Centenas de pessoas participam da manifestação contra presídio em Imaruí - parte I


Em 2011, começaram a surgir comentários sobre a instalação de um presídio em Imaruí. A pacata população, que convive com o baixíssimo índice de criminalidade, passou a questionar e se assustar com a ideia de ver instalado em seu município um presídio para abrigar detentos de outras cidades, principalmente da Grande Florianópolis.

Depois de vários comentários lidos na rede social, a respeito da construção desse presídio, no dia 27/11/11 encaminhei email para a assessoria de imprensa da prefeitura daquela cidade, nos seguintes termos:

Tenho assistido à polêmica sobre o presidio que seria construído em Imaruí, mas ainda não consegui a informação sobre a localização exata dele, nem quais cidades seriam atendidas por ele. Coloco meu blog à disposição do prefeito Amarildo, para explanar suas justificativas a respeito de seu posicionamento em favor da obra, bem como outros esclarecimentos que entender oportunos.

No dia 30/11/11, veio a resposta, assim:

Bom dia!
Não existe nada de concreto em relação a esse assunto.
Agradecemos a sua atenção e disponibilidade!

Menos de um mês depois, dia 20/12/11, a mesma assessoria de imprensa envia o seguinte release à mídia, o qual também recebi:

Governador anuncia transferência da Penitenciária de Florianópolis para Imaruí
Após 81 anos da construção, o Complexo Penitenciário de Florianópolis será retirado de uma das regiões centrais da cidade. O governador Raimundo Colombo anunciou, nesta terça-feira (20), que o empreendimento será desativado até 2014, sendo transferido para o município de Imaruí, no Sul do Estado.
(...)
Os detentos do regime fechado, onde os presos já foram julgados, serão transferidos para o novo complexo em Imaruí, de 21 mil m² construídos e capacidade para 1,2 mil detentos. Os outros presos do Complexo da Agronômica, como os lotados no albergue, em custódia, e o presídio feminino serão distribuídos para os presídios de Biguaçu e Palhoça. São cerca de dois mil presos que estão no complexo de Florianópolis.
O município de Imaruí foi escolhido pois o terreno está em condições de passar pelo licenciamento ambiental para instalação da penitenciária e também carece de investimentos para o desenvolvimento econômico. “Em 90 dias, queremos começar as obras em Imaruí”, projeta o governador Raimundo Colombo. A cidade de Imaruí tem o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre os municípios da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) e a instalação do empreendimento vai garantir a atração de novos investimentos para a região. (grifei)
O complexo penitenciário, que será instalado em Imaruí, deve gerar cerca de 300 oportunidades de emprego e renda para a região. “Em média, é contratado um funcionário para cada cinco detentos, desde agentes prisionais até cozinheiras, motoristas, médicos, dentistas, além de serviços gerais e administrativos”, analisa o diretor do Departamento Estadual de Administração Prisional do Estado de Santa Catarina (Deap), Leandro Soares Lima.
Outro exemplo citado como gerador de riquezas a partir da penitenciária é a produção dos detentos. “Os presos trabalham dentro da unidade, o que acaba atraindo para a cidade empresas interessadas nesta produção mais econômica”, informa Leandro Lima.
Consequentemente, aumentam também os impostos pagos ao município, como o Imposto sobre Serviços - ISS. As cifras mais altas na arrecadação do município começarão a aparecer já durante a obra e podem ser convertidas em benefícios à população, como reformas nas escolas, postos de saúde, construção de praças, reformas nas estradas, entre outros. Os moradores também vão sentir os reflexos no início da construção, com a contratação da mão de obra local e maior circulação de dinheiro na cidade.


