Amanhã, representantes do MST estarão nas ruas de Imbituba

Para quem está acompanhando as notícias sobre o pós-prisão das pessoas ligadas ao MST ocorrida em Imbituba, deve estar se perguntando o porquê de se questionar se a ação e as prisões efetuadas pela Polícia Militar foram legais ou não.

O jornal Diário Catarnense e alguns de seus colunistas têm publicado matérias todos dos dias sobre os acontecimentos, e questionando, a partir das manifestações de entidades, políticos e pessoas ligadas a movimentos populares, se as prisões e a ação policial foram cabíveis.

Ainda hoje tentarei publicar um apanhado das notícias mais relevantes publicadas, tanto na grande imprensa quanto nos blogs. Publicarei também as manifestações dos órgãos corporativos da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Federal.

De imediato, acredito que a discussão sobre o assunto deve ser levada à exaustão e não ignorada, pois tentar minimizar a importância dos fatos, ou até mesmo esquecer tudo isso, é colocar em risco os direitos civis, os direitos humanos e a própria magnitude da Constituição Federal.
Se algo houve de ilegal, os autores devem ser punidos. Se as pessoas ligadas ao MST cometeram algum crime, devem ser elas também punidas.
Não podemos nos deixar levar por sentimentos de antipatia pelo MST ou por quem quer que seja e, em razão disso, aceitar ações arbitrárias do Estado - se foram produzidas -, pois corremos o risco de sermos as próximas vítimas das arbitrariedades.

Amanhã, pessoas ligadas ao MST estarão nas ruas de Imbituba apresentando a sua versão sobre o que ocorreu aqui. O ato é meramente informativo. O blog Comissão Pastoral da Terra Santa Catarina, ligado à CNBB, publicou a seguinte nota:
MST realiza ato de esclarecimento em Imbituba nesta sexta-feira, dia 05

Está marcada para esta quinta-feira, dia 4 de fevereiro, no auditório do Sindicato dos Bancários de Florianópolis e Região, a partir das 10 horas da manhã, uma coletiva com a imprensa para divulgação do ato de esclarecimento a população marcado para a sexta-feira, dia 05, no centro de Imbituba. O Ato, de finalidade pacífica e informativa, pretende trazer a público a versão dos membros do MST acusados pela PM estadual de planejar invasão de áreas públicas no sul do estado, e esclarecer a população sobre o papel do MST no município.

A manifestação e o direito de organização da sociedade civil são legítimos e amparados pela Constituição Federal. Sendo assim, é mais do que uma obrigação o direito dos representantes do MST de se manifestarem e darem sua versão dos fatos.

As entidades sindicais, sociais e populares de Santa Catarina, que apóiam a luta dos trabalhadores sem terra, convidam os veículos de imprensa e a sociedade catarinense a participar da coletiva de imprensa nesta quinta e do ato público marcado para a sexta-feira.
Leitores, para que tenhamos nossa própria opinião sobre os fatos, devemos ouvir/ler a versão de cada ator desse imbróglio.

18 comentários:

  1. Era só o que faltava em Imbituba meu caro Pena, um bando de baderneiros, vândalos de marca maior tentando justificar o injustificável.
    Vivemos num estado que nos dá o direito de propriedade e no momento que estamos ameaçados de perder nossa pose temos o direito de defende-la, mesmo que para uso o uso da força se faça necessário. Não interessa se um dono de terras a usa ou não; é dele por direito e ele tem todos direitos sobre ela. Com relação as terras públicas, como a da ZPE, cabe a população defender esse patrimônio da ação desses bandidos financiados pelo governo federal.
    Forte abraço
    Alisson Raniere.

    ResponderExcluir
  2. O trecho abaixo fo copiado da internet site . Serve como reflexão.

    "Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei.

    No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei.

    No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei.

    No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."

    Martin Niemöller, 1933

    ResponderExcluir
  3. Alisson, todos movimentos sociais devem ser respeitados e apoiados, desde que suas ações sejam pautadas dentro da legalidade. E respeito também sua opinião.

