Mundial de surfe: foi bom enquanto durou

Hoje li no jornal Zero Hora que o mundial de surfe não será mais realizado em Imbituba. Segundo o texto, "A pressão de patrocinadores, e o laço de amizade entre o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o ex-surfista Teco Padaratz, detentor dos direitos do campeonato no Brasil, levaram a etapa novamente para o Rio."

Embora eu não seja surfista, não gostei dessa decisão tomada por Teco Padaratz. Para quem exaltava as ondas da Praia da Vila, a notícia do fim do espetáculo nesse palco foi como um tapa na cara de muita gente.
Questionei no no meu twitter: Será que Teco Padaratz, detentor dos direitos do Mundial do Surf  no Brasil emitirá nota sobre sua decisão de tirar da Zimba o evento? Ou vai se calar?
E também indaguei: o que faltou para continuar aqui?

O mais intrigante nisso tudo é que ninguém por aqui soube de nada, previamente. Ou se sabia e não foi noticiado? Tal qual marido traído, fomos os últimos a saber?
Sempre observei que havia um vácuo muito grande entre o fim de cada campeonato e o início do próximo. Faltando apenas poucos meses é que se lia em algum site ou jornal de fora que o campeonato seria realizado novamente aqui. Isso se inclui naquela abordagem feita por César de Oliveira, que observa a falta de um calendário turístico para Imbituba. Nunca se sabe o que vai acontecer.

Agora, resta-nos apenas incluir o mundial de surfe como mais uma das coisas que Imbituba já teve. Usando a gíria dos surfistas: deu vaca! 

9 comentários:

  1. Rafa Vieiraagosto 10, 2010

    Nenhuma novidade ao meu ver, Imbituba é a terra do ridiculo, o q Imbituba tem para oferecer aos turistas? Hotéis e pousadas carissimas, uma boate descente? bebida e comida barata?se um turista se adoece pra onde vai? São Camilo?
    Isso é Imbituba se para nós nativos é dificil, o que dirá quem daqui não é? Faz 2 semanas Sabado 31 de julho fui com minha esposa e meu irmão e sua esposa ao Bicão, na entreda o primeiro "roubo" R$20 o Homem e R$ 15 a Mulher, pra ver um "DJ" como eles chamam hoje alguem que põe um cd pra tocar, e uma banda de pagode, onde o vocalista perderia pra qualquer pessoa em um "Karaoke". Tudo bem, "mano" vamos pegar umas bebidas, Cerveja em lata skol 3,50 sim latinha de 350 ml, a unica que tinha e a moça do caixa ainda me pergunta: - vai querer skol?
    Eu:-tem Antartica?
    caixa:-nao só skol.
    Eu:- pra q perguntas então?
    caixa:- por nada seu grosso!
    Ok.
    Ai pedi um martini pra minha esposa, achei que estava em Ibiza curtindo o verão europeu, R$ 7,00 a dose, um redbull incriveis R$ 15,00 , uma caipirinha R$10,00 de cachaça a de Vodca nada mais nada menos que R$ 20,00.
    Em qualquer bar de Imbituba uma cerveja em garrafa gira em torno de R$4,50, no Rio de Janeiro R$2,50, querem turistas eventos em Imbituba, mas não sabem receber os mesmos, não tem infra-estruturea para recebe-los, não temos educação nem cultura para o Turismo.

    ResponderExcluir
  2. Eu não acho que os preços da night em Imbituba são caríssimos, para ser titulado de "roubo" como foi relatado no comentário acima.

    O preço é justo! Comparando com os de Tubarão, Garopaba ou Florianópolis!

    Se engana ao afirmar que no Rio de Janeiro a cerveja custa R$ 2,50. Só se for no Morro da Rocinha, pois em lugares decentes que você não vai ser assaltado, não pelo dono do bar, mas sim por bandidos, os preços são os mesmos daqui.

    Se você for no nordeste, é a mesma coisa.

    É claro que o modelo de turismo adotado aqui está longe de ser o ideal, porém não podemos ficar metralhando tudo que aparece pela frente, temos é que sugerir idéias.

    Que pena que o Mundial de Surfe não será cediado em Imbituba no próximo ano, pois é uma publicidade para cidade impagável. É só verificar as placas dos carros estacionados no canto da praia. Todos querem surfar na praia que os Tops surfaram no mundial.

