3ª Sessão Ordinária: demorada e cansativa

A oposição recrutou através do Facebook uma legião de filiados e simpatizantes para assistirem à sessão. Era dia de votação da tão criticada descentralização ou qualquer outra coisa nesse sentido.
A Casa estava cheia. Não havia cadeira sobrando no plenário. Mas, a paciência tem limite. Pelo menos para mim.

Não consegui ficar na sessão até o seu final. Iniciou-se com mais uma leva de Indicações, exigindo mais um esforço da secretária Rosália Sgrott (PP). Creio que ela já deve ter se arrependido de assumir esse cargo. Melhor ela. A leitura é rápida.
Após essa leitura, foi à tribuna o Diretor Presidente da SCPar Porto de Imbituba, Luis Rogério Pupo Gonçalves, que falou e foi sabatinado pelos vereadores, até as 22h00, atrasando demasiadamente o início da sessão. Prolixo e com timbre de voz enfadonho, ele falou, falou e não disse muita coisa que interessasse. Não havia mesmo muito o que dizer sobre o que se fará durante apenas dois anos. Como eu disse em outro artigo, o Porto não é uma quitanda.

Durante a sabatina, o vereador Rogberto de Farias Pires (PPS) fez um comentário que não entendi. Disse ele, se referindo à estrutura de atracação do Porto de Imbituba, que a única coisa que a ICC-Indústria Carboquímica Catarinense trouxe de bom para Imbituba foi a construção do berço 3.
Talvez, porque eu tenha sido funcionário dessa empresa, por mais de uma década, fez com que eu não gostasse do comentário feito. A ICC não trouxe só um berço, mas deu muitos empregos e salários para Imbituba e região, como também, em função dela, veio energia elétrica, água tratada, telefonia, acessos - Norte e Sul - asfaltados, Ensino Médio, profissionalização de muitas pessoas, possibilitou a organização sindical, instalação da Vara do Trabalho e do Forum da Comarca, além de abastecer os cofres municipais com muitos tributos, por anos a fio. E, se não estou enganado, nos anos duros do Porto de Imbituba, foi graças à ICC que chegavam e saíam navios com cargas decorrentes de suas atividades, gerando empregos a portuários como ele, que era e é estivador.

Continuemos...
Descontração durante a pausa da sessão
A plateia, como um dos vereadores nominou as pessoas que estavam lá, já não suportavam mais ouvir sobre o tema Porto. Na verdade, estavam lá por um único motivo: o Projeto de Lei Complementar nº 275/13. Ainda que soubessem - ou alguém duvidava? - qual seria o resultado da votação.

Eu penso que os cidadãos devem comparecer às sessões. Não precisam ir em todas, mas ter uma regularidade. Mas há um fato que observo nessas ocasiões em que a casa está cheia. Não estão lá para acompanhar o trabalho legislativo. Estão lá por questões pontuais. E os comentários murmurados e opiniões mais exaltadas passam longe da sensatez. Porque desconhecem o processo. É moroso? É chato? É político-partidário? É, é tudo isso e algo mais. Mas esse é o processo legislativo, e não é característica exclusiva da Câmara de Vereadores de Imbituba.

Mas, vamos em frente...

Indicações:

Indicação nº 48/2013 – Indica ao prefeito a substituição de lâmpadas vapor mercúrio 80 w por vapor de sódio 70w na Rua Antônio Justino Teodoro Ferreira, no bairro Campestre.
Autoria: Vereador Anderson Teixeira (PSD).

Minha opinião: idem à da Indicação 31/13, apresentada na sessão anterior.

Indicação nº 49/2013 – Indica ao prefeito que solicite a abertura da Rua Alcino João Pacheco, no bairro Alto Arroio.
Autoria: Vereador Guilherme Santo Souza (PMDB).

Indicação nº 50/2013 – Indica ao prefeito a ampliação da Avenida Beira Mar.
Autoria: Vereador Guilherme Santo Souza (PMDB).
Observação: não ouvi a leitura dessa Indicação e procurarei saber do que se trata e trazer aos leitores.

Indicação nº 51/2013 – Indica ao prefeito a criação de um restaurante comunitário.
Autoria: Guilherme Santos Souza (PMDB).

Observação: verificarei o teor desta, também.

Indicação nº 52/2013 – Indica ao prefeito que busque viabilizar a implantação de uma base do corpo de bombeiros no bairro Nova Brasília.
Autoria: Vereador Guilherme Santos Souza (PMDB).

Minha opinião: sinceramente, desconheço alguma cidade do tamanho de Imbituba que tenha mais de uma unidade do corpo de bombeiros. Tenho certeza que o próprio vereador propositor não acredita nessa realização proposta.

