O Carnaval atrai uma multidão de foliões para os clubes, praias e avenidas, mas também há uma boa parcela da população que não quer saber dessa festa.
É comum moradores reclamarem do barulho provocado pelos ensaios de escolas e grupos carnavalescos, muitas vezes atrapalhando o trânsito em algumas cidades e o sossego de quem gostaria de estar bem longe da muvuca.
Como conciliar a tranquilidade e a euforia? Problema nada fácil de resolver!
Não lembro se foi no ano passado, mas um bloco carnavalesco de nossa cidade teve de limitar seu horário de ensaio, por exigência de alguns vizinhos que reclamavam do excesso de barulho no período noturno. Acredito que não eram apenas alguns; eram os poucos que tiveram coragem de reclamar.
Por outro lado, muitos foliões querem que os que não gostam dessa festa suportem, por alguns dias, o som muitas vezes estridente dos altofalantes, a bateria e a voz nem sempre afinadas ao enredo apresentado. Afinal, é Carnaval!
Entre os dias 18 e 31 de janeiro apresentei uma enquete aos leitores perguntando:
Onde você vai passar o Carnaval?
Por incrível que possa parecer, desmistificando a ideia de que quase todo mundo gosta de Carnaval, 30% dos leitores responderam "Quero ficar bem longe das festas carnavalescas".
Ora, nada mais nada menos que quase 1/3 dos leitores não querem saber de Carnaval! E se considerássemos que o total de votantes na enquete representasse a população de Imbituba, muito embora fosse a minoria, não se poderia menosprezar tamanha fração da população. Afinal, percentual suficiente (30%) para se eleger quase 5 vereadores na cidade; ou, com esse percentual, traduzido em aproximadamente 9 mil votos (realidade de Imbituba), quase se elege o prefeito.
A opção "Vou ficar em Imbituba, mas não gosto do Carnaval daqui" foi escolhida por 11% dos leitores do blog, enquanto 12% disseram que não residem na Zimba, mas virão para cá no Carnaval. O que não se sabe é se a totalidade desses 12% virão porque gostam do Carnaval daqui ou vêm porque procuram uma cidade mais tranquila.
Cinco por cento dos leitores assinalaram a resposta "Sou imbitubense e vou ficar por aqui, pois não tenho outra opção". E os imbitubenses que passarão o Carnaval em outra cidade representaram 7% dos votantes.
O maior percentual de escolha (31%) ficou para os imbitubenses que disseram que vão ficar por aqui, pois gostam do Carnaval de Imbituba. Ou seja, excluindo-se os votos dos leitores de outras cidades (12%), e se considerarmos que residem em Imbituba todos os que responderam que preferem ficar longe das festas, apenas pouco mais de 1/3 (36%) da população local gosta e fica por aqui, por opção. Isso reflete que as festividades e o que se apresenta ao imbitubense durante o Carnaval não o agradam.
Bem, isso foi apenas uma enquete, sem se usar qualquer método científico de pesquisa, na qual votaram 85 leitores. Portanto, cada um tire suas próprias conclusões.
Pena, esse resultado não me espanta. Por várias vezes ouvi a expressão "mas como você não gosta de carnaval?", após manifestar minha opinião sobre a festa. Muitas pessoas omitem sua opinião para não ficar justificando-a para os outros, afinal, é um costume da imensa maioria das pessoas querer saber o porque de nossas opiniões; costume esse que não se vê em países de primeiro mundo. A internet deu voz a cada cidadão e de forma anônima cada um expressa aquilo que realmente pensa. Eu pessoalmente detesto o carnaval. Festa financiada nas grandes cidades por criminosos e nas pequenas nada mais é que parte do "pão e circo" dado ao povo.
ResponderExcluirForte abraço
Alisson Raniere.
Tem que gostar né... não tem mais nada pra fazer aqui!
ResponderExcluir