Audiência pública sobre telefonia: tem bOi na linha

Na última segunda-feira, ocorreu na Câmara de Vereadores de Imbituba a audiência pública sobre telefonia e serviço de internet. O ato tinha como objetivo chamar representantes da operadora Oi e Anatel para informá-los dos problemas vividos pelos usuários locais.

Embora tenha sido enviado convite, nenhum representante da Anatel compareceu, ausência que prejudica uma solução mais rápida para os problemas.
A Anatel, por ofício, informou à Câmara que é de sua política administrativa não encaminhar representantes para participar de audiências públicas, mas gostaria de receber cópia da respectiva ata da audiência, para as providências que entender cabíveis.

Os pontos apresentados pelos munícipes que compareceram à audiência vão desde serviços mal prestados pela operadora Oi até o fato de haver bairros que não são contemplados com telefonia fixa ou internet banda larga. Além disso, havia a reclamação de que parte do bairro Vila Nova estava sem telefonia, em razão de um incêndio ocorrido na central telefônica.

Alguns munícipes tomaram o microfone e explanaram suas realidades vivenciadas diante da deficiência operacional da Oi. Houve até quem pediu a "quebra do monopólio" da operadora no município, cuja solicitação foi muito aplaudida, mas entendo que não há nenhuma possibilidade jurídica disso ocorrer, até porque não existe mais monópolio. Qualquer empresa poderá solicitar autorização à Anatel e instalar sua própria rede de telefonia na cidade.

Sintetizando, os representantes da Oi, após ouvir e responder a todas as reclamações, solicitou que tudo fosse colocado no papel e encaminhado à operadora, para que a empresa analisasse e apresentasse soluções no que for possível.

Quase ao final da audiência, o presidente da Câmara, Christiano Lopes de Oliveira, divulgou uma informação que trouxe esperanças a todos que estavam participando da audiência. Segundo ele, a operadora de telefonia GVT havia-lhe informado que pretendia expandir sua atuação até Imbituba, tão logo concluísse as instalações de sua rede no município de Tubarão-SC.

Diante dessa informação do presidente, encaminhei email à GVT solicitando informações sobre essa feliz oportunidade de podermos escolher entre uma e outra operadora de telefonia, possibilidade esta que foi prometida a todos os brasileiros, quando privatizaram a Telebrás, mas só ocorreu em alguns lugares do Brasil.

Minha alegria, porém, durou até o momento que recebi a seguinte resposta da GVT:
"Nós temos operações em Tubarão desde 2008.

Quanto às operações da GVT em sua cidade necessito explicar os seguintes pontos para seu melhor entendimento:

- A GVT possui licença para atuar em todo o território nacional;

- Para viabilizar a oferta dos serviços, é preciso primeiro construir e implantar uma nova rede de telecomunicações. Isso porque a GVT é uma empresa autorizada de serviços de telecomunicações e não uma concessionária – que assumiu a infraestrutura do sistema Telebrás, na privatização de 1998. Então, toda a rede GVT é construída a partir do zero.

- As cidades e bairros onde a empresa atua são selecionadas com base em análises mercadológicas detalhadas que envolvem vários critérios. São eles: viabilidade financeira, uma vez que cada operação demanda grandes investimentos; capacidade técnica e operacional; além de perfil do consumidor e maturidade do mercado em relação ao uso de tecnologias avançadas de telefonia e Internet. Toda a operação nova acontece com o compromisso de entregar qualidade superior, diversidade de serviços inovadores e alto padrão de atendimento ao cliente.

- Existe a intenção da companhia em expandir suas atividades para outras cidades, mas ainda não é possível dizer quando e quais.

Atenciosamente.

Bruno Filgueiras Costa
Comunicação Corporativa"
Ainda não satisfeito com a resposta, solicitei outras informações à GVT*, perguntado se havia algum estudo ou intenção de a GVT ampliar suas linhas para atender pelo menos alguns bairros de Imbituba.
Resposta: "Por enquanto não há nada. Nossos esforços estão voltados a ampliar as coberturas em cidades onde já temos presença e expandir para novas cidades no Nordeste e Sudeste."

Leitores, enquanto isso, continuamos com bOi na linha. Resta-nos aguardar as boas intenções da operadora e uma atitude efetiva da Anatel. Para isso, contudo, precisamos não só de uma ação política, como também popular. Para os usuários insatisfeitos, sugiro que acessem o site da Anatel e reclamem, reclamem e reclamem até receberem uma resposta conclusiva.
Nas vezes que precisei, a Anatel solucionou o problema.
Boa sorte!

