Voto: obrigatório ou facultativo?

Sempre fui contrário ao voto facultativo. Isso porque os brasileiros participam muito pouco da vida política em todas as esferas do Poder Executivo e Legislativo. Uma maior participação ocorre nos períodos eleitorais, quando, praticamente, só se fala de política. E, dessa forma, ainda que a cada dois anos, quando temos eleições, o povo recebe algumas doses de política, tornando-se mais politizado.

A partir do momento que se exclui o voto obrigatório, mais e mais pessoas, em decorrência de suas decepções com os candidatos nos quais votaram, passarão a ficar em casa no dia das eleições, evitando participar de qualquer atividade política, aumentando a corrupção, por falta de fiscalização e avaliação popular, com consequente fragilização da democracia.

Nem tudo que dá certo lá fora terá o mesmo resultado no Brasil, por questões diversas. Às vezes pela cultura distinta, ou pelo nível educacional baixíssimo, ou por um comprometimento deficitário com a nação.

Hoje, a Folha de São Paulo publicou uma entrevista com o Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ministro Carlos Ayres de Britto, em que ele afirma que mudou de ideia com referência a sua posição favorável ao voto facultativo.

Disse ele: "Sempre que solicitado, vinha me pronunciando pelo voto facultativo. Nos países de democracia consolidada e economia desenvolvida prepondera o voto facultativo. Sobretudo após um debate recente, fiquei convencido de que a questão do voto depende de cada povo e do estágio de evolução democrática. Cada eleição popular opera empiricamente como um processo de educação política. A eleição é tanto mais popularmente participativa quanto obrigatório o voto. Nesse estágio da nossa evolução democrática e econômica cada eleição cumpre um pouco esse papel. O voto facultativo significaria uma desmobilização física, provavelmente com maior repercussão nos setores mais economicamente necessitados e com menos educação formal."

Fico feliz com a mudança de pensamento do Ministro. Afinal, nem tudo que é obrigatório é contra a democracia.

Nenhum comentário:

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.