Audiência pública sobre fábrica da Votorantim

Leitores, na próxima terça-feira, acontecerá audiência pública sobre a instalação da fábrica da Votorantim em Imbituba. Então, quem quiser saber mais desse empreendimento e dirimir dúvidas a respeito de suas atividades, compareça e faça suas indagações.
A audiência foi convocada pelo prefeito e pelo presidente da Câmara de Vereadores, conforme teor abaixo:
O Prefeito Municipal de Imbituba e o Presidente da Câmara de Vereadores, no uso de suas atribuições e com fundamento na legislação em vigor, COMUNICAM aos interessados que farão realizar AUDIÊNCIA PÚBLICA com a finalidade de tratar sobre o projeto de instalação da empresa Votorantim Cimentos Brasil S.A. no município de Imbituba.

A Audiência Pública ocorrerá no dia 17 de agosto de 2010, terça-feira, às 11h00min, nas dependências da Câmara Municipal de Imbituba.
Para que se evitassem consequências desagradáveis, penso que a audiência deveria ser realizada obrigatoriamente à noite e, de preferência, no fim de semana. Afinal, quem tem tempo disponível no dia e horário marcado? E, convenhamos, além do horário ser por demais inconveniente, a divulgação foi feita em cima da hora.

11 comentários:

  1. É no mínimo estranho! Mas estamos em Imbituba, a Sucupira de SC, tudo pode acontecer!

    ResponderExcluir
  2. www.twitter.com/Walter_Tavares # Quando penso que a Democracia deveria ser aplicada pelos governantes, trabalhando no processo em que ela evolua, mas pelo contrario, eles tentam corta-la pela raiz....mas o povo tem a força...e vamos lá...defender nossa cidade e mais uma vez fazer vale o bom senso e que seja bom para todos e não pra apenas alguns....aloha mahalo...

    ResponderExcluir
  3. Realmente Pena, isso é realmente ruim, uma audiencia publica as 11 da manhã de terça e com pouca divulgação, pra tratar de uma assunto que vem enquietando a cidade. deveria ser num FDS a noite mesmo..

    Att

    Daniel

    ResponderExcluir
  4. Pena,

    Também sou de opinião que o horário estabelecido para a audiência não terá nenhuma influência em seus resultados.
    É um tema sensível que deverá ser encarado de frente, sem hipocrisias e ser tratado com a maior transparência possível. Só estou na torcida de que o bom senso prevaleça e que dela se estabeleça o melhor para Imbituba e ao futuro de nossas gerações.

    Um abraço,

    CPJ.

    ResponderExcluir
  5. Meus pesames pela instalação da Votorantin!!!Assim como fizeram em Rio Fortuna e Santa Rosa de Lima com a Nitro Química (do mesmo grupo) qd não mais interessar o local eles se vão sem ao menos avisar com antecedência. Senhores pais de família estejam preparados para sair para o trabalho e voltar com a demissão sem nem um porquê, pois já não servem mais pra eles. Foi assim em Rio Fortuna, o pensamento é bem básico, está lucrando, vamos manter, ganhamos bastante insentivo fiscal e o lucro reduziu, Que nos importa se tem família, se estão doentes??? Nós somos a EMPRESA, o resto é resto...
    Meus pesamesd, porque essa é a verdadeira face da empresa!!!

    ResponderExcluir
  6. Segundo dados fornecidos pelo DNPM/SC, a paralisação das atividades das minas de fluorita de Rio Fortuna e de Santa Rosa de Lima em SC ocorreu em agosto de 2009, após a Cia Nitro Química Brasileira, do Grupo Votorantim haver investido em 2008 mais de R$ 1 milhão para aumentar a capacidade de moagem e flotação em 25%.

    Após o fechamento destas unidades, a produção continuou na usina de beneficiamento de Morro da Fumaça-SC, processando os estoques e o concentrado da barragem de rejeito. A paralisação das minas deveu-se a decisão do Grupo Votorantim de sair do mercado de fluorados, desativando a fábrica de ácido fluorídrico e fluoreto de alumínio, localizada em São Miguel Paulista – SP. A empresa era a única fabricante desses produtos na América do Sul.