Dados gerais:
• Área construída: 21 mil m²;
• Localização: Sertão do Cangueri. Não há necessidade de realocação de famílias e a área está fora de Unidades de Conservação;
• Segurança máxima;
• Espaço para 1.200 detentos;
• Utilização das mais modernas tecnologias de segurança;
• Detentos não têm contato direto com os agentes e nem com a população;
• Ambulatório e refeitório internos;
• Escolas e oficinas dentro da penitenciária;
• Gerador, reservatório de água e depósito de lixo próprios;
• Geração de empregos diretos e indiretos;
• As famílias dos detentos não costumam morar perto da penitenciária;
• Aumento na arrecadação dos impostos municipais;
• Maior repasse do Governo Estadual para o município;
• Mais dinheiro circulando na cidade com os empregos gerados.
* As informações são da Secretaria de Estado de Comunicação, por Rafael Wiethorn *

No dia seguinte, 21/12/11, outro release foi encaminhado aos meios de comunicação:

Complexo penitenciário trará benefícios para região de Imaruí

Prefeito de Imaruí, Amarildo Matos de Souza, recebeu a imprensa para falar da instalação da penitenciária de segurança máxima que será realizada no município. Anúncio foi feito ontem pelo governador
Em entrevista coletiva realizada na tarde de quarta-feira (21), o prefeito de Imaruí, Amarildo Matos de Souza, deu detalhes sobre a instalação da penitenciária de segurança máxima que será construída no município. O governador Raimundo Colombo anunciou na última terça-feira (20), em Florianópolis, que a penitenciária será instalada no município de Imaruí, no Sertão do Cangueri.
O prefeito e o representante da Secretaria de Justiça e Cidadania, Glauco Roberto dos Santos, esclareceram aos jornalistas como foi o processo prévio à decisão de levar a penitenciária para o município. De acordo com o Amarildo, foram realizadas reuniões nas comunidades e encontros com lideranças locais para esclarecer as dúvidas com relação à vinda do empreendimento, principalmente aquelas ligadas à segurança. “Nós buscamos esclarecimentos antes de tomar uma decisão consciente e as estatísticas demonstram que os locais onde este tipo de empreendimentos são instalados, são extremamente seguros e não existe nenhum tipo de aumento de criminalidade”, salientou.
O prefeito ainda explicou que a penitenciária tem uma grande oportunidade econômica e social para o município, gerando empregos e impostos e listou os benefícios sociais e econômicos.  “Serão cerca de 300 empregos gerados, com mão-de-obra prioritariamente da região. É um investimento importante para Imaruí e vai trazer desenvolvimento, tanto socialmente, quanto economicamente e na questão ambiental não tem nenhum empecilho”, afirmou Amarildo à imprensa. (grifei)
O projeto, que terá 21 mil metros quadrados construídos e capacidade para 1.200 detentos, está avaliado entre R$ 30 e R$ 40 milhões. O terreno para implantação do complexo já foi escolhido e não possui nenhum empecilho para fins de licenciamento ambiental, ficando aproximadamente a 10 quilômetros da sede municipal. (grifei)
Durante a coletiva, que reuniu cerca de 25 pessoas, entre vereadores, secretários municipais e imprensa, foram citados outros exemplos de cidades desenvolvidas onde complexos penitenciários foram instalados e também anunciados alguns investimentos do Governo do Estado que servirão de contrapartida, como a pavimentação de estradas, investimentos na atividade pesqueira, turismo, saúde, cultura e infraestrutura.
De acordo com Glauco dos Santos, o suporte tecnológico de segurança na penitenciária que será construída é de alta tecnologia, impedindo fugas de todas as formas, como com escavações de túneis ou através de cercas. “É importante entender também a diferença entre presídio e penitenciária, onde o controle é diferente, as pessoas falam em presídio, mas o que teremos em Imaruí é um complexo penitenciário de alta tecnologia e nos mais altos padrões deste tipo de empreendimento”, complementou o representante da Secretaria de Justiça e Cidadania.
Amarildo Matos de Souza ainda afirmou que o processo de esclarecimento da população será feito de forma muito transparente, levando informação nas comunidades, escolas e para toda a sociedade.


