Imbituba: quem contratou a pesquisa de intenção de votos?

Leitores, ontem, fiquei sabendo que uma pesquisa eleitoral de intenção de votos seria realizada em Imbituba, hoje e amanhã, e a publicação dos dados coletados seria publicada no próximo dia 20, conforme consta no site do Tribunal Regional Eleitoral. Imediatamente, publiquei esta informação nos meus perfis no Facebook e Twitter.

Na rede social Facebook publiquei o seguinte: 

Em primeira mão para vocês, leitores. Foi registrada hoje no TRE a primeira pesquisa eleitoral para Imbituba. A empresa que está patrocinando a pesquisa é o Jornal O Popular Catarinense. A pesquisa será feita nos dias 16 e 17 e serão os resultados divulgados no dia 20. A empresa que fará a pesquisa será a Plano Pesquisas Ltda - nunca ouvi falar dessa empresa! Custo: R$ 3.000,00 - só isso???? Serão ouvidas 482 pessoas. As perguntas que serão feitas: 1) . Se a eleição para prefeito fosse hoje, e os candidatos fossem estes, em qual você votaria? 2) Em qual destes candidatos você não votaria de jeito nenhum? 3) Quem você acha que vai vencer a eleição para prefeito nesta eleição? 4) Seu voto é: 1= Definitivo 2= Pode mudar até a eleição 3= Sem Resposta.
Algumas pesquisas já foram feitas, mas os partidos não divulgaram. Usaram apenas para se direcionarem na campanha. Vamos ver se esta que será divulgada tem credibilidade, pois bem sabemos que algumas, no passado, foram utilizadas com total má-fé, distorcendo em muito do resultado das eleições.

Logo em seguida a essa minha divulgação, o cidadão Henrique Francisco de Melo, que é funcionário do governo do Estado (não sei se efetivo ou comissionado), falou com detalhes a respeito da empresa Plano Pesquisas e apresentou ótimas referências sobre ela, conforme segue:

A empresa PLANO!! é Atuante no ramo de coleta de dados e pesquisas nas áreas de mercado, política e administração pública há mais de 18 anos, a Plano Pesquisas é uma das mais respeitadas empresas do ramo de Santa Catarina. Possui vasta experiência na área política e de prospecção de mercado, já tendo realizado pesquisas em mais de 9 estados e 300 municípios. Além disso, assessora empresas e prefeituras nas áreas de projetos e programas de capacitação e administração. Na última eleição, em 2008, a Plano Pesquisas realizou pesquisa eleitoral em diversos municípios do sul catarinense, inclusive com divulgação por respeitados órgãos de imprensa, todas com 100% de acerto. No Diário do Sul de Tubarão foi divulgada pesquisa eleitoral de Treze de Maio e de Tubarão, apontando com precisão as vitórias do prefeito Xela e do falecido prefeito Manoel Bertoncini. No Notisul foi divulgada pesquisa que apontava a vitória do prefeito Brunel, também consolidada. No extremo sul catarinense, através de publicações no Jornal Correio do Sul, a Plano apontou com 100% de acerto os resultados da eleição em vários municípios da AMESC.

Mais adiante, a respeito do preço cobrado para a pesquisa, o mesmo cidadão postou:

"na verdade a (sic) unicas (sic) empresas que estão esse preço Sérgio Pena são a Mapa que faz para o diario catarinense, Ibope e Data Folha, Institutos como Plano, IPC, COPERFIL (Empresa contratada pelo PSDB de Imbituba para pesquisas) e IPC são todas esse preço, variando um pouco dependendo da quantidade de pesquisas contratadas!!"

Logo depois, ele disse:

"Eu contrato pesquisas dele (sic) a (sic) muito tempo, tanto para eleição municipal dos municipios que tenho atuação politica quando (sic) no estado nas eleições proporcionais e majoritarias!!" 
"Assim como já contratei com o Tadeu Comerlato (Articulador politico do PSDB) do Valdir Rampineli do IPC e do Zeno da MAPA"

Por fim, se reportando a outros usuários que comentaram em minha página, e referindo-se à pesquisa que seria feita em Imbituba, Henrique disse:

"nao faco (sic) a menor idéia do resultado da mesma ate porque nao fui eu quem contratou, mas acho que o instituto e (sic) sério e tem que ser respeitado, mas como cada um tem uma verdade, falem o que quiserem!"

Bem, leitor, na data de hoje, o diretor-proprietário do jornal O Popular Catarinense protocolizou petição na Justiça Eleitoral negando a contratação da empresa Plano Pesquisas Ltda, cujo teor completo da petição poderá ser lido através deste link.

Diante desse fato, acredito que o Ministério Público Eleitoral requisitará investigação para saber quem usou indevidamente o nome do jornal O Popular Catarinense para a realização de pesquisa de intenção de votos em Imbituba, usando, em tese, com má-fé, a Justiça Eleitoral.
Penso que é obrigação da empresa Plano Pesquisas Ltda informar à população quem a contratou para esse levantamento de intenção de votos em nossa cidade.

Das duas, uma: ou a empresa não é séria ou quem a contratou não é sério. Ou será que existe um outro jornal O Popular Catarinense?

Será que depois dessa petição protocolizada por Ivani de Souza Miranda a pesquisa será divulgada? E onde será divulgada? Vamos aguardar até o dia 20.

Atualização:

Leia, também: Imbituba: a primeira pesquisa de intenção de votos  publicada é idônea?
Pesquisa é suspensa: Justiça eleitoral suspende a publicação de pesquisa realizada pela Plano Pesquisas

3 comentários:

  1. Pena Digital, essas informações do blog são importantes para que haja uma eleição transparente. Cada fato novo que surge, sendo esclarecido de forma rápida e eficiente como no seu blog, deixa os leitores informados do que acontece semanalmente nas eleições em nosso município, esclarecendo os pontos fracos e fortes dos três partidos que disputam a prefeitura de Imbituba.

    ResponderExcluir
  2. Informação clara e objetiva sobre assunto importante do momento que vive Imbituba.Fontes de referencia bem claras que não permitem dúvidas sobre o que foi postado. Parabens Sergio.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.