Na edição de sexta-feira, do jornal Popular Catarinense, publicou-se a reclamação dos empresários da Praia do Rosa contra os ambulantes que não possuem licença do poder público para comercializar. E sugerem até a ação da Polícia Militar para combater esse problema.
Bem, primeiro, discordo da ação policial. Se queremos um país mais democrático, devemos usar a força policial somente quando não existir outros meios que possam funcionar na resolução do problema. E não vejo tal necessidade nesse caso. Segundo, não faz muito tempo que houve uma ação policial por lá, ocasião em que inúmeros empresários tiveram seus estabelecimentos fechados por falta de licença policial para funcionar.
Já a respeito da falta de fiscais, a Prefeitura não pode alegar isso como desculpa. E não sei porquê — ou será que sei? — que em todas as administrações não se deu importância à contratação de funcionários para atuarem nessa área, que não trata apenas de fiscalizar, mas também de organizar a cidade.
E a falta de fiscais faz com que o comércio de rua se torne um problema não só na Praia do Rosa, mas em todo o município.
No Centro, no fervor das vendas de fim de ano, andar pelas calçadas necessitava de muita atenção, para não se pisar em toalhas, meias, brincos e outros artefatos em exposição no chão.
Junte-se a esse problema as propagandas sonorizadas, principalmente no Centro, que muito incomodam transeuntes, funcionários do comércio, profissionais liberais e todos aqueles que têm audição perfeita. Ou seja, é in-su-por-tá-vel! Pergunte também aos turistas!
Já as placas de publicidade, em especial no bairro Nova Brasília, promovem um colorido que beira o mau gosto e reflete a falta de criatividade.
Tanto para o som quanto para as placas de propaganda não há regulamentação legal. Ou será que tem e eu não sei? Se tem, não se aplica.
As administrações, de um modo geral, têm o defeito de, primeiro, deixarem aparecer o problema, para, depois, correr atrás de uma solução.
O comércio ambulante e as poluições sonoras e visual estão realmente sem administração na nossa ZIMBA. O poder publico municipal está perdendo o controle geral da cidade. Falta o cumprimento da Lei de Postura municipal. Além disso, será se a decoração de natal vai ser aproveitada para "o carnaval",que desleixo. E a saúde,está falida,visitem os postos de saúde e verão que na há nem material para limpeza e higiene,muito menos medicamentos. E o novo terminal urbano,quando será inaugurado? E a coleta de lixo domiciliar,uma vergonha e todos os anos,~durante o verão é sempre a mesma VERGONHA,osx contratados pela prefeitura dizem que não esperavam tal demanda. Parabéns pela iniciativa do Pena Digital e vamos ajudar aos nossos homens publicos a melhorar a qualidade de vida da nossa cidade,que no momento está despencando,abraços
ResponderExcluirObrigado por participar!
ResponderExcluirSolicito que divulgue a seus amigos este blog, como também divulgue através de sua lista de email.
Envie notícias para publicação.
Um abraço.