Respostas para perguntas comuns sobre atividade física

Todo mundo está cansado de ouvir falar que exercício físico é bom para saúde e que cada um deve praticar. Muitas promessas são feitas em torno disso, especialmente quando se está doente, quando então é jurado para Deus que se vai começar numa próxima segunda-feira. Entretanto, quando chega o dia, surgem as velhas desculpas de sempre: não tenho dinheiro para pagar academia; não tenho calçado adequado para praticar atividades; não tenho tempo para fazer exercício; não sei como fazer atividade. Poxa, que pena... Não vou poder fazer exercício!

É muito não para algo tão importante a ser realizado, não acham?

Pensando sobre algumas dificuldades de adaptação a um início ou reinício de um exercício físico, quem sabe, uma boa conversa, com dicas simples de como realizá-lo, pode encorajar a sua prática, sempre acreditando que tudo é possível ao que planeja, se esforça e executa.
O resultado disso, por certo, será uma vida longa e uma velhice com boa qualidade física e mental.

· EXERCÍCIO FÍSICO É O MESMO QUE ATIVIDADE FÍSICA?

A atividade física é o resultado de qualquer movimento muscular voluntário, que leve a um gasto de energia, como por exemplo, lavar a louça, varrer a casa, passar roupas, etc... Já o exercício físico é uma atividade física planejada, que tem intensidade e duração certas, como o que acontece no futebol, basquete. A caminhada quando é programada como treino pode ser chamada de exercício. Veja bem, não é aquela caminhadinha até a vizinha, uma ida ao shopping... não!! A caminhada só vale como exercício, se for realizada com regularidade, com tempo certo para acontecer.

· O QUE A ATIVIDADE FÍSICA PREVINE?

A prática de atividades físicas diárias previne doenças cardíacas, osteoporose, ansiedade, depressão, pressão alta, câncer de colo do útero e de mama, insônia e nos dá disposição para vivermos a vida com mais alegria e qualidade.

· SERÁ QUE EU POSSO COMEÇAR HOJE MESMO ALGUMA ATIVIDADE FÍSICA?

É importante que haja uma avaliação prévia feita por um profissional da área da educação física, o qual, através de perguntas e respostas honestas, poderá identificar a necessidade ou não de uma avaliação médica antes do início da atividade física. Isso porque em condições adversas, o exercício físico, ao invés de ajudar, pode até piorar a sua saúde.

· NUNCA FIZ ATIVIDADE FÍSICA. POR ONDE COMEÇAR?

Todo cidadão adulto para fins de saúde, deveria realizar pelo menos 30 minutos de atividade física por dia, ao menos cinco dias da semana, totalizando 150 minutos de atividade semanal. Ou, ainda, é possível desenvolver três vezes por semana, 20 minutos de atividade aeróbia vigorosa. Mas, lembre-se: o segredo do sucesso é a regularidade com que se faz o exercício. Não é começar e parar e começar de novo e parar outra vez. Isso nos desanima! É botar na cabeça que vamos conseguir.
Aliás, como em outras áreas da vida, a persistência é a chave da vitória.

· COMO ESCOLHER UMA ATIVIDADE FÍSICA ADEQUADA?

A escolha é feita levando-se em conta a preferência pessoal e a habilidade que cada um de nós possui.
O que você gosta de fazer? O benefício da atividade física só é conseguido com a sua prática regular, e a sua continuidade depende muito do prazer que sentimos ao realizá-la. Não adianta, e nós sabemos disso, fazermos qualquer atividade que não gostamos. Lembrar que alguns tipos de exercícios podem causar lesões musculares em determinados indivíduos, e que a caminhada é o mais natural dos movimentos humanos, porque é segura, barata, prática, pode ser feita a qualquer hora, em qualquer lugar do mundo. É útil a indivíduos com problemas de saúde e pode ser iniciada com doses pequenas, aumentadas pouco a pouco com a melhora física de quem pratica.

· COMO FAZER UMA CAMINHADA CORRETAMENTE?

Quando se caminha em uma velocidade em que se pode manter uma conversa, diz-se que essa atividade física tem intensidade moderada. É importante que a atividade física tenha sempre alguma mudança, como: aumentar a duração ou a intensidade, pois o corpo se acostuma aos ritmos estabelecidos, rapidamente. Assim, o que era difícil de ser realizado fica confortável e, em seguida, torna-se fácil.

É importante se promover pequenos aumentos no tempo. Experimente a cada semana acrescentar de 3 a 5 minutos, no máximo, aos 30 minutos iniciais; lógico que conforme a sua condição física.

Não é necessário aumentar o tempo de caminhada, rapidamente, pois isso pode gerar um desconforto e uma perda de vontade de continuar... Indo devagar e com persistência chegamos ao nosso objetivo!

Voltando ao assunto, o tempo de uma semana é o ideal para que o nosso aparelho locomotor e sistema cardiorrespiratório se adaptem. Quando conseguirmos caminhar por 60 minutos de maneira confortável, poderemos, então, aumentar o ritmo da caminhada em 5 a 10 minutos de caminhada rápida e 10 minutos de caminhada moderada. Que tal? Fácil né?

· NÃO TENHO CALÇADOS ESPORTIVOS, O QUE FAZER?

