57 países) e na 48ª em leitura (entre 56 países).

Para obter o desempenho da escola de seu filho e fazer comparações, acesse http://ideb.inep.gov.br/Site/.

A situação de Imbituba é a seguinte:

Ensino Fundamental:

-IDEB observado em 2005, nas séries iniciais = 3,9 (não havia projeção)
-IDEB observado em 2005, nas séries finais = 4,1 (não havia projeção)

-IDEB observado em 2007, nas séries iniciais = 4,4 (projeção para 2007 era 4,0)
-IDEB observado em 2007, nas séries finais = 3,8 (projeção para 2007 era 4,1)

-IDEB projetado para as novas avaliações:

  • 2009 => anos iniciais = 4,3 / anos finais = 4,2
  • 2011 => anos iniciais = 4,7 / anos finais = 4,5
  • 2013 => anos iniciais = 5,0 / anos finais = 4,9
  • 2015 => anos iniciais = 5,3 / anos finais = 5,3
  • 2017 => anos iniciais = 5,6 / anos finais = 5,5
  • 2019 => anos iniciais = 5,8 / anos finais = 5,8
  • 2021 => anos iniciais = 6,1 / anos finais = 6,0

Então, leitores, daqui a mais de uma década, pela projeção feita pelo MEC, a educação das crianças e adolescentes imbitubenses estará no mesmo nível da média dos países desenvolvidos. No mesmo período, boa parte desses alunos do Ensino Fundamental deixará a escola. E uma outra parte de alunos chegará ao Ensino Médio, onde o nível não ajuda muito para o vestibular.

Simplificando, nesse período de mais de 10 anos, uma multidão chegará ao mercado de trabalho sem condições de disputar as melhores vagas com aqueles que estudaram em escola particular.

4 comentários:

  1. Boa observação quando se diz que candidatos a "profissionais" chegarão ao mercado de trabalho sem condições de disputar as vagas com aqueles que estiveram em escolas particulares... Quanto tempo mais nossos filhos sofrerão as consequencias de uma educação sem qualidade na rede publica de ensino?

    ResponderExcluir
  2. Rosimeri, o problema do ensino de baixa qualidade é gravado: a) pela falta de acompanhamento dos pais, que não vão à escola; b) não ajudam os filhos em casa, até porque já são produto do mesmo ensino, e por isso pouco sabem para ensinar; c) pensam que a responsabilidade do ensino é só da escola; d) os filhos são indisciplinados e os pais não corrigem esse problema. Além de outras questões.

    ResponderExcluir
  3. Acredito sim que a responsabilidade pela educação seja dos pais, mais quando me refiro a ensino de pouca qualidade estou questionando a qualidade das escolas, a falta, de equipamentos adequados, de materias necessários, e até mesmo a estrutura dos prédios...Hoje um exemplo é a escola do Paes Leme, faltam salas de aulas, salas para funcionamento de projetos, laboratório de informática e etc...Uma escola que não oferece qualidade, não desperta no aluno o gosto pelo estudo, levando-se em conta que hoje os pais precisam trabalhar, lhes falta pouco tempo para auxiliarem seus filhos embora devessem fazer, porém quando isso não é possível a escola pode e deve ser o atalho mais apropriado para a educação do indivíduo...

    ResponderExcluir
  4. Rosimeri, agora que vi que faltou uma letra no meu comentário anterior (agravado e não "gravado"). Concordo com você sobre a deficiência educacional, mas os pais devem arrumar um tempo para essa atenção aos filhos e à educação escolar que lhe está sendo prestada.

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.