Acesso Sul de Imbituba: problemas futuros


Enquanto a Rua Manoel Florentino Machado aguarda a sonhada duplicação - que deve acontecer em pouco tempo, conforme anunciado pela prefeitura -, para favorecer o acesso de caminhões ao Porto de Imbituba, como também melhorar o fluxo viário intenso, a Avenida Renato Ramos da Silva, por outro lado, não teria o mesmo futuro.


Para quem mora no Sul do município, a hora do rush, associada ao número elevado de lombadas e à via sem duplicação, acaba perdendo um bom tempo para concluir seu trajeto de casa ao trabalho e vice-versa.

Dentro de um ou dois anos, a Renato Ramos precisará ser duplicada, mas parece que o município terá problemas quando resolver duplicar. Faz alguns anos que mantive contato com Roberto de Bona, quando ele era o secretário da SEDURB. Na época, ele informou que alguns imóveis dessa avenida estavam ocupando área pública, mas os proprietários teriam se comprometido a desocupar quando o município iniciasse a duplicação da avenida. Não acredito que isso ocorra.

Se há imóveis ocupando área pública destinada à futura duplicação, a falta de intervenção do Poder Público poderá fazer com que o município tenha de desembolsar polpudas indenizações nas desapropriações necessárias, utilizando dinheiro que poderia ser investido em benfeitorias de trânsito.
A falta de planejamento e fiscalização nesse setor parece ser regra em todas as administrações, e quem paga é o cidadão.
A procuradoria do município deve agir imediatamente, para que no futuro não se perca tempo com ações judiciais, atrasando as obras.

Fiquei sabendo que o trânsito de caminhões na Renato Ramos será em breve proibido, melhorando bastante o trânsito nessa via, mas só a duplicação resolverá definitivamente o problema viário.

As ciclovias, tanto prometidas, ainda estão no papel, para a insatisfação geral de quem usa a bicicleta como meio de transporte ou para exercícios físicos. E penso até que a construção da ciclovia seja muito mais importante do que a própria duplicação dessa avenida.

2 comentários:

  1. Pezado Cesar.

    Sobre este assunto me solidarizo com a causa e arrisco a fazer uma previsão.
    Se nada for feito com relação aos imóveis ocupando área pública destinada à futura duplicação e a continuar a falta de intervenção do Poder Público em coibir essas ações, dentro de pouco tempo a Av. Renato Ramos da Silva será tão larga quanto a Av. Santana ou a Av. Estrela. O pior de tudo é que nem se cogita mais da construção da Avenida Beira-mar, ligando o Centro de Imbituba a Vila Nova. Esta sim seria a solução definitiva de nossos problemas.


    Cândido.

    ResponderExcluir
  2. Cândido, é interessante como o Poder Público se furta a tomar providência para resolver problemas como esse. Nós até sabemos o motivo, mas é incrível a falta de respeito para com o futuro da cidade!

    Quanto a seu comentário, só tenho uma ressalva a fazer. Quem escreveu a matéria acima fui eu, e não nosso colega César, mas acredito que ele pense de igual forma.

    Obrigado por mais uma participação sua.

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.