O requerimento que a imprensa local não deu a importância devida

Todos sabem de minhas críticas frequentes à imprensa local. Mas já escrevi um artigo expondo minha opinião sobre ela e não quero retornar ao tema. Não neste momento. Contudo, não posso deixar de lamentar a omissão acerca de um requerimento importantíssimo do vereador Dorlin Nunes Júnior (PSDB).

Se algum jornal ou rádio noticiou, foi de forma rápida, e tenho certeza que não forneceu maiores detalhes à população, que será a maior beneficiada, caso o requerimento seja atendido pelo governo do estado.

Na região, o requerimento foi divulgado pelo jornal Notisul, no dia 13, sob o título Imbituba pode ganhar uma Ciretran. Em Tubarão, eles sabem da grande importância de uma Ciretran na cidade.
E este foi o requerimento do vereador Dorlin, para atender dezenas de milhares de pessoas.
Aprovado por unanimidade na câmara, no dia 08, ofícios serão encaminhados ao governador e ao secretário de segurança pública solicitando a instalação de uma Circunscrição Regional de Trânsito em Imbituba.

Para quem não sabe o que isso representa, vou explicar. Quando você precisa renovar sua carteira nacional de habilitação, tem de se deslocar até Laguna. Se precisa realizar prova de volante, para conseguir sua primeira habilitação ou mudar de categoria, lá vai você a Laguna.
Foi autuado e gerou um processo administrativo? É na Ciretran de Laguna que você terá de ir. Num primeiro momento, os processos administrativos continuariam a ser promovidos em Laguna, mas com o tempo poderiam ser transferidos para Imbituba.

Imbituba é atendida por uma Circunscrição de Trânsito - Citran, que presta apenas serviços de registro e licenciamento de veículos, funcionando na delegacia de Polícia Civil.
Com a aprovação de uma Ciretran, os serviços realizados na delegacia serão transferidos para um prédio próprio, onde funcionará a Ciretran, com todos os procedimentos a ela atinentes.
O novo órgão atenderia, além de Imbituba, os municípios de Imaruí, Garopaba e Paulo Lopes, sendo estes últimos os mais beneficiados, em razão da distância que costumam percorrer para irem até Laguna.
Hoje, as fotografias para a primeira habilitação e renovação já são feitas em Imbituba, na referida delegacia, enquanto as provas de legislação de trânsito são realizadas em prédio alugado, aqui na cidade.

Vou trazer uma breve comparação. A Ciretran de Jaguaruna foi inaugurada em março de 2010 e atende aos serviços de registro e licenciamento de veículos de Jaguaruna, Sangão e Treze de Maio, em um total de 23.013 veículos registrados. Os serviços de habilitação efetuados em 2011 corresponderam a cerca de 2.950 atendimentos, e, em 2012, até agora, 3.160.
Em Imbituba, a frota é de 22.801 veículos, que somados aos de Garopaba (10.304), Imaruí (5.201) e Paulo Lopes (4.018), totalizam 42.324!! veículos, quase o dobro de veículos registrados na região de Jaguaruna. Consequentemente, duas vezes mais condutores atendidos.

Mas por que Imbituba ainda não possui uma Ciretran? Acredito que ninguém se deu conta de sua importância à população que necessita de seus serviços, pois nossa cidade já possui, há muito tempo, números que fundamentam a existência desse órgão funcionando na cidade.

E o que se necessita para ter esse órgão funcionando em Imbituba? Segundo informações que levantei, o mais difícil é a obtenção de um imóvel com condições físicas para abrigar o novo órgão. Sendo superada essa questão, e havendo a autorização do Detran, a Ciretran é instalada em apenas alguns meses. Tomando novamente Jaguaruna como exemplo, em menos de seis meses, tudo estava funcionando por lá.

O vereador Dorlin Nunes Júnior, autor da proposição, já requereu audiência com o secretário de segurança pública, César Grubba, e com o diretor do Detran/SC, Vanderlei Rosso.
Agora, é esperar apoio das lideranças políticas de Imbituba e a resposta positiva do governo do estado.


Um comentário:

  1. muito boa a atitude do Vereador, poderiam tabém lutar para trazer a Delegacia da Capitania dos Portos para cá também, visto que o porto é em Imbituba, temos muitos pescadores profissionais na cidade e cada vez mais aquaviaviarios ( Taifeiros,Cozinheiros, Marinheiros de Monvés e Máquinas, Contramestres etc) trabalhando no offshore na produção de petróleo.

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.