Você sempre quis pronunciar uns xingamentos aos políticos?

Vimos recentemente ser aprovada uma reforma na lei eleitoral, sendo incluída aí a autorização do uso de publicidade política na web, a partir das eleições do próximo ano. Sarney saiu em defesa da não proibição de veicular propaganda eleitoral na internet. Lula também defendeu essa questão.

Ora, a verdade é que o governo não tem como fiscalizar a web, esse mundo que, embora digital, transforma o mundo real. E os blogueiros sabem disso.

Mas nada tem a ver o título desta postagem com o que estou falando até agora. É verdade! Então, vamos ao ponto.

Quando comecei a escrever minhas colunas no jornal Popular Catarinense, usando este mesmo codinome Pena Digital, recebi muitas críticas de várias pessoas e políticos. Para minha sorte, os incentivos foram maiores. Tanto que me trouxeram até aqui, ao blog.

Os que me criticavam tinham seus motivos. Nenhum, porém, que me demovesse de minhas ideias de continuar esse trabalho. Nem um que justificava eu apagar uma só palavra do que eu escrevia. Muitas pessoas gostariam de dizer o que eu dizia. E é por isso que, a cada dia, tem mais pessoas da cidade - e fora dela - acessando o blog Pena Digital.
Por outro lado, muitos também gostariam que eu não escrevesse isso ou aquilo. E teve até alguém que disse que iria, através do judiciário, retirar o blog do ar.

Leitor, o que você gostaria de falar para os políticos de nossa cidade ou de nosso Estado ou do Brasil? Quantas vezes você teve vontade de xingar este ou aquele? Mas xingar mesmo! Dizer na cara dele o que você pensa.

Bem, fiquei surpreso ao conhecer o blog Tijoladas do Mosquito, de Florianópolis, cujo editor não tem papas na língua. Com vários processos judiciais contra si, cujos autores vão desde o prefeito Dário Berger até a senadora Ideli Salvatti, o blogueiro, sob o lema "este blog ninguém cala!", se mantém em suas ofensivas contra todos aqueles que ele entende não estar exercendo suas funções dentro da lei.

Se eu escrevesse 10% do que é escrito no Tijoladas...

Ainda recebo um ou outro comentário de alguém indignado por eu ter escrito alguma coisa que nao atendeu seus interesses, mas isso faz parte de seu direito de reclamar, assim como é meu direito de escrever o que quero. Não sou jornalista. O blog não é jornal. E eu falo do que eu quiser e puder, observando a legalidade. E eu falo porque dizem que o Brasil vive uma democracia e acabou a ditadura - será? E eu opino porque sou um cidadão!

E por mais que eu diga para as pessoas lerem uma das primeiras postagens, para entenderem minhas ideias, mesmo assim tem gente que prefere me acusar de alguma coisa a ter de respeitar minha opinião! Fazer o quê?

ATUALIZAÇÃO:

No dia 13/12/2011, Amilton Alexandre, o Mosquito, foi encontrado morto em seu apartamento, e a causa  da morte teria sido o suicídio. Saiba mais aqui.

15 comentários:

  1. Malu Petersoutubro 19, 2009

    Pena Digital, a verdadeira democracia ainda não chegou ao Brasil, aí ela ainda é um "faz-de-conta".
    Depois que li na VEJA n°39/2009 o que o estuprador chefe do Mato Grosso do Sul Andre Pucinelli/PMDB (quem estupra ou ameaça de estuprar alguém, pode ser chamado publicamente de estuprador, não pode?) disse que faria com o Ministro do Meio Ambiente Carlos Minc se ele aparecesse por lá, chego a ter saudades da "democracia", da "finesse", da "gentileza" do ex-presidente militar General João Batista de Oliveira Figueiredo.
    Aqui fica a pergunta: se um governador de estado, eleito pelo povo para governá-lo, se permite dizer o que quer (até mesmo ameaçar publicamente um Ministro do Governo de estupro em praça pública!!!) então nós, eleitores, que colocamos esses asn.s lá em cima (com o meu voto é que ele não se elegeu!!!), temos todo o direito de dizer o que quisermos e de darmos muitas "tijoladas". Concorda?

    Aqui na Alemanha não é o paraíso, mas respeito e educação (nem que seja para salvar o próprio emprego!!!) os políticos demonstram ter. E olhe que os políticos aqui sofrem com os blogueiros, com os humoristas e com os jornalistas. Sempre comento com meu marido: "se dissessem isso aí lá no Brasil sobre um político, o infeliz já estaria morto".
    Mas aqui temos democracia, essa é a diferença.