    As informações que conheço são que a planta que a Votorantim está montando em Imbituba é para fabricação de cimento, que sempre foi o carro chefe da empresa, não havendo relação dessa atividade com as minas de fluorita fechadas que possa causar alguma preocupação sobre a paralisação da obra ou sua inviabilidade.

    ResponderExcluir
  7. Sem falar, nobre Cândido, que a Votorantim é uma empresa e não uma Igreja, logo objetiva o lucro e não a caridade.
    Henrique.

    ResponderExcluir
  8. A mina fechou dia 28 de julho de 2009, eu melhor do que nunguém sei, era meu aniversário e meu marido voltou pra casa desempregado. Mandaram todos embora, pagaram os trinta dias mas não houve qualquer aviso, nem ao município que usavam para suas explorações. meu cunhado fraturou a coluna lá, e o que houve? Nada, está sem renda até hoje.
    Eu comento não por suposições, mas por conhecer o caso de perto.
    Não é a mesma firma, ou ramo, mas são os mesmos donos, a mesma família poderosa.
    E o investimento na flotagem???? E o lucro tirado das costas desses homens que hoje estão aí, sem emprego, depressivos, doentes??? Funcionários de baixo escalão não é? Que importa se tem filhos doentes? Se tem família e são seu arrimo? Não dão mais lucro descartasse como um nada.
    Foi isso que houve, descartaram gente...

    ResponderExcluir
  9. Realmente não é uma Igreja!!! Mas são todas filhas do mesmo dono, ou seja irmãos do mesmo pai, mesmo DNA!
    Fácil falar na defesa de um grnde empresa quando não é com você o problema, mas ótimo o comentário acima, só demonstra o caráter de quem apoia atos como o da Nitro.
    Parabéns, você é realmente alguém de opinião... corajoso como um anonimo...(nobre???acaso foi um descendente de Dom Pedro??? que postou, pq desconheço outra família nobre no Brasil???)
    estranho o blog aceitar perfil anonimo...
    Será que as coisas são só uma questão de conveniência burocrática???
    Ok, realidade dói!
    Por isso vivemos neste mundo.

    ResponderExcluir
  10. Rúbia, o anônimo acima se identifica como Henrique Garcia. Não o conheço nem sei ele existe.
    Nos blogs, ninguém tem como conferir identidade, a não ser que sejam cadastros pré-aprovados.
    A liberdade ofertada para os anônimos é que nem todos possuem coragem ou condições sociais de protestarem identificando-se. A democracia e a liberdade no Brasil é só pra inglês ver.
    E a liberdade de opinião faz parte da democracia. No Brasil, a maioria das denúncias que geram investigações grandes são anônimas, senão aumentará o número de homicídios.

    ResponderExcluir
  11. Pois é verdade, mas qd menciona que não é Igreja é bom deixar claro que sim, há diferença, IGREJA faz caridade, ok, mas o que se tem de cobrar das grandes empresas está longe da caridade, e sim responsabilidade social, mesmo porque eles não fazem caridade alguma com seus empregados, somente o que é de direito!
    Caridade é dar sem pedir em troca à quem não têm direito legítimo e sim necessidade, já o caso de simplesmente fechar uma empresa e largar os funcionários as moscas não reflete em caridade.
    Querem um exemplo: a Leilei 9.656/98
    O que diz os artigo nº30 e nº31 da lei 9.656/98 e a resolução anterior

    * O demitido sem justa causa que contribuía para um plano de saúde tem direito a continuar no plano coletivo nas mesmas condições em que era oferecido pela empresa empregadora pelo prazo mínimo de seis meses e, pelo máximo, 24 meses, assumindo 100% de seu custo

    E o que fez a NITRO, recolheu as carteirinhas e nem sequer repassou a informação. Acaso não respeitaram a Lei porque? Por que a UNIMED não consegue repassar nenhuma informação dos planos até hoje?
    E acaso se não fosse por ordem do IBAMA as crateras, os restos iam continuar em Rio Fortuna e Santa Rosa? Cade a responsabilidade? Usaram sim e jogaram fora (município e funcionários)!!!
    Mas é a Nitro, a Votoran, pesquisem, vão ver que tem muita coisa relacionada ao meio ambiente, rios mortos...

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.