Imagem da semana: o desfile da Independência

Em razão do mau tempo, o desfile foi transferido para hoje. O vento Sul forte esfriou a manhã e talvez tenha feito com que muitas pessoas deixassem de comparecer na avenida.

Observo que a cada ano não passa mesmo de um desfile. Os alunos são os que menos desfilam preocupados em marchar. Acredito que seja a falta de treino.
No meu tempo, na minha Escola Joaquim Ramos, desfilávamos inúmeras vezes pelas ruas do Paes Leme, em preparação para o dia Sete. Tinha de fazer bonito!

Saudades dos tempos que o alinhamento e o pé esquerdo tocando o chão à marcação dos tambores das fanfarras - Ah, aquelas grandes fanfarras! - era exigência de todas as escolas e entidades que desfilavam, ainda que a "passarela" fosse de areia, como pode ser visto nas fotos publicadas no blog Tem Preguiça Não.

Pelotões que não tem nada a ver com o Dia da Independência ou com qualquer outra manifestação social são formados pelas escolas, como um que foi composto de crianças com roupas de super heróis.
Deve estar mesmo faltando exemplos de homens em nosso país.

Fiz poucas fotos, mas vou publicá-las só para fazerem parte da história.


Momentos após o início do desfile


Já na metade do evento.


Manifestação dos professores da rede estadual.


Um dos pelotões da Coopeimb e uma das poucas escolas que desfilou conforme deveria.


Fanfarra da Coopeimb. Embora pequena, fez evoluções que chamaram a atenção dos espectadores. Muito boa.


Grupo Comunidade Ativa, um ótimo programa social desenvolvido pela atual administração. Atividades físicas para o grupo que chamam de "melhor idade".


Pau-de-fitas. Tradição açoriana.

7 comentários:

  1. Entendo que o problema está nas escolas. Será que elas estão dando a orientação correta aos alunos? O desfile de 7 de setembro está se transformando apenas numa passeata com pelotões desordenados, sem disciplina, sem organização. Passando uma impressão de que falta patriotismo. Será?

    ResponderExcluir
  2. Toninho, a simplicidade, a organização e a vontade de participar do desfile eram elementos que faziam parte das belas comemorações do Sete de Setembro. Hoje, transformou-se até em exibicionismo e propaganda comercial de empresas, tomando o lugar dos estudantes uniformizados e de passadas sincronizadas.
    É lamentável que isso esteja ocorrendo. Se já não temos mais o sentimento de patriotismo de outrora, que se acabe com o evento.

    ResponderExcluir
  3. Amigo Toninho, é fácil colocar a culpa nas escolas quando não se tem contato direto com elas. Você visita alguma escola? Com que frequencia? Existem escolas e escolas assim como profissionais e profissionais, assim como existem famílias e famílias. Cada um de nós temos nossa parcela de culpa em tudo que acontece ao nosso redor. É muito fácil falar, mas, procurar soluções para resolver os problemas são raras as pessoas que querem. Nós professore fizemos sim, na maioria das vezes a nossa parte e a família onde está??? Concordo que o desfile tenha sofrido muitas alterações mas, será essa culpa da escola?? Garanto que em teu tempo de estudante ou no tempo do Sérgio assim mesmo como no meu, nosso pais compravam camisetas brancas ou lavam ou "quaravam" as camisetas para que essas parecessem as mais novas possíveis, nossas saias e calças eram as mais bem passadas.... e isso hoje virou papel das escolas? E os desfiles temáticos são também responsabilidade das escolas? Desculpe-me, mas, penso que deves rever um pouco melhor teus conceitos!!

    ResponderExcluir
  4. Jarlene, respeito muito a sua opinião e tenho o maior carinho pelos professores, eu estava no desfile acompanhando a minha filha de 6 anos que tb estava desfilando, e eu é que expliquei pra ela o que significa o dia 7 de setembro. Quanto a preparação para o desfile, é sim, responsabilidade da escola, pra isso existe uma preparação antecipada. Então como explicar o desfile dos alunos da coopeimb? a minha filha não estuda na coopeimb. Parabéns a voce por se preocupar também com essa situação.

    ResponderExcluir
  5. Quanto a visitar escolas, sou eu que todos os dias vou levar e trazer a minha filha na escola. E adoro fazer isso.

    ResponderExcluir
  6. Ok Toninho! Se te referes a organização dos pelotões é sim responsabilidade das escolas nisso concordo com você, mas, o desfile e o RESPEITO a data não pode ser considerado apenas responsabilidade nossa, enquanto escola. Parabéns a você que como pai, explicou a sua filha o significado da data. Mas, nem todos somos iguais, como disse acima existem profº e profº, pais e pais. O desfile de minha escola Marcílio Dias - Mirim - em nosso bairro no dia 03 de setembro estava super organizado, todos perfilados corretamente, uniformizados e caracterizados com temas educativos e de resgate cultural. Sabias que em nossa escola cantamos a cada segunda-feira o hino nacional, o do Estado e o do Município? Faço-te um desabafo e aos leitores desse blog tbm: Acabo de chegar de uma solenidade pública em uma cidade vizinha onde tinham autoridades, diretores, assistentes, professores e alunos onde na hora de entoarmos o hino do Estado aconteceu um problema no som, e ninguém ousou cantar? Os profissionais de minha escola e nossos alunos presentes, pedimos para que fosse cantado mesmo e o mestre de cerimonias disse que não, pois muitos não sabiam cantar. E nós estamos no meio de educadores.... Por isso mais uma vez te digo que existem ..... e existem profissionais da educação assim com de outras áreas!!! Encerro só te pedindo para não generalizar!!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu estudo na coopeimb,e tudo depende muito bem dos alunos porque os professores colocam eles em um lugar,mas alguns alunos não se esforçam e nem dão o seu melhor ou seja não fale de uma escola tão boa que você nem conhece!!!Fica feio para os alunos e não para a escola!!!Veja o desfile de 2012 da coopeimb tiveram erros sim mas todos ainda são praticamente crianças e adolescentes e não adultos igual a você!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.