    ResponderExcluir
  2. Nobre Blogueiro, assim como seu blog da Zimba que vez ou outra dou uma pequena contribuição.... acesso tambem o tijoladas, pois é la que fico sabendo das falcatruas da cidade que me acolheu e de nosso querido estado e realmente ele não mede as palavras, mas é hilário ver como os protetores dos nobres políticos ficam indgnados e batem boca com o blogueiro! Conheci o mosquito em uma palestra nos meus tempos de UFSC sobre a novembrada episódio hitórico do qual o grande mosquito participou....
    Como ele mesmo diz " esse blog ninguem cala" nem o seu, pois faria muita falta a todos que ainda votam nessa cidade e que moram longe por motivos de falta de oportunidades em emprego!
    tem outro blog tambem que é o Marcelo Tolentino da Rosa que é natiral da zimba como nós e faz carreira jornalística em Floripa - o blog é mais moderado em relação ao do nobre Mosquito, e traz os bastidores da política catarinense: marcelotolentino.blogspot.com
    e como diria Chico Buarque
    "hoje voce é quem manda falou ta falado não tem discussão.... mas Amanhã vai ser outro dia" então vivam os blogs, pois moramos ou não em um país democrático?

    Arthur Silveira

    ResponderExcluir
  3. Em relação a nobre colaboradora MAlu Peters, no Brasil existem muitos humoristas ou jornalistas que tiram sarro da cara dos políticos e não morreram até hoje, o que pensam os Brasileiros que moram fora do país? que isso aqui é barbárie pura? temos leis e embora alguns "canalhas corruptos" finjam que estão acima delas tem muita gente inteligente e consciente em relação a política no Brasil!
    Então pense bem antes de escrever sobre o Brasil... pois até onde sei em seu país atual a direita retrógrada e facista está voltando lentamente e lamentavelmente ao poder.... então não é essa coca-cola toda!

    Arthur

    ResponderExcluir
  4. Arthur, vou começar pelo seu primeiro comentário. Conheci o blog Tijoladas há umas três semanas e fiquei boquiaberto com o que li por lá. Não sei se concordo com as ofensas que ele faz aos políticos, mas, pensando bem, estamos chegando a um ponto que não dá mais para sermos polidos com muitos deles. Além disso, fico pensando nas torturas que eles fazem conosco, com toda "diplomacia".
    O blog do Marcelo conheci há pouco mais de um mês. Aliás, se minha memória não está me traindo, acredito que tenhamos, juntos, viajado um bocado de ônibus até a Unisul, em Tubarão, quando ele cursava Jornalismo, enquanto eu cursava Direito.

    Com referência à comparação entre Brasil e Alemanha, na questão democracia, vejo que, ainda que os alemães estejam voltando ao passado, eles possuem uma democracia muito mais madura e resistente que a nossa, sem dúvida alguma. Nós, no Brasil - é minha visão -, estamos vivendo um momento muito sensível, uma democracia - repetindo a frase de Malu - "faz-de-conta". Eu poderia justificar minha afirmação, mas isso daria uma postagem. Talvez, um dia eu fale sobre isso. Mas pode acreditar, Arthur, a ditadura ainda não foi embora definitivamente. Ela está tão travestida que muita gente não percebe.

    Obrigado por suas opiniões.

    ResponderExcluir
  5. Malu Petersoutubro 20, 2009

    Arthur,
    só para esclarecer, caso eu não tenha me expressado muito bem.

    1 - Aqui, eles, humoristas ou jornalistas, "não tiram sarro", como você diz, eles encostam o político na parede, viram e reviram a vida dele até ele "vomitar" a verdade e/ou entregar o cargo caso esteja envolvido em alguma coisa, por menor que seja.

    2 - "que isso aqui é barbárie pura", não sou eu quem digo, basta você ler a imprensa brasileira (deputado que manda matar bandidos para aumentar o ibope do seu programa; governador que ameaça ministro de estupro em praça pública; advogado, processado e condenado, assume Supremo Tribunal Federal; chefe de quadrilha organizada presidindo o Senado). Isso para falar só dos grandes escândalos que a gente toma conhecimento.
    Não é a toa que querem calar a turma que berra, como os blogueiros!

    3 - "temos leis e embora alguns "canalhas corruptos" finjam que estão acima delas tem muita gente inteligente e consciente em relação a política no Brasil!"
    Gostei do "alguns". Bem modesto! rsrsrs
    Ser "inteligente e consciente" e não fazer nada não resolve o problema do país.

    4 - "pois até onde sei em seu país atual a direita retrógrada e facista está voltando lentamente e lamentavelmente ao poder".

