O fato e a foto

Por César de Oliveira

O Filósofo grego Platão, no Livro VII de A República, narra o denominado Mito da Caverna, uma das mais poderosas metáforas imaginadas pela Filosofia, em qualquer tempo, para demonstrar que as aparências enganam. Pois decorridos mais de 2.500 anos, o texto continua atualíssimo.

Quem conhece um pouco a cidade de Capivari de Baixo-SC, sabe que a cidade começou como um bairro de Tubarão-SC, a partir da construção do Lavador de Carvão e da Termelétrica Jorge Lacerda, de propriedade, hoje, da Tractebel. A cidade não foi contemplada com as belezas naturais de suas vizinhas Laguna e Imbituba, além de que sua proximidade com a cidade polo de Tubarão lhe tolhe um desenvolvimento autônomo e independente em várias áreas.

Não obstante, Capivari de Baixo dá uma grande lição às cidades do sul catarinense ao criar seu Arquivo Público e Histórico, priorizando o resgate e a preservação de sua história, dentro do qual se insere o projeto denominado “História Oral de Capivari de Baixo”, destinado a “ouvir” pessoas que “fizeram” a história da cidade. Eis o fato!

Os jornais locais e regionais deram destaque à posse da primeira Imbitubense a assumir o cargo de Senadora da República, Selma Westphal. Invariavelmente, a notícia veio acompanhada de fotografia em que Selma se encontra posando ou cumprimentando José Sarney.

Qualquer pessoa razoavelmente bem informada sabe que esse senhor representa o que de pior, de nefasto, de retrógrado, de funesto, de sinistro, existe na política brasileira. Sempre envolvido, sozinho ou com familiares, em falcatruas, desvio de dinheiro público, nepotismo, e uma infinidade de ilegalidades, Sarney é o oposto da pessoa e da política Selma Westphal. Efetivamente, nesse caso, não vale o adágio “dize-me com quem andas, dir-te-ei quem és”. Assim, a foto é mera aparência, o avesso do real!

4 comentários:

  1. Confesso que no início de sua postagem, visualizando a foto, não entendi exatamente onde você queria chegar...Fico satisfeita de ver sua afirmativa em relação a pessoa da professora e política Selma Elias. Realmente temos muito o que aprender com a sua história de vida, sua integridade, seu exemplo como pessoa, como profissional e como política . Imbituba e região tem porque se orgulhar. Eu particularmente admiro a profesora e agora Senadora Sela Elias. Um abraço,

    ResponderExcluir
  2. Fazendo a correção, por favor: professora Selma -

    ResponderExcluir
  3. Prezada Elina,
    Obrigado pela mensagem. Sua percepção está correta. Aliás, o texto poderia, também, ser chamado "As aparências enganam".

    César de Oliveira

    ResponderExcluir
  4. Quero dar os parabéns a dona Selma Elias, por mais esta conquista.
    Concordo com Dr. Cézar e espero siceramente que nós Imbitubenses tenhamos o prazer de ter alguém no Senado da República, que haja com inteligencia.O que dona Selma, Tem com certeza.
    Espero que ela, possa escalar o muro da corrupção
    e mostrar que existe pessoas honestas do outro lado.
    Que no mundo real não existem só Sarneis, que estes são somente sombras em uma caverna chamada Brasilia. Sombras são somente para aqueles que acreditam nas amarras, que estão acorrentados tendo visão em uma só direção.
    Chega de ficarmos sem voz e movimentos.
    Precisamos de pessoas honestas na Política existe um mundo real do outro lado da muralha e um POVO honesto com sede de mudanças. Fora da caverna estamos torcendo pela senhora.
    Sorte Senadora!

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.