Área construída: 21 mil metros quadrados
·        Localização: Sertão do Cangueri. Não há necessidade de realocação de famílias e a área está fora de Unidades de Conservação
·         Segurança máxima
·         Espaço para 1.200 detentos
·         Utilização das mais modernas tecnologias de segurança
·         Detentos não têm contato direto com os agentes e nem com a população
·         Ambulatório e refeitório internos
·         Escolas e oficinas dentro da penitenciária
·         Gerador, reservatório de água e depósito de lixo próprios
·         Geração de empregos diretos e indiretos
·         As famílias dos detentos não costumam morar perto da penitenciária
·         Aumento na arrecadação dos impostos municipais
·         Maior repasse do Governo Estadual para o município
·         Mais dinheiro circulando na cidade com os empregos gerados

Dias depois, 29/12, o jornalista Prisco Paraíso escreveu em seu blog:

Ronério Heiderscheidt (prefeito de Palhoça) fecha 2011 celebrando a conquista de dois grandes desafios: a sinalização positiva do Ministério dos Transportes para a transferência da praça de pedágio para o quilômetro 246 da BR-101, na divisa com Paulo Lopes, impedindo a divisão do município ao meio.

E o fim da novela da implantação de um complexo penitenciário pelo governo do Estado, que acabou optando por Imaruí. (grifei)

O presídio tinha tudo para ser o tema principal das eleições de 2012. E foi!
Amarildo tinha tudo para ser reeleito prefeito de Imaruí, mas ele mas deu a vitória à oposição ao oferecer o município para implantação do presídio. E a oposição não demorou para perceber que este deveria ser o mote da campanha: Penitenciária aqui, não!


3 comentários:

  1. Sergio Pena. Matéria esclarecedora.Desde 2011 que está sendo divulgada a instalação de um presídio em Imarui. Segundo o Governo Estadual todo o projeto está dentro das normas vigentes, e estas normas seguem as diretrizes de órgão com poderes maior do que o Governo do Estado nesta questão.Na coletiva compareceram 25 pessoas, vereadores, imprensa e secretários municipais, o que demonstra o interesse da população pelo assunto.A oposição usou o assunto penitenciária para vencer as eleições.Tudo esta bem claro para mim, mas considerando que o Prefeito eleito é do Partido da Presidência da república que esta incentivando a criação de mais penitenciárias; considerando também que o Partido da Vice Prefeita eleita é o principal apoiador das medidas governamentais, o que pensar sobre os líderes do movimento que só não querem, mas também não indicaram uma opção? Podemos acrescentar também, que o Partido da Vice apoia no Estado um Governador Eleito que não apoia Governo Federal.Que pessoas deste Partido fazem parte do Secretariado Estadual, ocupando pastas relacionadas com a segurança, uma a mais de 12 anos.Alguma coisa está errada e quem vai pagar é Imarui, pois os Eleitos antes de assumir estão cumprindo sua principal proposta e os eleitores pouco poderão cobrar no futuro, mesmo que não tenham exito. Cesar Totti

    ResponderExcluir
  2. Lamentavelmente, posso dizer e vou até repetir... mais é preciso. MUNICÍPIO QUE TEM UMA PENITENCIÁRIA, perde toda sua identidade, digo porque já trabalhei em Charqueadas, prestando serviços para a Eletrosul, e esse município tem favelas ao redor da penitenciária, se alguém achar que aquelas casas não são favelas eu lamento. O município recebe os parentes dos presos toda semana e é um verdadeiro caos andar nas ruas, se anda com medo! Eu nem vou falar dos acontecimentos recentes contra ônibus porque isso ta na mídia. E eu lamento por fim, porque esse referido terreno foi a 30 anos atras dos meus tios onde eles faziam farinha e é de uma natureza inacreditável, não merece tal destino.

    ResponderExcluir
  3. Desde de quando uma penitenciaria, aumenta o IDH de uma região? quem em sã consciência vai investir algo grande em torno de uma penitenciaria? Quem vai ao Rio de Janeiro e quer conhecer Bangu I?

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.