    Além disso, tem locais da etapas do mundial que a estrutura é mais precária do que daqui. Não sei o porquê criticam a etapa de Imbituba. Quando foi na Joaquina, Imbituba salvou a pátria, porque lá não tinha luz, não tinha onda... e o que adiantou a estrutura? Nada

    Outro ponto que tem que ser relevado, é o tratamento da população com os turistas, pois eu já vi muitos imbitubenses destratarem os turistas, principalmente no canto da Vila.

    Não é só a estrutura que tem que mudar em Imbituba, mas também a mentalidade das pessoas.

    ResponderExcluir
  3. Ao leitor Imbitubense Consciente: não publiquei seu comentário porque não tem qualquer relação com este post. E eu poderia até ficar somente nesta resposta, mas vamos adiante.

    Você disse que acompanha meu blog, sempre que pode, e insinuou que estou sendo omisso ao não entrar no debate sobre o que está ocorrendo nos Areais de Ribanceira. Bem, parece então que você não acompanha o blog. O problema que lá ocorre, a princípio, é decorrente da instalação da Votorantim. Quem questionou primeiro acerca desse empreendimento? Rádios, jornais de Imbituba? Qual site, qual blog?

    Encaminhei email à Acordi, perguntando se haveria Festa da Mandioca, no próximo ano, em razão da instalação da Votorantim, e não recebi resposta. Eu esperava em receber informações sobre o que aconteceria a partir da instalação da fábrica, para publicar, mas foi silêncio, como escrevi em meu blogue.

    Os blogues que você mencionou foram criados especificamente para cobrir todos os acontecimentos desencadeados a partir do despejo. O blog Pena Digital não foi criado para um só assunto. E, caso não saiba, tem comentário meu em um desses blogues referidos por você, como também citei um deles em meu blogue e tenho dado RT em vários TT que os apoiam, no meu perfil no twitter.

    Ademais, eu não tenho como escrever sobre cada problema que ocorre em Imbituba ou região; não vivo disso. E será que vão me chamar de omisso por cada problema sobre o qual eu não escreva?
    Quantos iguais a mim, em Imbituba, fazem algum trabalho como este? Cobrou essa omissão de quem mais? De qual veículo de comunicação imbitubense? Mas se cobrou apenas de mim é porque você, assim como muitos leitores, confia em mim. E eu agradeço e afirmo que pode continuar confiando. O dia que eu tiver de falar alguma coisa porque alguém mandou ou exigiu, eu tiro o blogue do ar.

    Você perguntou se é falta de tempo para falar do assunto dos agricultores. Se eu disser que sim não estarei mentindo. Tenho temas a postar que estão na agenda há quase um ano.
    Então, vamos com calma, pois há pessoas que eu amo que querem dividir comigo o pouco tempo que tenho.
    E vou confidenciar um fato. Havia uma pessoa ligada àqueles agricultores que escrevia neste blog. Hoje, ele teria oportunidade de usar o espaço dele aqui para falar sobre tudo isso que você me cobra. Entretanto, essa pessoa, sem me dar qualquer satisfação, não enviou mais nenhum post para publicação. Agora, não venham me cobrar, se a oportunidade foi dada. É uma pena.

    Obrigado por sua participação.

    ResponderExcluir
  4. putz nao conclui, fiz cagada aqui..

    enfim...

    a Midia Imbitubense é Omissa em varios quesitos... a radio bandeirante os jornais.. pelo que acompanho, nao foi muito alarmado (tambem nao sou pago para acompanhar tudo , e comentar em todos os blogs)
    a minha "cobrança" é porque senti falta de um novo reforço na discussão, pois os alertas dados no post da 7 feira da mandioca foi bem debatido inclusive com comentarios meus,

    o da votorantim tambem....

    nao nego seu OLHAR para com a cidade, muito pelo contrario,que vc faz o papel que uma midia realmente verdadeira deveria fazer, chamar o debate só acho ruim em partes a questão do anonimato, pois assim a discussão se esvai, e fica só nos meios digitais... mas como voce ja me explicou e concordo, nesta nossa cidade que infelizmente atua a base do Q.I - Quem Indica, fica realmente preucupante se posicionar.

    so espero que vc retire esse sua resposta (post), pois realemnte nao cabe ao que esta sendo discutido,(pois os leitores nao sabem o que escrevi)

    Sobre a questão do campeonato de surfe... que pelo que vejo saiu em boa hora, pois o SURFE nao pode estar relacionado com esse projeto atual de cidad,se assim for voltaremos ao terror quimico da ICC - (mas esta é a minha opnião)

    abraços

    Imbitubense consciente - Daniel

    ResponderExcluir
  5. aa mais uma coisa, a questao toda lá nao começou com a votorantim, e sim com a "venda" das terras da codisc em 2000 para a empresa engesul...

    veja o que saiu no MPF

    http://www2. prsc.mpf. gov.br/conteudo/ servicos/ noticias- ascom/ultimas- noticias/ mpf-quer- garantir- posse-de- terras-para- comunidade- tradicional- de-imbituba- tubarao


    até...Imbitubense consciente - Daniel

    ResponderExcluir
  6. Comunicação e Responsabilidade.

