Dorvalino Filho resgata fatos históricos de Imbituba

No próximo dia 19, às 20h00, no Imbituba Praia Clube, Dorvalino Pedro de Mello Filho lançará seu livro "Porto de Don Rodrigo: Uma História do Brasil Meridional".
A obra aborda a historicidade do litoral sul de Santa Catarina no século XVI.

O livro é uma obra reveladora. Nela o autor remexe no balaio da História, ao constatar que no litoral sul de Santa Catarina, um ancoradouro e seus arredores foi por muito tempo o palco de feitos inacreditáveis.

Um mistério revelado a partir de um extrato constituído de partículas grandes e pequenas de narrativas registradas por navegadores, historiadores e pesquisadores, que se moldam num mosaico capaz de mostrar o quão importante para a história foi aquele ponto gravado num mapa do Século XVI e certificado por padres jesuítas.

Para revelar este segredo, a abordagem se desloca do espaço geográfico onde está o Porto de Don Rodrigo, no sul do Brasil, para mostrar a influência de fatos ocorridos bem ao longe, na Europa.

Ao ancorar no Porto de Don Rodrigo o leitor visita os Carijós, a tribo que vivia na região litorânea do sul do Brasil, compreende as influências que decisões entre reis, especialmente de Portugal e Espanha, tiveram sobre aquela região. Conhece um pouco da enigmática Ordem de Cristo, como sucedânea dos Templários – os Cavaleiros do Templo de Salomão, até chegar ao enigmático Caminho do Peabiru que entrecorta a América do Sul.

Os momentos de tensão, intriga, tempestade, amotinagem, rebeldia, miséria, paixão, que fizeram do Porto de Don Rodrigo um lugar instigante e, ao mesmo tempo, (in)seguro, face o perigos que a navegação de outrora impunha, dão consistência a esta história inusitada.

Da ousadia, ciência, sabedoria e tecnologia conformada na Península Ibérica pelo Infante Don Henrique, passando pelo naufrágio de Henrique Montes na Enseada de Imbituba, esta obra restabelece o elo entre o Porto de Don Rodrigo e o atual Porto de Imbituba, criado por um outro Henrique: o visionário nacionalista Henrique Lage.

PERFIL DO AUTOR

Dorvalino Pedro de Mello Filho (na foto) nasceu em Imbituba, litoral sul de Santa Catarina, em 1961. Advogado, Administrador e Técnico em Edificações, atuou em movimentos sociais, políticos e sindicais.
Militante político, participou do Partido dos Trabalhadores onde exerceu o mandato de Vereador por um período singular.
Servidor público municipal desde 1983, exerceu funções na área de planejamento urbano e gestão pública, com passagem pela Secretaria Executiva da Câmara de Vereadores e pela Secretaria de Administração.
Em 2003, enquanto vereador, buscava informações para denominar a histórica praça do Distrito de Vila Nova – berço originário da colonização açoriana, ocasião em que se deparou com os primeiros relatos sobre o Porto de Don Rodrigo.

Dorvalino é um cidadão que sempre se preocupou com Imbituba. Ótimo profissional, Dorvalino é o tipo de servidor público que se destaca facilmente pelos seus conhecimentos profissionais e por sua responsabilidade com a coisa pública.
Essa obra literária, com certeza, foi feita com muita dedicação e representará importante contribuição para a História de nossa cidade.

Após o lançamento, acontecerá o evento cultural Botequim da Zimba, com apresentações de muitos cantores e músicos imbitubenses.

Um comentário:

  1. Com certeza essa obra será um marco para a história e cultura de nossa cidade por ter sido escrita pelas mãos do Dorvalino, a quem me refiro por Filho em decorrência de nossa longa amizade. Pelos conhecimentos e a competência que o mesmo possui,penso ser esta uma obra que cada imbitubense deveria ter consigo, vez que são pouquissimos os livros que retratam um pouco de nossa história. Estaremos lá prestigiando o lançamento do livro e, é claro, adquirindo um exemplar!! Parabéns ao Filho!

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.