Vereador Jesiel pede mobilização urgente contra o crack

Leitores, estou preparando vários posts para que todo dia você tenha publicação nova para ler. A escassez de postagens nesta semana é em razão dessa preparação de matérias. Sei que o leitor sempre procura algo novo e se decepciona quando acessa o blog e não há nada.
Para não deixá-los sem nada por mais tempo, falarei sobre a droga que está sendo vista como o mal do século: o crack.
O título desta postagem faz parte do texto destacado abaixo, que foi remetido pela assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores:
Uma praga que vem assolando todas as cidades do Brasil parece estar cada vez mais forte também em Imbituba. Mas para evitar que o mal se espalhe por toda a cidade, o vereador Jesiel Oliveira Antulino (PSDB) solicitou que a câmara se engajasse em uma campanha urgente no combate ao crack.

“O crack vem dominando os lares de Imbituba e do Brasil. É uma grande epidemia que antigamente atingiam só os meninos de rua, mas que hoje está em todas as classes sociais”, destaca o vereador.

“Para evitar essa proliferação em nossa cidade, temos que começar a combater esse mal com campanhas enérgicas, que orientem os imbitubenses a se manterem longe desse mal que destrói a família e a vida de milhares de pessoas” frisa o vereador.

Jesiel esteve reunido com o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), subseção de Imbituba, César de Oliveira, onde conversaram sobre uma possível parceria para iniciarem uma grande campanha na cidade. “O legislativo tem que abraçar essa causa e tomar a iniciativa. Uma das grandes campanhas hoje é a do grupo RBS que tenho a certeza pode ser uma grande parceira para livrarmos Imbituba desse mal. Precisamos levantar esta bandeira e conto com o apoio dos vereadores”, acredita o vereador.
Jesiel, esse mal já se espalhou por Imbituba. O consumo é grande e atinge todas as camadas sociais e todas as idades. O carck está destruindo famílias inteiras e não há cura para o problema; pelo menos em curto prazo. Há três bairros em Imbituba em que o problema é mais grave, pois há mais consumidores e traficância.
Hoje, a droga mais vendida em Imbituba é o crack. E numa comparação simbólica da nocividade entre o uso das drogas maconha e do crack, a primeira está para a segunda assim como a cerveja está para a vodka.

Não sei se as consequências desse mal atingem mais a segurança pública ou a convivência familiar. O aumento de furtos e roubos é proporcionalmente direto ao aumento do consumo e da oferta de drogas.
Os usuários completamente dependentes da droga acabam sem emprego e se enveredam para a criminalidade. Não tendo como sustentar o vício, passam a cometer pequenos furtos ou até roubos, e a cadeia não resolve o problema. Ao sair, voltam à criminalidade.

No âmbito familiar, pais e mães não sabem como lidar com o problema, haja vista que não há políticas públicas para atacar esse mal, muito menos clínicas para internação dos dependentes. As poucas que existem acessíveis à população não possuem vagas suficientes para atender à demanda. Outras que possuem vagas são muito caras para a maioria das famílias que pede socorro.

Recentemente, enviei um email à secretaria estadual de saúde solicitando informações sobre o consumo de drogas em Imbituba. Nenhuma resposta. E acredito que não há nenhuma pesquisa ou levantamento sobre isso. O Estado não deve ter nenhum dado sobre quais as cidades possuem mais usuários de crack per capta. E, por não ter isso, é que não há qualquer política pública para enfrentar o agravamento da situação. Não sabem por onde começar.

Com o crescimento rápido de Imbituba e a promessa de milhares e milhares de empregos, para cá deslocam-se centenas de pessoas, e boa parte delas sem qualquer formação profissional, juntando-se aos que por aqui já esperam ansiosos por uma vaga que só existe na esperança.
E ao chegarem, na ilusão de nova vida, fixam residência na periferia e abraçam o subemprego. Desiludidos e sem perspectivas, muitos desses contribuem para o crescimento do número de usuários de crack, quando não vislubram a possibilidade de ser "contratado" pelo tráfico.

Eu sugiro ao vereador Jesiel e aos demais vereadores para que fossem mais criteriosos no momento de votarem por auxílios financeiros às entidades ditas de utilidade pública. Esse dinheiro, que não é pouco, poderia ser destinado à criação de uma fundação para atender dependentes químicos e seus familiares, ou ser direcionado para as que já prestam verdadeiros serviços de utilidade pública.

E em vez de muitas vezes ficarem perdendo tempo com proposições desnecessárias ou redundantes, discutam mesmo como poderão contribuir para diminuir esse grave problema que é o crack. Saibam que ninguém em Imbituba está a salvo das consequências desse mal. E essa causa não pode ter bandeira, nem cor, nem partido.

2 comentários:

  1. Muitas vezes durante nosso trabalho, temos discutido sobre o problemas das drogas em nosso município . Pesquisamos, buscamos esclarecimentos com os voluntários que trabalham nas ONGs, como a ISO e a FORÇA POSITIVA e infelizmente o que vemos é o crescimento no número de pessoas usuários do crack. Ao realizarmos as visitas domiciliares percebemos que muitos pais não enxergam o grande mal que está destruindo a vida de nossos jovens, não estão atentos ao comportamento de seus filhos, e não aceitam que eles podem ter se tornado mais um usuário. Isso com certeza contribui para o aumento descontrolado no número de viciados. A corriria do dia a dia, pais e mães que trabalham fora, tornam o diálogo familiar cada vez mais escasso. É necessário pararmos para conversar com nossos filhos, saber de suas aflições, ajudá-los a resolver seus problemas, saber com quem andam, aonde vão, o que estão fazendo, a que horas saem e chegam, precisamos zelar pelo bem estar de nossos filhos, cuidar do nosso bem mais precioso, dar a eles a atenção que necessitam para que possam crescer e tornarem-se homens e mulheres de bem. Pais, Mães sejam AMIGOS de seus filhos, ajude-os a se manterem distantes do crack, esta droga tem destruído famílias inteiras. Se este problema já atingiu sua família, procurem as pessoas que possam lhes ajudar, as ONGS, não virem as costas, acreditem, eles já estão no fundo do poço ;/

    ResponderExcluir
  2. Os problemas das drogas , ja é caso de saude publica.
    Acho em alguns caso o médico deveria ser juiz, e internar o usuario.Qdo falo de drogas falo de modo geral, O alcool é o mais consumido, e traz muita violencia nas familias.
    O craque é a praga do momento, esta em todas as classes sociais.
    Sendo que o craque, é o que mais vicia. sendo que seu poder durador é de apenas 15minutos, sendo assim o usuario não trabalha,nem para se manter, nem para manter a droga. Com isso a sociedade tbm sofre, vivendo do medo de ser assaltada, nossas casa já não são o "lar doce lar", mas prisões. Já que cidadãos que trabalham e não tem direito a liberdade.

    Temos usuario em todos os locais, a luz do dia.
    Podem me chamar de louca, mas acredito que para mudar, as drogas deveriam ser liberadas, só assim deixaria de haver o traficante , e o induzidor ao vicio.
    Os maiores prejudicados estão sendo nossas crianças e adolecentes, onde os traficantes usam como transportador e acabam tbm no vicio.
    Ou as leis mudam, ou a policia começa agir com mais severidade para prender os mandantes e não menor, que a lei proteje. E este por ter a proteção da lei, mata assalta, e vai para um abrigo, sem condições morais para trasfomar em um novo cidadão. Qdo sai de la sai pior.
    As leis tem que ser mudadas.

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.