Indicação nº 53/2013 – Indica ao prefeito a ampliação do Centro Educacional Infantil Altona (CEIA), no bairro Nova Brasília.
Autoria: Vereador Guilherme Santos Souza (PMDB).

Indicação nº 54/2013 – Indica ao secretário de Segurança Pública do Estado de Santa Catarina, Senhor César Augusto Grubba, a instalação de um Posto Policial nas proximidades do Supermercado Alto Arroio e o Posto Alto Arroio, no km 276, na comunidade Alto Arroio.
Autoria: Vereador Luís Antônio Dutra (PSDB).

Minha opinião: o posto poderá até sair. Funcionar, porém, quase impossível. Não com o pequeno efetivo policial existente no estado.

Indicação nº 55/2013 – Indica ao prefeito a construção de uma creche no bairro Alto Arroio, no terreno existente ao lado do Ginásio de Esportes.
Autoria: Vereador Luís Antônio Dutra (PSDB).

Minha opinião: com certeza, já deve ser uma necessidade nesse bairro.

Indicação nº 57/2013 – Indica ao prefeito a realização de estudo na Rua Manoel Florentino Machado, no trecho compreendido entre o trevo de Vila Nova Alvorada e a rótula de acesso à Rua Três de Outubro e à Cancha.
Autoria: Vereador Rui Geraldo Rodrigues (PSDB).

Observação: o vereador Dorlin Nunes Júnior (PSDB) informou durante a sessão que já estão elaborando projeto para esse trecho, no sentido de torná-lo mais seguro para o trânsito.
Aquele projeto para a federalização e a duplicação desse trecho, conforme se divulgou no ano passado, como podem ver aqui, deve permanecer na gaveta do governo federal, por mais alguns anos.

Requerimento:

Requerimento n° 008/2013 – Requer à CASAN–Companhia Catarinense de Águas e Saneamento informações sobre a colocação de hidrantes em pontos estratégicos do Município de Imbituba.
Autoria: Vereador Luís Antônio Dutra (PSDB). (Entrou na pauta em regime de urgência especial e foi aprovado, por unanimidade)


Projetos de Lei:

Projeto de Lei Complementar n° 275/2013 – Dispõe sobre a Estrutura Organizacional Básica do Poder Executivo do Município de Imbituba e dá outras providências.
Autoria: Prefeito Jaison Cardoso de Souza. (Aprovado por maioria)

Destaque: chegamos ao projeto que fez lotar a Câmara. Durante a semana passada e o decorrer desta, o Facebook tornou-se o forum de discussões sobre a nova estrutura da prefeitura. Opiniões coerentes, outras nem tanto, o que se via era uma indignação oposicionista, sendo que alguns deles, pelo que se ouviu falar no decorrer do processo eleitoral, aguardava com ansiedade a vitória de seu candidato para assumir um cargo comissionado na "teta da vaca", termo que foi ilustrado na postagem que deu início à discussão no Facebook.
Retirei de lá dois comentários - um de cada lado -, os quais publico ipsis litteris:
Do vereador Renato Figueiredo (PSD):
"O resultado é esse vereador Renato Ladiada CONTRA Vereadora Lea Lopes CONTRA Vereador Anderson Teixeira CONTR........A Vereador Robertinho CONTRA .......OS DEMAIS VEREADORES VOTARAM A FAVOR E INFELISMENTE TENHO QUE ANUNCIAR A VOÇÊS QUE O PROJETO DE LEI FOI APROVADO E IMBITUBA É HOJE O MUNICIPIO COM MAIOR NUMERO DE SECRETARIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA......DORME COM BARULHO DESSES......ARGUMENTEI FIZ TUDO QUE A LEI ME PERMITE MAS INFELISMENTE SOMOS 4 CONTRA 9 ESSA É A REALIDADE....MAS ME SINTO EM PAZ COM MINHA CONCIENCIA AGI DE ACORDO COM AQUILO QUE ACREDITO E SERÁ ASSIM AO LONGO DESSES 4 ANOS OBRIGADO PELO APOIO E A CONFIANÇA EM MIM DEPOSITADA BOA NOITE!!!"
Ora, leitor, o vereador Renato não pode se sentir decepcionado com o resultado, porque ele sabia que a oposição tinha a minoria na Câmara, assim como na legislatura anterior, quando o partido dele fazia parte da situação. Bom frisar que na anterior só teve oposição quando o amor acabou.
De Omar Pacheco (PP), suplente de vereador e um dos secretários nomeados:
"Por favor, qual é a minha ali que eu não identifiquei. Seria aquela que o PSD deixou vaga e ocupou durante vários anos? kkkkkk
O que vocês esperavam da cidade que mais cresce em Santa Catarina. Tudo isso é graças ao trabalhos destes secretário, prefeito, vice-prefeito, diretores e servidores da prefa.
Ei, parece que vai ser criada mais uma secretaria, só que não sabem para quem. Eu até sugeri ao prefeito que sorteasse entre vocês, mas ele disse que vocês não queriam. Verdade? Contei todos os comentários deu exatamente o número de votos do amigo Crhis. O pior é que desses, demagogo, dois que trabalharam contra foram pedir emprego pro prefeito."
Leitor, esse segundo comentário, com tom irônico, deixa transparecer e leva à suspeita que o indicado não possui postura para assumir uma secretaria. Seja ela qual for a importância no staff.