    Como já disse antes, não tenho grande simpatia pelo MST, mas também não posso ser contra todas as ações desenvolvidas por esse movimento. E penso assim por uma questão mesmo de cidadania. E não se preocupe com o direito à propriedade, pois o MST não ocupará nenhum lote seu ou meu. Quem nos usurpa frequentemente é o próprio Estado.
    Os alvos do MST seriam as tais terras "improdutivas", muitas delas terras públicas obtidas ilegalmente (ou o Estado facilita a obtenção delas) por políticos ou seus financiadores de campanha.
    Sei que ao ler tudo o que escrevi nos três posts parece que estou sendo contraditório em minhas opiniões, já que no primeiro post escrevi “que a ação do MST não merece o apoio de ninguém”. Referia-me, ali, à ação na ZPE.
    Com referência às demais ações do MST em todo o Brasil minha opinião é no sentido de que não merecem apoio quando as ações são realizadas de maneira violenta, pondo em risco a vida ou a integridade física de pessoas. Ou quando seus alvos são equivocados.

    E eu me pergunto: e se a área da ZPE fosse entregue futuramente a algum político ou empresário, por míseros tostões? Será que a população reagiria com tamanha indignação? Será que não diriam: “O MST deveria ter tomado naquela época!”

    A questão principal até então, porém, não é somente a ação do MST, mas também a legalidade ou não das ações do Estado com referência à dita tentativa de invasão das terras da ZPE. O que eu quero chamar a atenção é o fato trazido na excelente reflexão apresentada pelo leitor “Nó no nó”, a qual eu já tinha conhecimento e, se eu tivesse lembrado dela, teria inserido no texto.

    Nó no nó, obrigado por sua importante participação neste contexto!

    ResponderExcluir
  4. Pena, estou em pleno acordo com sua forma de pensar, mas há outros aspectos que não devem ser ignorados. Se buscarmos noticias ligadas ao MST, não será raro encontra-mos manchetes relatando invasões a fazenda onde os donos foram mantidos reféns, gados mortos e plantações queimadas.
    Hoje deixei um amigo assustado quando disse que comemoro o dia 24 de Fevereiro, o dia em que a policia colocou um pouco de ordem no Pontal Do Paranapanema, lembra? A policia chegou e foi hostilizada pelos vândalos do MST com foices, machados e armas de fogo e de imediato a policia fez aquilo que já deveriam ter feito no inicio desse movimenta comunista.
    Por detrás desse movimento existe algo muito maior e mais escabroso sendo colocado em prática. O próprio José Rainha disse "Façam filhos, eles verão o socialismo".
    Todos que conhecem o valor da liberdade devem lutar contra essas manifestações retrógradas que tentam impor um sistema de terror e dominação.
    Você sabia que as verbas repassadas ao MST em 2009 é o dobro do valor destinado ao exército brasileiro para todo o ano de 2010? Os dados estão na própria internet, basta consultar.
    Porque o MST não invade terras tomadas pelos bancos como pagamento de dívidas? O dia que essa cambada fizer isso eu mude de opinião, até lá continuo afirmando que o MST é um bando de comunistas vagabundos idênticos ao "profeta" deles, Karl Marx (que o capeta o tenha).
    Forte abraço e desculpe pelo desabafo.
    Alisson Raniere.

    ResponderExcluir
  5. Caro Alisson,
    Permita-me fazer alguns comentários!Primeiro: o ideário do MST tem na reforma agrária( e não no comunismo) seu principal objetivo.Segundo: o pensamento marxiano tem como ponto fucral os proletários, e não os camponeses. Terceiro: não concebo MARX como um comunista vagabundo. Aliás, acredito que referida opinião merece ser revista, pois incorre no erro da superficialidade.
    É fato que muito do trabalho intelectual de Marx só foi possível porque o mesmo recebeu ajuda financeira de seu amigo Engels. Contudo, tal dependência financeira não tira o seu mérito, tampouco lhe confere o caráter de "vagabundo". Por isso, tenho convicção que você deveria rever seus posicionamentos! E, quem sabe, ler os textos de Marx.
    Evidentemente que não concebo o pensamento marxiano como um dogma. Discordo em alguns pontos. Tomo ele como ponto de partida, mas não de chegada. Dito de outra forma, minha análise social tem como impulso inicial as análises de Marx, contudo acredito que o desfecho de seu pensamento erra por uma espécie de determinismo histórico. Mas, apara além dos acertos e erros, em Marx encontramos a chave para o entendimento do sistema capitalista que além de alienar, explorar o ser humano(mais-valia), restringe a noção de liberdade. Liberdade essa que você acena no texto:" todos os que conhecem o valor da liberdade devem lutar contra essas manifestações...". O Todo a qual você se refere é uma minoria!Uma minoria rica. Claro que isso não justifica algumas ações do MST, mas não podemos negar que a causa defendida pelo movimento, indubitavelmente, poderá alargar o espectro da liberdade para um maior número de pessoas.(se é que você me entende).
    Por fim, tome cuidado com as generalizações. Como qualquer movimento social, o MST tem figuras de índoles questionáveis, mas há no interior do movimento, genuínos representantes da miséria do campo. Homens, mulheres de boa-fé que lutam por um pedaço de chão e pela própria sobrevivência. Ora, então devemos apoiar incondicionalmente o MST? Não! Ações violentas, ameaça a integridade física, ocupações ilegais são atitudes repudiáveis!Mas, a causa defendida pelo movimento supracitado é nobre.
    Atenciosamente!
    Arrison Berkenbrock

