Imbituba espera sua melhor temporada dos últimos anos

Antes de falar sobre a temporada de verão em Imbituba, gostaria de informar aos leitores que, desde o dia 26 de dezembro, todos os usuários da internet que possuíam provedor das operadoras Oi ou Velox não conseguiam acessar qualquer página com endereço ".blogspot.com". Para nós blogueiros, o problema com as operadoras fez com que também não conseguíssemos publicar qualquer post, pois não conseguíamos acessar as nossas contas no site Blogger, através do qual publicamos nossos blogs do "blogspot.com".


O problema, ao que parece, foi resolvido definitivamente hoje. Então, continuemos nosso trabalho.

Com o forte calor que iniciou já nos primeiros dias de verão, Imbituba está recebendo uma enorme quantidade de turistas, além, é claro, daqueles imbitubenses que residem fora da Zimba e aproveitam o fim de ano para visitar seus familiares e matar a saudade da Terrinha à beira mar.

Ao circular pelas belas praias de nosso litoral é fácil observar o grande número de automóveis com placas de outras cidades, chegando-se à conclusão que Imbituba foi redescoberta pelos turistas.

Embora tenhamos tímido investimento no turismo, a prefeitura, sob o slogan "Imbituba, o verão mais quente da região", preparou algumas atrações para movimentar a temporada, a maioria já tradicional.

A primeira atração será o reveillon no Canto da Praia da Vila.

No período de 9 a 24 de janeiro, será realizado o Imbituba Games, composto de várias modalidades de esportes que podem ser praticados na areia da praia.

Em fevereiro terá a 11ª Festa Nacional do Camarão, nos dias 4 a 7, com shows nacionais, feira da indústria e comércio e exposição de artesanato, cujo local de realização é aquela área que chamam de "pavilhão de eventos", e que eu, particularmente, não concordo com a sua escolha para servir de palco a essas festividades.

O calendário encerrará com o Carnaval, que neste ano caiu no meio de fevereiro, entre os dias 12 e 15, abreviando a temporada de veraneio. Em 2010, deve retornar com força total o Carnaval nos clubes, concorrendo com as bandas que se apresentarão na Praia da Vila.

Para quem não é folião, mas gosta apenas de apreciar a festança "pagã", poderá assistir ao desfile das escolas de samba e blocos de Carnaval, com desfiles na Av. Dr. João Rimsa.

Com referência a investimentos, devo ressaltar o sistema de iluminação instalado na Av. Beira Mar, cujos postes possuem detalhes que sugerem o formato de uma baleia. O custo da obra foi de R$ 150 mil, conforme informação oficial da prefeitura.
Observei que a originalidade deu um toque de beleza e requinte à avenida.

4 comentários:

  1. Então Pena (se assim posso lhe chamar), falta agora rezar para o sol continuar a dar o ar de sua graça pois temos belas praias, mas espero que os comerciantes estejam preparados para trabalharem em horarios alternativos, pois durante o conhecido "horario comercial" todos estão nas praias e noite digo depois das 20:00 hs restam só os supermercados que faturam legal, enquanto as lojas do centro ou dos bairros ficam a merce da sorte!

    Abraço

    Arthur Silveira

    ResponderExcluir
  2. Arthur Ladenthinjaneiro 03, 2010

    O Turismo em Imbituba está sem rumo, sem identidade!


    Passei cinco dias deste verão em Imbituba e infelizmente me decepcionei mais uma vez!

    É incrível perceber que uma terra com tão lindas praias, dispõe de tão poucas opções de entretenimento e tão atrasadas.

    O turista que se hospeda em um dos hotéis da cidade, e após de um belo dia de praia, fica praticamente sem ter o que fazer a noite além de dormir...

    Se procurar por um restaurante que sirva frutos do mar, encontrará somente dois estabelecimentos à beira mar que estão muito aquém para uma cidade que pretende ser uma potência turística. Apesar da ótima comida, o atendimento e os ambientes são péssimos.

    Esse turista encontrará um oasis se for à pizzaria Pedra-Ferro – simplesmente nota 10! Ótimo atendimento, comida e ainda dispõe de um ambiente muito charmoso.

    Mas como este é o único que se salva, acaba lotado e nos resta pegar a estrada rumo a Garopaba.

    Casas noturnas também são poucas de qualidade, mas neste quesito nem vou me estender, pois só passei pela frente e não tive a menor coragem de entrar.

    O problema maior para a cidade é se chover... o turista não encontra muita coisa de interessante no comércio...

    Diferente de Garopaba, não existem bazares, feirinhas de verão, lojas especializadas por segmentos, etc... O que temos é uma incrível poluição sonora, com gente gritando de um lado, caixas de som fazendo estrondo na loja em frente, falta de lugar para estacionar, mas também falta espaço para caminhar confortavelmente nas calçadas, não existe um calçadão, com barzinhos a céu aberto, enfim, a cidade poderia ter mais charme.

    Sei que a cidade está melhorando, isso é notável, mas é inegável que Imbituba pode muito mais!

    O WCT é ótimo, mas no fim das contas de bom mesmo só temos as ondas, pois ao anoitecer todos os ‘bacanas’ vão para o Rosa, Garopaba e Floripa... em Imbituba, só ficam os que são daqui!

    Baleia Franca... grande oportunidade ainda não explorada em sua totalidade...

    Agora se fala em santuário da Madre Paulina... ai Jesus!! Que salada de turista!!

    A cidade precisa definir qual o rumo do turismo que pretende ter!

    Desafio qualquer liderança da cidade (seja do governo, seja do setor privado) a me dizer se existe um planejamento estratégico concreto para o turismo da cidade.
    Qual o perfil do turista que nos visita?
    Qual o entretenimento voltado para este turista?
    Quais projetos concretos existem e quando serão postos em prática?

    Mas não adianta o povo ficar esperando tudo acontecer... todo mundo precisa colocar a mão na massa, ao meu ver somente a prefeitura faz alguma coisa.

    Falta a iniciativa privada promover empreendimentos mais bem pensados e falta principalmente ao povo se preparar melhor para receber o turista, seja profissionalmente ou seja pela boa educação mesmo.

    Exemplos não faltam, Gramado, Rio, Florianópolis e Garopaba - que está uns 20 anos à frente de Imbituba.

    Poderia escrever páginas sobre o assunto, já me alonguei muito, mas fica aqui minha provocação... Sinceramente torço para que esta terra maravilhosa se desenvolva e o turismo possa ser um dos pilares de sustentação desse desenvolvimento. Potencial para isso a cidade tem.

    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Palmas, palmas, plamas pra você Arthur Ladenthin. Não o conheço, mas vocÊ falou tudo que Imbituba tem e ainda falta. É isso aí mesmo. Fala-se em turismo, mas qdo o turista chega em Imbituba, encontra só o mar, o resto está faltando. Atendimento, então é um dos piores. A cidade precisa se preparar melhor, o pessoal vem pra praia, mas não quer só praia.

    Amadeu Silva
    Curitiba.

    ResponderExcluir
  4. SEMPRE QUE POSSO VOU A iMBITUBA PASSAR OS FINAIS DE SEMANA , NA MINHA OPINIÃO ALÉM DA TRANQUILIDADE E DAS BELEZAS NATURAIS A CIDADE CONTA COM O CARISMA DAS PESSOAS QUE SEMPRE NOS RECEBEM MUITO BEM..

    ADOREI OS POSTES EM FORMATO DE BALEIAS NA BEIRA MAR, REALMENTE DERAM UM CHARME A PRAIA QUE JA É LINDA POR SI PROPRIA...

    GRANDE ABRAÇO A TODOS!

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.