'Ranking dos partidos mais corruptos do Brasil' - verdade ou lenda da internet?
"Nota de esclarecimento
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publica, no Diário de Justiça e no sítio de seu domínio, os julgamentos proferidos em observância aos princípios constitucionais da publicidade, para garantia da transparência dos atos administrativos praticados.
O Tribunal Superior Eleitoral não produz estatísticas sobre condenações de políticos ou de partidos políticos. Eventuais dados estatísticos veiculados na internet proclamando basear-se em lista do Tribunal Superior Eleitoral não emanam deste órgão, não são de sua responsabilidade, nem têm o seu respaldo, até mesmo porque não se tem notícia dos critérios e da metodologia aplicada em cada caso." (link da nota)
"Não existe no âmbito da Justiça Eleitoral um sistema de acompanhamento estatístico. Assim, a pesquisa foi realizada pelo juiz Márlon Reis, que desenvolve atualmente tese de doutorado sobre o tema na Universidade de Zaragoza, Espanha. Também presidente da Associação Brasileira de Magistrados, Procuradores e Promotores Eleitorais (ABRAMPPE) e integrante do Comitê Nacional do MCCE.
A pesquisa foi feita a partir dos dados processuais de cada caso, com base nas informações disponíveis nos sites dos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE’s) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Algumas informações foram obtidas através de consulta direta aos tribunais e zonas eleitorais. Muitas vezes, notícias veiculadas na imprensa permitiram a descoberta da cassação. Nestes casos, a informação foi checada à luz dos da dos da Justiça Eleitoral.
Vários dos processos mencionados ainda se encontram em andamento. Portanto, alguma decisão pode ter sido revertida.
(Os dados foram atualizados em 07/09/2007)"
"Ranking dos partidos
Os atingidos pelas medidas estão distribuídos por 21 diferentes partidos políticos. No caso das eleições majoritárias (para o Executivo e para o Senado), foram considerados apenas os partidos políticos dos “cabeças de chapa”, ou seja, não houve menção aos partidos dos vices e suplentes."
"Processos em andamento (Eleições 2006)
Segundo dados fornecidos pela Corregedoria Geral Eleitoral, que remeteu consulta nesse sentido a todos os tribunais regionais eleitorais por solicitação do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, ainda tramitam na JE 1.100 processos relativos às eleições de 2006. Todos eles podem levar à cassação de mandatos. Isso significa que os números dos atingidos nas últimas eleições ainda deverão aumentar consideravelmente.
Bem, diante da metodologia utilizada, e tendo em vista que dados foram adicionados à lista a partir de "notícias veiculadas na imprensa", é possível levar a uma conclusão de que o ranking não é fidedigno. Logo, ele serve apenas como um indicativo da corrupção no país, não expressando com fidelidade, infelizmente, qual é o partido que possui mais corruptos cassados.
Há um confronto explícito entre filiados e simpatizantes dos partidos PT e PSDB, por conta da oposição que fazem entre si no cenário nacional, ignorando-se o *DEM, primeiro colocado na tabela e aliado do PSDB; e o PMDB, segundo colocado e aliado ao PT no âmbito federal.
Os filiados e simpatizantes deveriam cobrar de seus partidos uma postura íntegra, solicitando que expulsem das agremiações todos os que foram condenados por corrupção, de forma a purificar as siglas; separar o joio do trigo.
De nada adianta o Judiciário condenar um corrupto, se o partido ao qual ele é filiado permite que permaneça em seu seio, alimentando-se do poder ou maculando a imagem da sigla, de seus filiados e demais políticos.
Compartilhamento de informações
Leitor, fico muito preocupado quando internautas compartilham informações sem verificarem a fonte. Não passam de uma comunidade de macacos de laboratório que repetem o que veem ou sentem. Como podem reclamar ao serem enganados por maus políticos, se eles mesmos contribuem com essa enganação ao compartilharem notícias falsas ou que não expressam toda a verdade?
Todas as explicações sobre o ranking estão disponibilizadas neste link, com a lista dos partidos envolvidos.
Para aqueles que fazem parte dos partidos que estão nas últimas posições, não fique tão feliz. Os partidos do fim da lista são os menores em número de políticos com cargo eletivo. Logo, proporcionalmente, podem ser tão corruptos quanto os que estão no topo.
Sergio, este blog contem grandes verdades que devem ser transmitidas aos internautas. Corporativismo só é validado se a pessoa defendida esta correta. Os compartilhamentos de denuncias devem ser pesquisadas.Os partidos devem ser cobrados para manter em suas fileiras somente candidatos honestos.
ResponderExcluirUma mentira repetida por várias vezes facilmente torna-se em verdade, então, antes de replicar informações que dizem ser verdadeiras, investigue, porque além de irresponsável você pode estar praticando um ato criminoso pelo qual poderá responder.
ResponderExcluirEsse tal ranking divulgado em inúmeros blogs já visitados por mim, dentre eles um com milhares de leitores, tornou-se "prova robusta" para apontar qual é o mais corrupto. Entretanto, verificando-se que não é um estudo definitivo, não se pode usá-lo como prova de nada. A única certeza desses dados é que possuímos um sistema eleitoral corrompido por políticos e eleitores, e que as redes sociais estão a cada dia mais replicando mentiras e inverdades, sem que se preocupe com o resultado disso. Obrigado por sua visita!
ExcluirTer senso crítico nestas situações nos livra de passar vergonha. Hoje em dia antes de compartilhar pesquiso o assunto, pois se compartilharmos mentiras estaremos nós igualando ao que estamos tentando combater que é são os políticos que fazem na nossa política uma mentira que nos envergonha e nos priva de ter orgulho de nossa nação.
ResponderExcluirNinguém está livre de cometer uma falha dessa, mas é sempre bom ter cautela, pesquisar, para depois compartilhar.
Excluir