    ResponderExcluir
  6. Pena, apenas por amor ao debate, fiz um contraponto à mensagem do Nó no Nó:

    "Um dia vieram invadiram um latifúndio improdutivo. Como não sou latifundiário, não me incomodei.

    No dia seguinte, vieram e invadiram um latifúndio produtivo, destruiram máquinas e plantações e deixaram inúmeros colonos desempregados. Como não sou do agronegócio nem empregado rural, não me incomodei.

    No terceiro dia vieram e invadiram uma mansão para abrigar muitos companheiros. Como não sou “dazelite”, não me incomodei.

    No quarto dia, vieram invadiram minha casa de dois quartos para alojar um companheiro. Indaguei, vocês não são do MST e buscam terras? Eles responderam: somos do MST – Movimento dos Sem Teto e trabalhamos em parceria com o outro MST. Chamei a Polícia Militar e ela não compareceu porque podia ser acusada de perseguir Movimentos Sociais."

    César de Oliveira

    ResponderExcluir
  7. Parte 1-

    Caro Arrison, quando critico o MST e o chamo de comunista falo baseado em sua atual identidade. Esse movimento de vagabundos pode até ter começado com a intenção de promover a reforma agrária e nessa época eu até elogiava algumas manifestações deles, lembra? Foi mais ou menos quando fui filiado ao PT, antes do Lula assumir o poder (Pois é, já fui de esquerda, mas essa modinha não durou muito comigo, logo acordei).
    Nos dias atuais o MST é formado por bandidos de marca maior, como o assassino José Rainha, o ex-latifundiário João Stédile que preferiu vender suas terras, dar o calote no banco e se unir a esse movimento COMUNISTA.
    Os grandes partidos de esquerda, em especial o PT de Dilma (Assaltante de banco), Zé Dirceu (Seqüestrador), Gabeira (Maconheiro e seqüestrador) e tantos outros nomes sujos, não tardaram a se unir e dar apoio a essa cambada, assim como a igreja, representada pela pastoral da terra. Peço que você me indique apenas um assentamento que sirva de modelo, conquistado com o labor dessa turma de vândalos do MST. Sabemos que o objetivo dessa gente é conquistar terras e depois vendê-las, e logo após se inicia toda baderna novamente. Agora vai uma questão, para onde vai o dinheiro arrecadado com a venda dessas terras? Sabemos que o MST recebe verba do governo federal, e são valores expressivos. Só esse ano mais de 150 milhões, ou seja, o dobro destinado ao exército brasileiro para todo ano de 2010. Por detrás de uma "estória" existe outra "história".
    Agora vamos entrar na questão de Marx. Você acha que pego pesado ao chamá-lo de vagabundo certo? Veja bem, você é um sejeito que apesar da pouca idade é culto, inteligente, portanto conhece a história de Karl Marx. Me responda, qual foi o único emprego que ele teve na vida? Porque ele não deixou a filha se casar com um de seus "camaradas" de ideologia? Se não fosse Hengel esse cara teria morrido de fome, ele e a familia. Eu não encontro outro atributo a uma criatura dessa que não seja vagabundo.
    CONTINUA...

