Jornal Popular Catarinense não publica mais minha coluna

Leitores, para quem acompanhava minha coluna no jornal Popular Catarinense, publicada em todas as sextas-feiras, deve estar curioso para saber por quê o jornal não a publicou no dia 07 e ontem (14).

Hoje, faria o primeiro aniversário da coluna. Infelizmente, não pude comemorar.
Mas, afinal, qual o motivo do fim da coluna Política & Sociedade? Estou até agora querendo saber. Em princípio, teria sido em razão de uma exigência do proprietário do jornal, a qual não foi aceita por mim. Queria ele que eu colocasse meu nome na coluna e deixasse de usar o codinome Pena Digital. Como dono daquele veículo de comunicação, ele tem todo o direito de estabelecer regras em sua empresa jornalística. Ocorre, porém, que essa exigência não foi feita quando iniciei a coluna. Tampouco estaria o jornal cometendo algum crime em manter uma coluna assinada com um simples codinome. Neste blog, enumerei vários motivos para justificar a utilização do codinome Pena Digital.

Diante da exigência, preferi não aceitá-la. Não por caprichos, mas porque entendo que isso é uma afronta ao meu direito de expressão. Porque entendo que a coluna, não tendo um nome que seja vinculado a isso ou aquilo, seria lida e compreendida conforme deseja o autor. Em Imbituba, como já falei em um comentário meu, publicado na postagem "Imbituba é Sucupira, sim!", a maioria das críticas são vistas como perseguições ou de cunho político-partidário. Com o tempo, quem sabe, a população amadureça e acredite que, como eu, há pessoas que são diferentes dos paradigmas existentes na Zimba.

É lamentável que tal fato tenha ocorrido. O único jornal da cidade com regularidade de publicação teria que ser o primeiro a defender o direito de expressão, ainda mais quando se tratava de coluna de teor crítico, que aborda temas políticos.
Quero acreditar que essa exigência não tenha sido, apenas, um pano de fundo.

Quando criei este blog foi porque eu desconfiava que minha coluna no jornal não teria vida longa, graças as minhas críticas contundentes em muitos momentos. Portanto, eu já esperava que o jornal não iria, por muito tempo, abraçar minha coluna.

Creio que o jornal perde com isso. Perde um pouco da confiança dos leitores.
Eu, por outro lado, fico aqui, no meu cantinho, continuando a escrever sobre as mesmas coisas que escrevia lá, no jornal. Tenho projetos para ampliar a divulgação do blog e melhorar este pequeno trabalho que faço, sem interesses político-partidários, sem interesse de promoção pessoal minha ou de qualquer outra pessoa, buscando sempre fazer críticas às ações públicas e não às pessoas que as promovem.

Só espero que os leitores, que os cidadãos de bem de Imbituba ajudem a levar este blog ao primeiro aniversário, no dia 15 de janeiro, já que não pude comemorar o aniversário de minha coluna, hoje!

4 comentários:

  1. Sem trocadilhos, é uma pena que isso ocorra em pleno século XXI. De qualquer forma continuaremos acompanhando seu trabalho pelo blog, sei que ficará mais dificil (pois é o que eles querem) para voce, mas a verdade tem que continuar sendo dita doa a quem doer! Apesar de estar morando em São José, pois não havia condições de futuro em nossa querida terra natal, continuo torcendo pela zimba, pois tenho muitos amigos aí, muitos sem emprego, pois o mar de oportunidades infelizmentre não é para todos! Aqui tenho dois empregos com carteira assinada e aí na zimba? Muita coisa tem que mudar e o seu blog faz um importante papel! Parabens e força nesse momento!
    Arthur Silveira

    ResponderExcluir
  2. Arthur, a coluna no jornal, com certeza, dava publicidade ao meu (nosso) blog, pois o jornal chega às mãos de muita gente que não possui acesso à internet ou que navega apenas por sites fúteis e não descobre o blog.
    Mas, também, há muita gente que abre o jornal apenas para ver as fotos da coluna social. Acredito que quem era meu leitor vai continuar meu leitor, pois quem lia minha coluna se interessava por política. E, sendo assim, vai dar um jeitinho para acessar o blog.
    Como diz o ditado, há males que vem pra bem. Afinal, se eu não suspeitasse que minha coluna não fosse durar muito tempo (e até que durou), eu não teria criado o blog.
    Tenho projetos para meu (nosso) blog e acredito que vai dar certo. E, se der certo, ficará bem melhor. E espero que você continue dando um jeitinho de ler e - o mais importante - participar.

    Obrigado pelo seu apoio.
    Apesar de tudo, tenho que agradecer ao proprietário do jornal Popular, por ter me dado o espaço que usei até hoje.

    ResponderExcluir
  3. Isso é uma vergonha mesmo! Dá nojo do tal responsável pelo jornal. Coisa feia hein!

    ResponderExcluir
  4. Ele está no direito dele. E não o verei como inimigo por causa disso. Eu queria apenas informar aos meus leitores o motivo de minha saída do jornal.
    Com o tempo, leitor(a), aprendemos a ver além do que os olhos podem nos mostrar, e a entender o que era imcompreensível em outras épocas.
    E o tempo... é o melhor remédio.

    Obrigado por sua participação.

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.