Polícia Civil de Imbituba soluciona homicídio e apreende adolescente

Moto que teria sido usada no dia do crime
Na manhã de hoje, policiais civis de Imbituba cumpriram mandado de busca e apreensão do adolescente que, segundo a Polícia Civil, é o autor do homicídio ocorrido no dia 29 de setembro de 2011.

Dias após o crime, jornais de Imbituba e região divulgaram as fotos, na capa, de dois indivíduos que seriam os suspeitos desse homicídio. Já naquela oportunidade, a Polícia Civil tinha conhecimento que aqueles dois homens conduzidos para a Delegacia de Polícia não eram nem tidos como suspeitos desse crime, pois de acordo com as investigações que estavam em andamento, já se sabia quem era o verdadeiro suspeito.
Nenhum dos jornais que publicou as fotos mantiveram contato com a Polícia Civil para obter informações sobre a "prisão" daqueles dois indivíduos tidos como suspeitos. Já foram colocando as fotos na capa e afirmando serem eles os homicidas.

Concluindo as investigações, policiais civis, na manhã de hoje, no município de Laguna, apreenderam o adolescente F.A.C., de 17 anos, o qual estava residindo com sua família.

Os fatos

Por volta das 18h3 do dia 29.09.2011, a Polícia Civil recebeu informação que havia ocorrido um homicídio na Rua Pedro Albino, no bairro Guaiúba, sendo a vítima o jovem Edson dos Santos da Silva (18 anos).
As primeiras investigações deram conta que o autor do homicídio havia sido um adolescente que, na direção de uma motocicleta modelo Fan 125, de cor preta, levou a vítima até o local dos fatos, objetivando a cobrança de uma dívida decorrente de um acidente de trânsito. No local, o adolescente apreendido na manhã de hoje teria disparado cinco vezes contra a vítima.

Em menos de 24 horas o Setor de Investigação da Delegacia de Polícia de Imbituba já havia solucionado o caso, inclusive com a oitiva de testemunhas e a identificação completa do autor dos fatos, o qual teria fugido de Imbituba.

Diversas diligências foram realizadas em cidades vizinhas, agora objetivando localizar o paradeiro do adolescente infrator, e, após diversas tentativas (tendo em vista que as mudanças de endereços eram freqüentes), ele foi apreendido na manhã de hoje, na cidade de Laguna. Foram apreendidos vários objetos que são fundamentais para firmar a materialidade no procedimento investigativo.

Agora, o adolescente será apresentado ao Ministério Público, que deverá ser encaminhado para um centro de internação provisória, a ser determinado pelo Juízo desta Comarca.

Portanto, mais uma vez, irresponsavelmente, divulgou-se matéria sobre crime praticado em cujo conteúdo não expressou a verdade, talvez pelo simples afã de tentar ser o primeiro a divulgar um fato de grande repercussão. Enquanto isso, outros crimes relevantes desvendados não merecem dos jornais a mesma atenção na divulgação.
A própria divulgação feita nos jornais, expondo na capa pessoas que não tinham qualquer relação com o crime poderia ter prejudicado a apuração da verdade nas investigações da Polícia Civil. É lamentável!

De acordo com o delegado de polícia Luiz Carlos Cardozo Jeremias Filho, "o excesso de exposição dos trabalhos de polícia acarretam prejuízos às investigações. O trabalho realizado pela Polícia Civil - investigação criminal - tem por princípio o compromisso com a verdade. A resolução de crimes é consequência direta do trabalho realizado com discrição e competência pelos policiais civis, e não pela satisfação de mera curiosidade, muitas vezes impostas pela mídia e até mesmo cobrada pela sociedade."

Nenhum comentário:

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.