    Vale lembrar que mesmo mediatizada pela parafernália das tecnologias da informação, a comunicação de mensagens supõe um emissor e um receptor humanos, onde é sabido que sua consciência não pode deixar passar qualquer coisa de qualquer modo.

    Acredito que nesta Era do Conhecimento que se estrutura na sociedade, cabe aos profissionais da informação, esse papel de mediador dos discursos, aproximando produtores e usuários do conhecimento. Uma tarefa que precisa ser feita de forma a aproveitar todas as possibilidades de comunicação. Isso significa trabalhar numa profunda interação com o receptor ao qual se dirige a mensagem — que usará ou não a informação como insumo à sua ação no mundo, construindo seu próprio saber e expressão.

    Pois se o conhecimento é como a luz pode o comunicador iluminar a vida de incontáveis pessoas — das próximas às mais distantes. Este é o seu desafio e sua responsabilidade social: tornar tangível o intangível, ajudando a escrever um final feliz para a história da humanidade.

    É isso aí.

    ResponderExcluir
  7. Vejo esta situação sob outra ótica. Sempre foi do conhecimento de todos que o pessoal de Floripa, (organizadores) nunca enguliram direito essa historia do WCT vir para Imbituba. Já era uma mágua que começou com as duas finais iniciais que foi aumentada pela transferência definitiva para as nossas praias.

    Querer culpar alguém ou alguma coisa sobre este acontecimento não parece ser razoável, mesmo porque todos nós sabemos do esforço despendido pela sociedade de Imbituba, nas figuras de órgãos públicos, pessoas e empresas para a sua viabilidade e realização. É só dar uma olhada nas melhorias efetuadas no Canto da Praia da Vila, que serve como excelente exemplo da luta travada.

    Agora, se o WCT foi transferido para o Rio de Janeiro, não nos resta outra opção senão a de nos conformar, pois afinal perdemos para o Rio de Janeiro. Para vocês terem uma idéia, neste momento, enquanto aqui está um frio de lascar, lá o pessoal está na praia. Tão querendo o quê? Comparar Imbituba ao Rio de Janeiro, quanto as opções e possibilidades apresentadas?
    Portanto, calma e moderação neste debate seria de boa acolhida, porque culpar alguém ou alguma coisa de Imbituba por este fato, seria no mínimo uma indelicadeza.

    ResponderExcluir
  8. A etapa apenas voltou para o local que nunca deveria ter saído.

    Acompanho todas as 10 etapas do WCT, não só a brasileira, e o que posso observar é a falta de estrutura que Imbituba apresentava. Os próprios surfistas reclamavam de ter que desembarcar em Floripa e ter que pegar a BR101 até chegar na nossa cidade. Além disso, Imbituba oferece poucos hotéis, pousadas e restaurantes capazes de suportarem um evento de nível mundial, como o WCT.

    A mudança para o Rio, deve-se também ao plano esportivo que o estado do RJ vem desenvolvendo. Depois de jogos da Copa do Mundo e das Olímpiadas, uma etapa do Mundial de Surf volta a cidade maravilhosa, e acredito que seja pra ficar.

    Deve-se exaltar ainda, que o WCT irá aproveitar toda infra-estrutura que está sendo preparada para a Copa e Olímpiadas, fazendo a etapa brasileira ter o mesmo nível, ou talvez melhor, das outras etapas do World Tour. Além disso, foi fechado um novo patrocínio, que pagará a maior premiação da história para os surfistas.

    É inegável que a qualidade das ondas da Praia da Vila é superior as ondas do Rio, porém, é necessário muito mais do que isso pra sediar um evento deste nível.

    É de se destacar ainda que Imbituba cumpriu seu dever do jeito que pode durante esses 8 anos, porém, ficou na mesmisse, não houve melhorias na cidade para acomodar melhor o evento.

    ResponderExcluir
  9. só acho que surf se faz em ondas, e não nas lagoas do Rio, é o mesmo que fazer snowboard na grama...sou surfista e apesar da estrutura de Imbituba eu quero é onda e não marola.

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.