Efemérides

Por César de Oliveira

Participei na semana que passou, nos dias 26 e 27/11/2009, de dois eventos bastante distintos mas que tem muito de comum: a formatura no Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD e o aniversário de 20 anos da Associação Empresarial de Imbituba – ACIM.

Mas, afinal, devem estar perguntando os Leitores, o que tem uma coisa a ver com a outra, exceto que se tratam de momentos de comemoração.
Pois bem!

O PROERD é um Projeto vencedor que envolve alunos das redes estadual, municipal e particular de ensino que cursam o Ensino Básico e tem como objetivo formar cidadãos para enfrentar o desafio de resistir ao consumo das drogas, um dos grandes males que aflige as Sociedades, em escala globalizada, e não discrimina raça, cor, religião, sexo, nacionalidade.

Já a ACIM é a entidade que congrega o poder econômico local, cujos associados podem viabilizar empregos e o ingresso de jovens no mercado de trabalho. Não se pode olvidar que um dos motivos do uso de drogas é a ausência de perspectiva de emprego para jovens e adultos, muitos condenados a viverem à margem da sociedade, sem acesso a bens de consumo, à educação e a uma vida digna.

Como se vê, tanto o PROERD quanto a ACIM tem grande importância para a Sociedade Imbitubense e um grande papel a desempenhar em nosso futuro.

(informação do editor: a foto foi extraída do blog noticiasmunicipais.blogspot.com)

3 comentários:

  1. Caro César, em referência ao Proerd, sempre acreditei que as séries escolares atingidas pelo programa não são as que mais estão dentro do grupo de risco das drogas. Penso que as séries-alvos deveriam ser as de 6ª e 7ª, até porque os alunos dessas séries estão mais próximos da adolescência e já podem entender melhor a preocupação com as consequências do uso de drogas, bem como já convivem com grandes chances de manter contato com os entorpecentes.

    Já com referência à relação desemprego-droga, mencionada em seu texto, ouso discordar de sua opinião. O desemprego é consequencia da falta de uma educação de qualidade, de investimentos estatais na educação. O desemprego é fruto da falta de qualificação pessoal e profissional. O uso de drogas não é necessariamente consequência da falta de emprego, mas, sim, da péssima educação e da desagregação familiar. Já ouvi muitos dizerem que "caíram na droga" porque estavam desempregados. Para mim, isso não é justificativa, pois até pessoas bem empregadas são usuárias de drogas.
    Imbituba pode não ter empregos, mas há muito serviço! Não é fácil conseguir uma empregada doméstica ou um indivíduo disposto para limpar um quintal. Extremamente difícil encontrar alguém que queira trabalhar no final de semana, numa cidade que deseja ser turística. Ora, quem está desempregado ou em extrema necessidade não pode se dar ao luxo de escolher trabalho. Se pode escolher, não está, então, precisando de um emprego.
    Meu ponto de vista é que temos uma grande parcela da população que deseja ter um bom emprego e um bom salário com apenas alguns anos de instrução e sem qualquer interesse em voltar ao banco escolar. Vive o hoje, o momento, como se o futuro esteja muito longe, não se preocupando em recuperar o tempo que perdeu fora da escola. Há muitas desculpas e justificativas, mas pouco interesse e força de vontade.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Pena.
    Nada acrescentar o amigo ja falou tudo.
    Concordo plenamente com sua opinião.
    Esta faltando vontade de trabalhar.
    Nunca fiquei sem trabalho.
    A vida me ensinou que devo saber de tudo um pouco,
    qdo mercado esta em baixa, outro esta em alta . É só estudar e acompanhar e acompanhar a evolução do mundo.. A globalização.
    Foi assim que eduquei meus filhos, pois fiquei viuva muito cedo.
    Sempre, fiz vários cursos, estudei muito e faço isto até hoje.
    " O SABER NÃO OCUPA LUGAR, QUERO VIVER APRENDENDO"

    ResponderExcluir
  3. Curiosamente, certa vez vi uma noticia que dizia que o maior grupo consumidor de drogas no estado de SP eram os universitários. Imagino que a situação no resto do país não seja tão distinta.

    Ausência de perspectiva futura pode ser um dos dos motivos do uso de drogas, mas apenas um dentre tantas ramificações.

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.