    ResponderExcluir
  8. PARTE 2-
    Com relação a liberdade, você diz que o capitalismo aliena as pessoas. Mas se não fosse o capitalismo o que seria nosso mundo? Um bando de hippies doidões ou um bando de escravos trabalhando em lavouras em troca de migalhas. O comunismo, que tanto critico, esse sim é alienador, opressivo, assassino e corrupto. Quer exemplos? Cito alguns nomes; Pol Pot, Mao Tse Tung, Stalin e Fidel Castro. Olha as maravilhas oferecidas por essa gente ao seu povo quando estavam no poder? Pol Pot matou apenas 1/4 da população de seu país, quer mais? Então vai dados históricos de mortes provocadas pelo comunismo:
    Country/Experiment------------------- Death Count
    Union of Soviet SOCIALIST Republics (USSR)-20,000,000
    People's Republic of China-----------------65,000,000
    Vietnam (North & South)---------------------1,000,000
    North Korea---------------------------------2,000,000
    Cambodia------------------------------------2,000,000
    Eastern Europe (thanks to FDR)--------------1,000,000
    Latin America---------------------------------150,000
    Africa--------------------------------------1,700,000
    Afghanistan---------------------------------1,500,000
    Cuba-------------------------------------------15,000

    TOTAL--------------------------------------92,365,000
    Pode conferir em : http://www.brazzilport.com/viewtopic.php?t=417
    O capitalismo, apesar de pequenas falhas, permite a todo ser humano crescer pelo seu próprio interesse, capacidade, esforço e dinamismo.
    Enquanto o comunismo tenta nivelar a sociedade por baixo, o capitalismo oferece oportunidades para que cresçamos. Lógico que não é um sistema perfeito, mas não vemos americanos em bóias ou jangadas improvisadas tentando entrar em Cuba clandestinamente. Nunca vimos ou ouvimos de um alemão que vivia na parte ocidental do país tentar pular o muro para fugir para a Alemanha comunista, muito menos ser fuzilado por seu governo por causa disso.
    Olhe bem, estão tentando impor aqui na América Latina o mesmo verme que quase desgraçou por completo o leste europeu, e esses movimentos como MST, ONGs como a pastoral da terra e a CNBB estão mancumunadas com esses criminosos que tentarão eleger a "arapuca de peruca" para presidencia do Brasil nesse ano. Portanto, muito cuidado com eles.
    Eu me reservo a liberdade de opinião e expressão para expor meu ponto de vista, conquistas do capitalismo.
    Forte abraço, seu irmão mais velho (Big Brother);
    Alisson Raniere

    ResponderExcluir
  9. Caro Alisson,
    Vamos por parte!
    Primeiro: Marx após impedido de exercer a vida acadêmica, tornou-se redator-chefe da Gazeta Renana. Foi nesse período que conheceu Engels( e não Hengel). Em 1843, após severas críticas ao governo prussiano, Marx é demitido. Vai para França e assume a direção da publicação Anais Franco-Alemães. Em Paris, Marx ajuda no desenrolar do periódico Vorwärtz, que contestava o regime político alemão da época.
    Em função de sua postura crítica, Marx foi expulso da França.
    Migra, então, para Bélgica. Engels o acompanha! Oferece ajuda teórica e financeira. Nesse período escrevem o Manifesto do partido comunista. Novamente é expulso e retorna à Alemanha. Lá funda, com Engels, a Nova Gazeta Renana. Após ataques aos governos locais, novamente é expulso. O restante já é de conhecimento de todos. "Baita trabalhão", não acha?
    Segundo: de onde você tirou a ideia que as experiências cubanas, soviéticas, chinesas se constituiram modelos socialista? Em nenhum caso levantado, o capitalismo foi desfeito. A essência do capitalismo(lucro, salário, exploração) permaneceram incólumes. O que se verificou nos exemplos supracitados foi o gerenciamento da lógica capitalista através do Estado despótico. Ora, quantas vezes o capitalismo utilizou do Estado para se configurar e consolidar? Basta pensar na era Bismarck, no intervencionismo keynesiano e por aí vai.
    Abraços
    Arrison

    ResponderExcluir
  10. Arrison, boa tarde. Ok, me responda apenas duas perguntas; Em qual país o socialismo deu certo? e, em qual país que experimentou o socialismo não houve chacina e tortura?
    Att
    Alisson Raniere.