O que penso dessa reforma? Serei coerente, como sempre busquei ser neste blog e na minha vida. Todos sabem de minha oposição crítica ao governo estadual, por abraçar as secretarias regionais, depois que Raimundo Colombo, antes de ser governador, foi à TV chamá-las de cabides de emprego, quando foram criadas por Luiz Henrique da Silveira. Ninguém me convence de que as SDRs são desnecessárias, não atingem nenhum fim social, são estruturas caras e, acima de tudo, inconstitucionais.


Diante disso, não posso concordar com o aumento do número de secretarias no município de Imbituba. A reforma é despropositada, injustificável, do ponto de vista social, e descabida neste momento. Penso que o atual governo terá de mostrar muito trabalho para amenizar esse fato em sua história. (Leia a justificativa do governo)

A oposição, seus políticos, filiados e simpatizantes, por sua vez, não tem como fundamentar a crítica que fazem ao atual governo municipal, se silenciam diante da gastança produzida pelas SDRs, nas quais não trabalha nenhum funcionário concursado para nelas ocuparem algum cargo de carreira. Todos, sem exceção, indicados politicamente, pelos partidos que compõem a poli aliança. 

Ainda, não se pode afirmar que, caso a oposição fosse vencedora nas eleições passadas, não aumentaria o número de cargos comissionados e secretarias, para acomodar o número de partidos que se propagandeava muito maior que o que compunha a chapa de situação.

Esse moralismo político caolho e manco tem de ser banido da sociedade que se diz indignada com a corrupção ou com os fatos apontados nas discussões produzidas nas redes sociais ou no balcão do boteco. Ou enxerguemos com os dois olhos ou viveremos abastecendo o balcão de negócios da política partidária.

6 comentários:

  1. Parabéns pela matéria! Será que vão criar a Secretaria do Leste?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até que enfim você apareceu por aqui. Seja bem-vindo! Gostei da foto no perfil. rsrsrs

      A secretaria Leste será a Secretaria das Araras.

      Excluir
  2. Eu vou só comentar sobre o que disse o vereador Rogberto: A ICC, foi a empresa que durante 15 anos sustentou o município de Imbituba, se tinha poluição, foi por incompetência do próprio município que tinha como cobrar isso... A cidade de Cubatão acabou com a poluição graças a ações da prefeitura local. E pra encerrar... porque que os vereadores não questionam a área da ICC que foi cedida para a prefeitura instalar sua sede administrativa até JANEIRO DE 2015, pra quem não sabia, o contrato de comodato entre a Gaspetro e a prefeitura, encerra em JANEIRO DE 2015, isso sem falar de várias ações na justiça onde a GASPETRO pede a devolução do patrimônio, por não estar sendo usada com o que determina o contrato. Porque os vereadores nunca questionam sobre o uso da ICC por dois empresários da cidade, que ali ganham volumes de dinheiro a nossas custas (contribuintes). Qual é a mágica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a ilegalidade patente que eu mesmo já publiquei aqui, continua no local, e nunca ouvi nenhum vereador reclamar disso.

      Excluir
  3. Bom, maior número de secretarias do estado, é verdade? Estão de brincadeira.
    Bom aprovo toda gestão anterior da cidade, mas isso é demais.
    Não temos receita superior a qualquer das grandes cidades do estado, então por que?
    Não temos receita de imposto da obra do porto e BR 101 qual tinhamos no passado então porque aumentar o quadro?

    Bom, acredito que não somos incapazes de gerir pastas em Imbituba, para haver a necessidade dividir em tantas pastas.

    Bom fica um pouco da minha dúvida sobre o reflexo dos gastos e do orçamento para os próximos anos.

    O importante e ficarmos de olho, já que somos tão Imbitubenses quanto qualquer um.

    Mas jamais deixarei de apoiar Imbituba, apenas espero que essa quantidade de pastas reflita em melhorias em todas as áreas.

    Parabéns ao Blog.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio, não apoio o aumento do número de secretarias porque quantidade, nem sempre, é qualidade. E se não haverá aumento de funcionários nessas secretarias, não entendo como funcionarão de forma melhor, já que algumas, como a Sedurb, funciona de forma precária. Se não é por falta de funcionários, é por falta do quê?

      Obrigado por seu comentário!

      Excluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.