É simples... Use um calçado confortável, fechado e com solado de borracha. Chinelos e sapatos altos, no caso de caminhadas para o trabalho como forma de atividade, são contra indicados pelo risco de lesões durante a prática. Prefira um tênis que se adapte bem ao seu pé. Os mais caros não são necessariamente os melhores para você! O ideal é escolher um calçado sempre no fim do dia (pois o pé está levemente aumentado) e algo que seja cômodo para caminhar.

· A MESMA CAMINHADA QUE FAÇO PARA O TRABALHO SERVE COMO EXERCÍCIO?

O organismo precisa de algumas mudanças após um tempo de prática de atividade física. Se você já caminha para ir ao trabalho a mesma distância por um bom período de tempo, esta prática não funciona mais para MELHORIA da sua saúde, mas sim para a MANUTENÇÃO do seu estado geral. Se você precisa perder peso, experimente fazer caminhos diferentes mais longos ou, ainda, caminhar mais depressa para chegar ao mesmo destino.

· ALONGAMENTO SE FAZ ANTES OU DEPOIS DA ATIVIDADE FÍSICA?

Alongamento se faz após a atividade física, pois, antes, os músculos precisam de uma preparação para o exercício, que é o aquecimento. O aquecimento deve ser leve, apenas para avisar aos músculos que serão solicitados, por isso deve ser bem semelhante ao que você vai realizar. Por exemplo, em uma caminhada o aquecimento pode ser andar em ritmo lento por 5 a 10 minutos.

· DICAS PARA A PRÁTICA DE HÁBITOS SAUDÁVEIS

1) Tenha em mente que todo dia é segunda-feira, ou seja, qualquer dia a atividade física pode ser iniciada! Então, comece hoje mesmo!

2) Tempo quente ou frio não são desculpas para não se fazer atividade física. Vista-se adequadamente, tome as devidas precauções com acessórios para o clima e comece sua atividade. Redobre os cuidados com tempos chuvosos, pois a probabilidade de acidentes é sempre maior.

3) Além da reposição necessária com a perda de líquidos pela atividade, os líquidos fazem bem para o organismo como um todo. Quem bebe bastante água dificilmente tem a pele ressecada.

4) Prefira comidas leves antes de praticar atividade física, realize uma refeição com pelo menos 1h a 1h30 de antecedência. Se for uma fruta ou um suplemento, faça uso deles, até 30 minutos antes da atividade para que seja metabolizado no momento da prática.

5) Durma bem e adequadamente! Uma boa noite de sono repousante é de fundamental importância para a saúde, não importando quantas horas de sono sejam (geralmente as pessoas tem uma média de 6 a 8 horas por noite), contanto que se acorde descansado!

Gostou das dicas?

Então... que tal começarmos, agorinha mesmo, algo diferente e que vai trazer mais vida e energia aos nossos dias?
Devagarinho e com determinação a gente chega em qualquer lugar que queira.
Sem desculpas, hein? Vamos lá? Um, dois... um,dois.... um ,dois...!!

Professora Dra Clarice Pires Pacheco


Consultoria: Professora Fernanda Cerveira Abuana Osório Fronza, educadora física e fisioterapeuta, mestra pela Universidade de São Paulo-USP (fisiologia do exercício), doutorado em andamento pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC.
Email para dúvidas: fernandacerveira@yahoo.com.br

4 comentários:

  1. Adorei!!! Aliás, adoro fazer atividade física, me faz muito bem. Valeu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elina! Comer bem e malhar não custam muito e fazem uma enorme diferença, não é?

      Uma simples caminhada 3 vezes por semana já mudam a nossa história de vida.

      Agora (risos ), a dureza, na maioria das vezes, para alguns, é começar, e, para outros, é persistir.

      Mas faz um bem danado... Isso é o que se tem que pensar.

      abraços,

      Clarice

      Excluir
  2. Li seu texto, e não poso dizer que não sabia, como é bom atividade física. Cuido da minha alimentação, durmo bem,mas atividade física tenho que confessar que sou muio preguiçosa.Caminhadas são raras, somente uma vez outra para acompanhar uma amiga.
    Mas valeu! Muito bom o artigo.Quem sabe começarei fazer dos meus dias uma segunda feira.
    Abraços
    Marlene kjellin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois não é que é verdade Marlene...!!!

      A gente sabe direitinho o que nos faz bem.

      O negócio é convencer a nós mesmos quão é importante, é ir adiante.

      De repente, convidas tua citada amiga e dê um passeiozinho de um dia, passas para dois, de dois passas para três... e, voilá...!

      Está iniciada uma programação de exercícios físicos, bem fácil e que vai te proporcionar um bem mental e físico incríveis.

      Lembrei, agora, enquanto te escrevo, de uma fase pessoal de muito trabalho e muito cansaço, quando então meu cardiologista sugeriu que eu parasse de andar só de carro e começasse a ir a pé para o trabalho.

      Posso te contar que nesta caminhada achei lojas de produtos naturais, sapatarias, costureiras etc..

      E acredite que eu passava todos os dias por ali e nada disso eu via.

      Andar aumenta não só os nossos dias de vida mas alarga a visão no nosso espaço do viver!!

      Abraços

      Clarice

      Excluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.