Está faltando ética e responsabilidade

Leitor, na era das redes sociais, da ditadura do politicamente correto, da polêmica sobre o controle social da mídia, da discussão a respeito do que deve ou não ser dito ou escrito, de ser honesto ou se envergonhar por sê-lo, parece que ser esperto - o jeitinho - é o combustível para se dar bem na vida e diante da sociedade, que não mais recrimina tais atitudes e espera a sua chance de agir igualmente.

Há anos que cobro da imprensa local atitudes éticas e compromissadas com a qualidade das notícias, e, principalmente, com a verdade.
A imprensa do "copia e cola" se transformou na regra do jornalismo local.
Abastecer-se de notícias para atingir inimigos políticos, em troca de dinheiro público que financie jornais e rádios não envergonha mais ninguém que está por trás dos veículos de comunicação e se utilizam desses mecanismos. A população ignora tudo isso, como se não fosse algo tão nocivo, pois perdeu a capacidade de pensar sozinha.

Na política, chegou-se a um ponto que a sociedade já pensa em jogar a toalha, porque não acredita em mais ninguém, nem no futuro. Trocar atores não mudará a situação, pensam os eleitores. É a triste realidade da desesperança. E a única coisa que faz, contrariando suas próprias e pobres críticas, é esperar tudo do Estado, como se ele pudesse resolver todos os problemas da sua vida, mesmo sabendo que esse mesmo Estado não consegue mais suprir nem o básico necessário. O Estado faliu. A sociedade está apática.
O cidadão tem de assumir suas responsabilidades ou continuará pagando pela sua omissão.

Creio que está faltando muito mais ética que qualquer outra coisa no país. A corrupção é algo que nunca será debelada, mas temos, pelo menos, que reduzi-la. E é o cidadão, a imprensa e políticos, através da ética, que poderão mudar esse cenário. Um cidadão ético, uma imprensa ética, políticos éticos.

Deixo aqui um vídeo de pouco mais de três minutos que resume o que devemos fazer para mudar a realidade em nosso país. É um dos tantos vídeos que você poderá encontrar no YouTube, do Doutor Mário Sérgio Cortella.

4 comentários:

  1. É verdade, estamos recuando e dando oportunidade para que os 10% se sintam a maoria e ainda direta ou indiretamente, fomentando a idéia de que todos são corruptos e que ninguém merece credibilidade. Com este ideario vão se perpetuando no poder através do voto do cidadão honesto e trabalhador. Temo que redobrar esforços para reverter esta situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laudenir, essa é a máxima que se pretende manter viva para que a população acredite que todos que assumem cargos públicos eletivos irão se corromper, fazendo com que o cidadão honesto e contrário à corrupção se candidate e se envolva em política com a intenção de mudar. Sabemos, é claro, que a mudança é difícil, pois está encrustada na cultura brasileira. Entretanto, temos que continuar tentando.

      Excluir
  2. Ups, meu comentário sumiu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como conversamos por email, seu comentário não chegou, por problemas no envio.

      Excluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.