(*GVT-Global Village Telecom presta serviços em Santa Catarina nas cidades de Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Criciúma, Florianópolis, Içara, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Palhoça, São José e Tubarão)

8 comentários:

  1. Nó no Nóabril 05, 2010

    Nós,povo de Imbituba, precisamos entender que Imbituba é uma cidade pequena e que as grandes empresas não estão interessadas em investir seu dinheiro aqui. Chega de dizer em rádios e jornais da cidade que imbituba é a cidade da vez, que somos a segunda economia da Amurel e outras mentiras. Não temos serviços, não temos saúde, não temos educação, não temos turismo, afinal não temos nada. So temos a belezxa que a natureza nos deu, e daqui a pouco vão destrui-lá. Empresários não se instala em determina regi~qao porque gosta, se instala por vai ganhar dinheiro, e aqui está em falta para a maioria da população. somos enganados todos os dias e mesmo assim continuamos a acreditar nas mesmas pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Eu discordo da sua teoria caro Nó a Nó, pq somos uma cidade pequena. Aqui falta é políticos que gostem do município e do povo que aqui vive. Nãoé só porto traz reservas ao município, temos o turismo, que com um pouco de boa vontade vai trazer muitos recursos, sem destruir o morro da antena para turismo religioso.O nosso maior problema é que não temos nada a oferecer ao turista, como restaurantes de boa qualidade, Quiosques , feiras livres para mostrar o artesanato da terra, museu contanto a história da cidade que é rica.O casario antigo, que poderia abrigar um portal turístico,estão em ruinas. O turista chega e não tem onde receber informação. Procura não acha nada vai para Laguna, Garopaba. Para praia do Rosa que tem muitos que pensam que pertence a Garopaba, e vão curtir a noite la.Garobaba tbm é uma cidade pequena, claro q deve ter seus problemas, mas o turismo no verão é certo.
    O que sabem que nós temos uma fabrica da votorantim, cimento que traz poluição,um deposito de sal, as margem da br 101 onde traz poluição , doenças , a pele das pessoas que moram na redondesa tem que esta usando remédio para pele pq queima, Pressão arterial tbm sobe muito por aspirar o ar com sal. Não falando em eletrodoméstico que acaba com tudo em pouco tempo.
    CONCORDO CONTIGO QUE SOMOS MUITO TOLOS, PQ SOMOS ENGANADOS O TEMPO TODO.Qdo falaram da GVT eu fiquei quieta , pq já sabia que não viria, Estou falando com eles a muitos anos,se não estou enganada uns 8 anos, sempre disseram que no momento não tinham intenção. A maioria dos meus amigos de Fpólis tem e com muitas reclamações tbm. Mas é mas barata.
    Povo de bom senso, não deixa destruir a natureza e colocarem fabrica poluentes em suas cidades.
    Nós o fazemos ? nada.Veja este blog, tem 35 seguidores, e quem escreve os mesmo de sempre. Temos onde dar o nosso grito de alerta para mostrar nosso descontentamento, mas infelizmente não é usado.PQ? MEDO?!?

    ResponderExcluir
  3. Marlene, a maioria dos políticos da cidade são iguais aos políticos que vemos todos os dias nos grandes jornais. Primeiro o interesse particular; depois, o interesse de um grupo; e se sobrar espaço na agenda, o interesse coletivo.

    ResponderExcluir
  4. À leitora que reclamou sobre a falta de vagas para estágio em Imbituba, informo que no cabeçalho deste blog, logo abaixo do slide de fotos, há um ícone imitando um envelope. Se você clicar nele, abrirá o endereço de email do blog. De qualquer modo, informo que o email é blogpenadigital@gmail.com.

    Informo, ainda, que não publiquei seu comentário porque não tem relação com o assunto acima (telefonia). Contudo, poderia publicar uma postagem sobre sua reclamção, desde que você envie subsídios para isso, através de email.

    Obrigado por acessar o blog.

    ResponderExcluir
  5. Ao leitor de Garopaba que reclamou da não ampliação da rede da GVT, informo que não publiquei seu comentário porque você não observou os requisitos acima para comentar neste blog.

    ResponderExcluir
  6. Ja estamos em pleno 2012 e nenhum sinal de gvt por aqui em imbituba =(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conforme você leu acima, não há qualquer previsão da empresa GVT em prestar serviços em Imbituba. E isso não depende de vontade política, porque a empresa é privada e seu objetivo é lucro, só atendendo mercados que possibilitem esse lucro. Imbituba ainda não alcançou o perfil sócio-econômico exigido pela GVT.

      Excluir
    2. Aqui na Riba tem até pessoas encarregadas de fazer levantamento de quem esta interessado na GVT. OI esta colocando equipamentos e os operários orientam a que façamos inscrições, mas a funcionária informa não estarem abertas.Um amigo me informou que fez a inscrição e me orientou como fazê-la. Mas não tentei. Estou apostando no trabalho da BANTS, que vem melhorando dia a dia, até o valor da mensalidade baixou pelo aumento do número de usuários no bairro, Baixou quase um terço. Tenho conversado com os funcionários da BANTS e seu proprietário, a quem critiquei muito nesta audiência cima, e noto o interesse dele na melhora dos serviços.

      Excluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.