CAP debate soluções para o pátio de triagem

O release abaixo recebi nesta tarde da assessoria de comunicação da Companhia Docas de Imbituba. Publico na íntegra, inclusive com os títulos sugeridos:

Triagem para os caminhões que precisam entrar no Porto de Imbituba deve ter alterações em breve

O Conselho de Autoridade Portuária (CAP) do Porto de Imbituba (SC) propôs soluções imediatas para o pátio de triagem, que hoje funciona em um posto de combustíveis desativado. Na reunião do mês de outubro foram debatidas as principais opções para organizar e reinstalar o pátio em um novo local. CAP, Prefeitura e o Núcleo Setorial ACIM-Porto estão preocupados com os problemas, principalmente relacionados ao conforto dos motoristas e cidadãos que moram e passam no local.

O presidente do CAP, Gilberto Barreto, lembrou da necessidade de o setor de operações da Companhia Docas levantar todos os fluxos e problemas possíveis, para que as soluções facilitem o atendimento à movimentação de cargas e, ao mesmo tempo, auxiliem os motoristas e as transportadoras na hora da emissão dos conhecimentos de transporte. Se existe tecnologia disponível, as informações devem ser trocadas eletronicamente. "Se cada terminal tiver a sua solução direta, via agendamento eletrônico, não há problema na portaria nem necessidade de triagem. Cada terminal precisa comportar seu fluxo. A partir daí, a Prefeitura precisará apenas fazer os bloqueios para que o acesso de caminhões seja apenas pelo acesso Norte, como foi previsto, e a Polícia Militar terá seu trabalho bastante reduzido nessa área", define.

Bruno Figurelli, Superintendente da Santos Brasil, demonstrou que o TECON já faz todo o agendamento de forma eletrônica e não tem necessidade de que os caminhões passem na triagem. "Temos condições de absorver a demanda dentro de nossa área, passando direto para o acesso ao porto. Mesmo assim, um grande pátio de triagem está previsto no terreno da Santos Brasil na área industrial", comenta.

O coordenador do núcleo ACIM Porto, Lito Guimarães, por sua vez, afirma que por economia os caminhões ficam na cidade para aguardar o próximo navio, acumulando os caminhões com contêineres vazios. Nestes casos, para ficar em outros pátios paga-se caro, principalmente pela infraestrutura oferecida, sendo assim uma possibilidade de investimento.

O Prefeito José Roberto Martins, coordenador da Comissão de Relações Porto-Cidade, do CAP, colocou a estrutura do governo municipal à disposição para apoiar nas soluções indicadas. "Todos os dias recebemos inúmeras reclamações quanto à via, acidentes acontecem todo mês. O município tem que fazer a sua parte, mas temos que parar de discutir isso na teoria e partir para a prática, efetiva e competente. Precisamos ouvir do porto e dos operadores a apresentação de um projeto claro e definitivo", comentou o prefeito.

Ao final foi aprovada proposição do Presidente do CAP, para que a operacionalidade das decisões sejam discutidas no âmbito do Núcleo ACIM-Porto e, depois, trazidas à Comissão Porto-Cidade e ao plenário do CAP para homologação e apresentação ao Porto e Prefeitura para implantação.

(O conteúdo e a revisão deste artigo é de responsabilidade da assessoria de comunicação da Companhia Docas de Imbituba)

2 comentários:

  1. Bom dia, tenho acompanhado por este Blog, as tratativas do CAP, para solucionar o problema do fluxo de caminhoões, dentro do perimetro urbano, sua preocupação é somente com o movimento dos pesadões, e não com os problemas, sociais, ambientais que eles geram para populaçao local, querem simplesmente modificar o trânsito de acesso à Imbituba, extinguindo o trafego pela Renato Ramos da Silva, um retrocesso, para cidade.

    ResponderExcluir
  2. Rui, não entendi quando você fala sobre a "extinção" do tráfego na Av. Renato Ramos, nem quanto ao "retrocesso". Poderia explicar melhor?

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.