Viva a República!

Eu publiquei este artigo no Facebook, mas como ele se perderá naquele emaranhado de postagens, decidi republicá-lo aqui. Até porque nem todos os leitores deste blog possuem Facebook ou são meus "amigos" naquela rede social. Então, vamos a ele.

Quase todo mundo curtindo o feriado da Proclamação da República. A República de Deodoro, das decapitações de Floriano, do sufocamento dos levantes nos estados que pretendiam a separação do Brasil.
A República da corrupção, dos mensalões, da criminalidade, da impunidade, da saúde precária e da educação falida, de governos que fazem que governam, e de uma população que grita nas redes sociais e se cala no mundo real. A República das bananas ou dos bananas?
A República dos que dizem ser contra a corrupção, mas participam dela, se houver uma oportunidade, principalmente usando o "jeitinho brasileiro".
A República que é mais privada do que pública, que é mantida pelo povo e usufruída pelos poderosos da iniciativa privada.
A República que centraliza a riqueza e divide a pobreza.
A República que é Federativa, mas não trata com igualdade os estados federados.
A República que prevê a igualdade de todos diante da lei, mas obsta o acesso à Justiça à maioria da população.
A República dos cidadãos que querem leis mais duras, presídios que não socializem, adolescentes presos e pena de morte, esquecendo que as cadeias estão cheias de cidadãos comuns, somente.
A República da democracia que ainda se arrasta para sobreviver e mata os que a defendem acreditando nesse Brasil democrático.
A República que deveria se basear em partidos políticos fortes e representativos, mas é dirigida e disputada por um amontoado de siglas que não representam nada, que não possuem ideologias que as identifiquem, que mudam de nome para enganar o eleitor, que demonstram que o único objetivo é chegar e estar no poder.
Viva a República!

2 comentários:

  1. Concordo plenamente. É mais pura verdade.

    ResponderExcluir
  2. É isso ai Pena. Dependemos de uma minissérie na Rede Globo, para tomarmos atitudes.

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.