    ResponderExcluir
  11. Caro Alisson,
    Como já afirmei acima,as ditas "experiências socialistas" do século XX não afirmaram as ideias marxianas(marxiana e marxista há muitas diferenças). Muito pelo contrário, as negam veementementé. Hoje estamos mais preparados para auferir conclusões daquilo que convencionou-se denominar de "socialismo real". A revolução Russa, a instauração do "socialismo real" não foram capazes de suplantar o modelo de matabolismo social do capital.
    Esse modelo, formado pela tríade capital, trabalho e Estado não pode ser definitivamente solapado sem a eliminação do conjunto que abrange o sistema. Segundo Mészaros em sua obra "Para além do capital"(publicada pela editora boitempo), extirpar uma ou duas estruturas não é suficiente. O grande desafio é superar a tríade completa que inclui a divisão hierárquica do trabalho que subordina o trabalho ao capital. Meu caro, isso não aconteceu na experiência do "socialismo real". A URSS e outros países da cortina de ferro foram incapazes de romper essa lógica. Dá depreende-se que, as "ditas experiências socialistas do século XX", de fato, jamais se constituiram uma experiência socialista, antes não passaram de um modelo capitalista gerenciado pelo Estado. Portanto, o número de mortes que você acena em comentários anteriores não deveriam estar incluídos na "lista do socialismo", mas do capitalismo. Quanta liberdade, heim?
    Portanto, respondendo suas perguntas: "Em qual pais o socialismo deu certo"? Em nenhum, pois jamais foi implantado! "Em qual país que experimentou o socialismo não houve chacina e tortura? Novamente, nenhum! Como pode alguém ser responsabilizado por algo que não fez?
    Cordialmente.
    Arrison

    ResponderExcluir
  12. Arrison, me desculpe a franqueza, mas você está ficando doido. Dizer que as mortes que citei são de responsabilidade do capitalismo é tentar mentir pra si mesmo. Busque textos falando sobre o socialismo escritos por quem realmente sabe das coisas, tipo Olavo De Carvalho, Percival Puginna e Paulo Mercadante (Paulo, não Aloisio ok?).
    Ou melhor, da uma estudada no site www.midiasemmascara.com.br e você terá muito mais informações sobre esse sistema maravilhoso que você prega hehehehe.
    Forte abraço
    Alisson Raniere.

    ResponderExcluir
  13. Caro Alisson,
    Já tive oportunidade (e você sabe) de ler artigos dos "pensadores", bem como do site na qual você fez referência. Confesso, pecam pela superficialidade. Representam uma direita míope que credita ao "socialismo" as maiores barbáries da história. Classificá-los como pífio...hum...seria elogio.
    Mas, não fujamos do foco do debate! Aliás, seu último comentário foi demasiadamente evasivo. Por isso, sem subterfúgios(míopes) , responda-me: em sua opinião, as "experiências socialistas" romperam com a tríade trabalho, capital e Estado? Ademais, houve o fim da subordinação do trabalho pelo capital?
    Cordialmente.
    Arrison

    ResponderExcluir
  14. Richelly, boa tarde.
    Primeiramente, É FATO, as mortes citadas são de responsabilidade de lideres comunistas, isso é inquestionável, e qualquer tentativa de ocultar isso é pura manipulação de informação. Só cego não enxerga o óbvio.
    Você diz que os “pensadores de direita” pecam pela superficialidade, mas questiono, o que é mais superficial que um sistema que nunca funcionou? Ou o que é mais superficial que a bíblia dos assassinos; Manifesto comunista?
    Em momento algum do “debate” fui evasivo, apenas expus aquilo que penso, e não mudo uma letra do que coloquei. Você sim fez o uso da falácia em alguns momentos, e se continuar com esse pensamento daqui a pouco estará como Lula, proferindo frases populistas para alegrar e inflar o ego da maioria das pessoas. Cuidado. Dizer que o comunismo nunca foi colocado em pratica é uma falácia típica dos “esquerdistas” para tentar camuflar o fracasso (e os genocídios) do mesmo.
    Com relação a sua pergunta, as experiências socialistas, ao meu modo de ver, afastaram muito o povo do governo, ao contrário do que muitos pensam. Um caso explícito desse afastamento pode ser resumidos em 210 KM, ou seja, a distancia de Cuba ao EUA pelo mar (hehehehe, piada não mata ninguém ok? Só o comunismo mata).
    O trabalho experimentado pelo povo durante um regime socialista pode ser classificado de trabalho escravo. Duvida? Vide China, veja a que preço esse país está crescendo anualmente. Observe a qualidade de vida de um operário chinês.
    Para podermos resumir esse “debate”, me responda somente uma coisa; Onde você preferiria morar? China ou Estados Unidos Da América?
    Alisson Raniere

