Leitores preferem o hospital São Camilo administrado pela prefeitura

Eu já publiquei algumas postagens sobre o Hospital São Camilo e, no fim do mês passado, coloquei neste blog uma enquete para saber o que o leitor pensava a respeito da situação do hospital.

Para minha surpresa, os leitores votaram opinando no sentido de preferirem que o hospital passasse a ser administrado pela prefeitura. Muito embora o número de leitores que votaram na enquete foi pequeno, penso que o resultado deve ser considerado pelo governo municipal, como também pela própria administração do São Camilo.

Veja a enquete e o resultado:
A respeito dos problemas financeiros do Hospital São Camilo e da campanha de contribuição na conta de energia (o leitor podia escolher mais de uma resposta):

a) Não estou contribuindo => 4% das opiniões;
b) Estou contribuindo => 35% das opiniões;
c) Não contribuirei => 10% das opiniões;
d) O hospital está sendo mal administrado => 31% das opiniões;
e) A população tem de ajudar => 16% das opiniões;
f) A situação financeira não é transparente => 25% das opiniões;
g) Melhor a prefeitura assumir a administração do hospital => 47% das opiniões.
Como se pode ver, boa parte dos leitores votantes assinalaram que estão contribuindo através da conta de energia elétrica, mas a mesma quantidade de leitores assinalou as respostas "o hospital está sendo mal administrado" e "a situação financeira não é transparente".

A maior parcela dos leitores escolheu a opção "melhor a prefeitura assumir a administração do hospital".

Diante dos resultados, penso que o administrador do hospital, recém contratado, deve divulgar claramente quanto que o hospital está arrecadando com as contribuições via fatura de energia elétrica e, tão logo venda os produtos recebidos da Receita Federal, deve providenciar a divulgação do "lucro". Melhor seria se divulgasse um balanço, mostrando de onde vêm os recursos e para onde vão.

Mas algum leitor pode dizer: "-o hospital é privado e não tem obrigação de apresentar balanço à população."
Sim, tem razão! Entretanto, a partir do momento que a administração do hospital pede socorro à municipalidade (governo e cidadãos) e recebe ajuda financeira, essa entrada de contribuição deve ser bem, muito bem divulgada, sob pena de receber, também, a desconfiança do povo e a retração no auxílio financeiro.

3 comentários:

  1. Esta pesquisa mostra que a população está insatisfeita com a atual administração. Penso que o munícipio tem obrigação de assumir a direção do hospital, porque é de responsabilidade dos governos, municipal, estadual e federal garantir saúde a todos, está na constituição, ou o que está lá não é pra ser cumprido. O hospital atualmente vive de esmola, porque campanha de R$ 1,00 real na conta da luz é esmola. Imbituba é uma cidade turística, (é o que dizem), você teria coragem de levar sua família para passar as férias, numa cidade em que o hospital está pra fechar? você se sentiria Seguro? O assunto é sério, mas levam na brincadeira, pensem....

    Nó no Nó

    ResponderExcluir
  2. boa postagem... lembro que o pai de um amigo meu até estava interessado em comprar um apartamento em nossa cidade, ele é de Porto união, mas quando viu o preço e olhou a infra instrutura da cidade, decidiu comprar em outro lugar, e um dos fatores que mais pesou foi justamente este... o hospital em péssimas condições!

    Arthur Silveira

    ResponderExcluir
  3. Nó no Nó, penso que o problema é por demais sério! Acredito que seria muito importante que os vereadores realizassem uma audiência pública para que a população tivesse acesso às informações completas sobre a situação do hospital e sua administração. Discutir se o hospital é ou não viável nas mãos de particulares. Se o hospital deve ser administrado pela prefeitura ou não. Vejo que as coisas estão sendo feitas sem que a população saiba claramente sobre os fatos.
    Essa audiência pública foi até apresentada ou sugerida pelo vereador Christiano, mas depois ele não deu prosseguimento. Seria bom que ele retomasse a ideia.

    Arthur, um hospital decente na cidade é fator importante para seu desenvolvimento, mas nem todos tem essa visão.

    Quero dizer a vocês dois que durante o momento em que eu estava escrevendo essas respostas, fui comunicado de um email encaminhado pela direção do hospital a muitas pessoas. Eu não recebi, mas já estou tentando ter acesso ao teor dele. No email, a direção do hospital estaria afirmando que as "irmãs" estão sozinhas tentando resolver o problema do hospital. E acusam do secretário de estado, Dado Cherem, de enganá-las. Pelo que sei, o secretário está, sim, cumprindo com a promessa de ajuda financeira ao hospital. Não vou falar mais nada até ter acesso ao teor da mensagem divulgada. Mas que isso vai dar pano pra manga, vai! E eu já havia alertado alguns políticos sobre essa situação.

    Obrigado pela participação de vocês

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.