Imbitubense, adote um vereador!

Estou me juntado à campanha “adote um vereador”. Essa ideia é de autoria do jornalista Mílton Jung, da Rádio CBN, de São Paulo, lançada no final das eleições municipais de 2008. A princípio, tinha o objetivo de fazer com que as pessoas escolhessem um vereador e participassem da vida pública dele, acompanhando seu trabalho na Câmara, como também sugerissem projetos que, através dele, fossem levados à análise e possível apresentação no Poder Legislativo.

Ocorre que a população “desvirtuou” um pouco o objetivo da campanha e passou a escolher um vereador para fiscalizá-lo de perto em suas atividades legislativas, fazendo críticas e denúncias.

Bem, de uma forma ou de outra, estou reproduzindo a iniciativa, aqui, e colocando à disposição do cidadão imbitubense essa ideia, que acho muito interessante e que pode levar a resultados excepcionais, se boa parte da população participar.
Veja abaixo como você deve fazer para adotar um vereador:

Adote um vereador. Acompanhe suas atividades legislativas e faça elogios ou críticas ao seu trabalho político, enviando sua opinião para este blog, através de “comentários” (ao final desta postagem), ou pelo e-mail (recomendável) blogpenadigital@gmail.com;

Envie sua sugestão ou denúncia ao seu vereador, encaminhado-as (exclusivamente) para o mesmo e-mail indicado no item 1, que reencaminharei para o respectivo vereador, também por e-mail;

Faça uso dessa oportunidade, com responsabilidade e bom senso;

Mãos à obra! Participe da vida política da cidade e fiscalize!

Não adianta reclamarmos por aí. Temos que fazer com que nossas reclamações sejam ouvidas no lugar certo.

5 comentários:

  1. Quantos e quais vereadores já foram adotados? O blogue poderia dar esta informação? Pelo menos a quantidade, para saber se a população está engajada?

    ResponderExcluir
  2. Leitor, esta sua participação foi a primeira sobre este tema. Isto demonstra que o cidadão imbitubense não gosta de participar de política fora do período eleitoral! Embora com alguns problemas de cidade grande, o povo daqui ainda pensa como um indivíduo do interior.
    Nenhum leitor adotou algum vereador, apesar de eu estar publicando toda semana notícias sobre o que aconteceu na Câmara.
    Sei que o blog não tem a divulgação necessária para chegar ao conhecimento das pessoas que têm acesso à internet e isso é um obstáculo grande para esse engajamento possa ocorrer. A divulgação é feita apenas na minha coluna jornalística, porém, como os temas que abordo são políticos, a população não lê e, portanto, acaba não tendo conhecimento do blog.
    Eu espero ser como a água em pedra dura. Estou fazendo a minha parte como cidadão.

    Obrigado por sua participação e espero sua divulgação.

    ResponderExcluir
  3. Eu ja tenho um vereador, que fico de olho, Coitado, devo até me chata nas minhas cobranças.
    Estive em todos os comicios e ouvi todas as promessas agora eu cobro, pq é um direito meu como cidadã.
    Meu vereador é o Srº Christiano Lopes de Oliveira, hoje presidente da Câmara Municipal.

    ResponderExcluir
  4. Marlene, cobre mesmo! Sua atitude é mais que um direito, é um dever!

    ResponderExcluir
  5. Fui a unica a escrever neste blog adotando um vereador.Hoje sei pq, ninguém o fez.Com certeza para não ter vergonha d mostrar em publico que Acreditava em algum deles.
    E venho neste mesmo blog,dizer: Que ja não tenho nenhum vereador. Leio qo que se passa na câmara e escuto qdo posso pela internet. Mas até este momento não vi nenhum beneficio ser votado a favor do povo, muitas bobagens como nomes de ruas , moções sem méritos e outras.
    Não vi nenhum vereador se manifestar na destruição da história de Imbituba, casários que poderiam ser referencias turísticas, museus , feiras livres. Olho a história como história, "era uma vez".
    Acreditei em jovem, e trabalhei por ele, pq dizem que os velhos ja são viciados no poder.
    Mas hoje venho publicamente com muita vergonha,
    que tbm não tenho nenhum vereador.ACREDITEI E TRABALHEI MUITO PARA ELEGER O MEU VEREADOR.
    MAS ESTOU TERRIVELMENTE DECEPCIONADA.O drº Christiano Lopes de Oliveira, hoje presidente da câmara.vejo que não fiz o certo.
    NÃO TENHO VEREADOR NEM PARTIDO POLÍTICO.
    ACREDITO QUE NUNCA MUDA A HISTÓRIA.

    O que é ser vereador? o que nos mostra a história se estiver errada me corrijam.
    A coroa portuguesa decidiu instalar um representante em cada unidade municipal com administração própria (cidades, vilas) dos pelouros (que eram escolhidos durante uma reunião realizada pela coroa, com os moradores das cidades e das vilas tendo uma votação, em sacos chamados pelouros).

    Juntamente com os pelouros foi instalado um “Conselho”, que era formado por cidadãos ou vilões, dentre aqueles mais abastados e de melhor representação, surgiam os Vereadores.

    O que é um vereador?

    È um representante político que opera no domínio dos municípios, igual à forma de governo constitucional na Câmara, a nível legislativo. O vereador tem somente poder Legislativo. Em Moçambique e Portugal tem apenas o poder executivo.

    É eleito por voto direto e simultâneo em todo país, seu mandato tem a duração de 4 anos. Para concorrer ao mandato de vereador você precisa ter a idade legal mínima de 18 anos, o número de integrantes nas Câmeras deve ser proporcional à população do município (entre 9 e 55).

    Suas Funções:

    - Licita obras e outras benfeitorias para o município.

    - Elaboração da Lei Orgânica do Município;

    - Fiscalização e julgamento das contas do executivo;

    - Não podem ser violadas suas opiniões, palavras e votos;

    - Legislar sobre assuntos de interesse local;

    "O vereador é um membro da Câmara Municipal que exerce seu cargo em favor de um município, o mandato dura 4 anos e o cargo se enquadra no poder legislativo. Sua função é fiscalizar o trabalho do prefeito e os gastos ligados ao orçamento anual, sendo assim, é o representante do povo.

    As principais funções do vereador:

    • Analisar e aprovar leis ligadas à prefeitura e ao poder executivo.

    • Fiscalizar vários órgãos da prefeitura, além de requerer prestação de conta por parte do prefeito.

    • Votar projetos de lei.

    • Receber os eleitores e ouvir sugestões, críticas, reivindicações.

    • Promover a ligação entre eleitores da região que representa e o governo.

    • Elaborar e redigir projetos.

    • Criar leis com intuito de formar uma sociedade mais justa."

    Por Eduardo de Freitas
    Graduado em Geografia
    Eu pergunto? é o que acontece?
    MEUS PÊSAMES.
    Estamos de luto, pq todos estão defendendo suas próprias causas. E não a do povo que paga o salário do prefeito e dos vereadores.
    Ano de eleição, será que um dia vamos aprender a votar?
    Para não ter termos o desprazer de ligar a Tv, e ver nossos políticos guardando dinheiro em cuecas meias e malas , e não ver nada acontecer.
    Nó damos esta margem, pq deixamos passar em branco.

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.