    ResponderExcluir
  15. China socialista? kkkk.Comunismo em prática? hehehe. Cara, com todo respeito, mas te falta clareza conceitual. Estude muito(é o que recomendo).
    Mas, enfim, por que você não respodeu as perguntas que te fiz em comentário anterior?
    Aliás, você sabe a diferença entre capital e trabalho?
    Mas, te respondendo a pergunta que me fizestes... Não prefiro morar nem nos EUA, tampouco na China. Pois, trata-se de dois modelos na qual o sistema do capital é bastante evidente. Claro, com uma diferença: a presença do Estado.Lembrando, O CAPITAL TAMBÉM FAZ USO DO ESTADO PARA CONFIGURAR-SE. ENTENDE? O EXEMPLO DA CHINA É INCONTESTÁVEL. ENTENDE? POR UM LADO PROMOVE A ABERTURA PARA O MERCADO MUNDIAL SOB O COMANDO DO CAPITAL E, POR OUTRO, SOB O CONTROLE RÍGIDO EXERCIDO PELO ESTADO.
    ARRISON

    ResponderExcluir
  16. Arrison Arrison, Já conversamos sobre o tema ontem a noite pessoalmente em sua casa, e ficou clara minha opinião. Comunismo se caracteriza quando o estado faz o papel de mãe (melhor dizer, madrasta), o que é claramente o caso da China.
    Por demais, vou dando esse assunto por encerrado. Não imaginava que arrumaria pra cabeça com minhas opiniões, como receber e-mails de marionetes da mídia esquerdista me chamando de nazista, fato que aconteceu hoje.
    Infelizmente as pessoas estão muito influenciadas por nossa mídia corrupta e por livrinhos de intelectualistas fabricados pela USP (berço de comunistas). Num dos e-mails um tal Charles suplica para que eu vá embroa pros EUA se admiro tanto assim o povo americano, que ele fez questão de chamar de escrotos. Pura inveja de um povo livre que ama sua pátria e se orgulha de viver numa nação exemplo para todo mundo, apesar de hoje em dia não ter um presidente a altura de sua grandeza.
    Forte abraço, e continuo aqui, mas apenas como leitor, sem mais comentar para evitar esses ataques idiotas, feitos por invejosos incapacitados.
    Alisson Raniere Berkenbrock.

    ResponderExcluir
  17. Alisson,

    A conversa que tivemos foi bastante elucidativa. Temos leituras diferentes da realidade, apesar das divergências, temos muito em comum! A tolerância é uma delas. Voltaire já afirmava: "Posso não concordar com uma palavra que tu dizes; mas defenderei até a morte o direito de dizê-las". Respeito sua opinião é desejo que a mesma seja externada sem qualquer repúdio!
    Atenciosamente.
    Arrison

    ResponderExcluir
  18. Paulo Henrique Schlickmannfevereiro 16, 2010

    Algumas notas, interferindo no debate:

    Não entendo esse mundo, há tempos, estranho os fatos, mas o que mais estranho, são os ditos cultos de laboratório. É funesta a opinião destes caras; pior são os seus conceitos. Pergunto ao Alison; O que é Liberdade? As mortes que os EUA causam, livra o capitalismo de culpa? Os pequenos defeitos do capitalismo, PEQUENOS!!! E os vagabundos! Essa liberdade é uma ratoeira mesmo.
    Aponto acentamentos de sem terra com sucesso! Você chega ao super mercado e encontra o leite TERRA VIVA! Empresa do MST! Você chega ao acentamento NOSSA TERRA em São Miguel do Oeste - SC, não encontrará vagabundos.
    Dois exemplos entre vários. Não consigo entender a modéstia do Arrison e sua paciencia. Não entenderiamos o mundo do capital se não lessemos MARX! A opinião da rede globo perdura na mente nefasta dos passistas! Essa é nossa cultura. Ah! um Nietzsche para esse povo.

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.