    "retrógrado": “aquele que é contrário ao progresso”. Alemanha, contrária ao progresso?

    "fascismo": é uma corrente prática da política que ocorreu na Itália, opondo-se aos diversos liberalismos, socialismos e democracias

    Só pra lembrar: o governo de direita (CDU) tem como parceiro o FDP (Partido Liberal). Somos o único país do mundo que tem como chefe de estado uma mulher e como vice e ministro das relações exteriores um gay. Mais liberal e democrático não há! Vou escrever ao Westerwelle (o vice) para quando visitar o Brasil não aparecer no Mato Grosso do Sul, lá ele corre perigo. Talvez ele até gostasse... mas não em praça pública. rsrsrs

    Infelizmente, Artur, até onde você sabe, sabe errado. Para saber algo sobre a Alemanha você precisa viver o "dia-a-dia" aqui. Eu sou super "verde" com tendências socialistas (se não houver outra opção!) mas dessa vez votei no partido de direita, que - para desagrado dos sociais-democratas - está se mostrando mais social que aqueles.
    Alemanha retrógrada e fascista? Informe-se melhor antes de escrever, caro Arthur. O fato do CDU (União Democrata Cristã) voltar ao poder deve-se em primeiro lugar ao carisma da Dra. Angela Merkel - não votamos no CDU, votamos na Angie! O Brasil seria outro se os governantes tivessem 1/100 da instrução, inteligência, capacidade de liderança, competência e mão firme dela (ter mão firme é preciso quando se tem responsabilidade sobre a vida de milhões). E em segundo lugar - culpa própria! - da desunião, desorganização, falta de liderança, mal governo do SPD (Partido Social Democrata). Graças, em grande parte, às m.... feitas pelo ex-chanceler Gerhard Schröder/SPD, que hoje é cupincha e empregado do ditador russo Putin(ho).
    Feliz do Brasil se tivesse uma direita retrógrada e fascista - como você diz!!! - como na Alemanha. Eu voltava pra aí hoje mesmo!

    5 - "então não é essa coca-cola toda!"
    Isso, eu mesma escrevi lá em cima (aqui na Alemanha não é o paraíso). Mas acredito que deva haver uma razão muito forte pra todo mundo querer vir pra cá e para ninguém - principalmente os estrangeiros!!! - não querer sair daqui. Concorda?

    ResponderExcluir
  6. Malu Petersoutubro 20, 2009

    PS. Esqueci de mencionar os super prefeitos (gays, confessos publicamente) de Berlin, Klaus Wowereit/SPD (dizem que intenciona ser o próximo chanceler)- http://www.klaus-wowereit.de - http://pt.wikipedia.org/wiki/Klaus_Wowereit e de Hamburg, Ole von Beust - http://pt.wikipedia.org/wiki/Ole_von_Beust

    Liberalismo e democracia mandam lembranças para Puccinelli/MS e Cia. Ltda.

    ResponderExcluir
  7. Concordo, e sei que A Alemanha é um país fantástico, basta ver a reconstrução feita apos a segunda guerra mundial, é nítido ver que realmente é um país a ser copiado em muitas coisas..... outra ponto em que concordo em parte com voce se no Brasil tivesse uma direita como aí- na verdade se tivesse uma direita ou esquerda como aí - não achas? pois aqui nosso maior problema é falta de ideologias, a única que consigo enxergar é a do poder, e tem mais nosso grande problema é a impunidade e o marasmo da sociedade - só que nunca gosto quando generalizam que no brasil isso ou aquilo, eu sei que não ta bom, mas tambem esculachar é meio pesado, pois sempre gostei de política desde pequeno e não me incluo entre as multidões que aprovam o governo federal (de um retirante - isso não é democracia?) Falar em mulher ou homossexuais no poder não me surpreende pois são cidadãos como qualquer outros e tem seus direitos,aqui em Santa Catarina tem u Duduco que foi deputado estadual por dois ou tres mandatos e é homeossexual e sempre trabalhou em prol dos habitantes das periferias, mulheres temos muitas em governos, sei que nem todas são bons exemplos mas fazer oque né! agora só espero que como voce disse façam um bom governo, e independente de ser mulher homem, opção sexual ou religiosa, azul ou verde tem que trabalhar em prol do país e não dos interesses particulares como ocorre muito por aqui! Mas não acredito que o problema esteja em democracia, pois acredito que aqui tenha democracia tanto quanto aí, a grande diferença está na educação que dada nas escolas e nos lares desses países, não concordas?
    Abraços e sempre bom debater, pois aprendemos muito com isso
    Arthur Silveira

    ResponderExcluir
  8. Sempre é bom ler o que pessoas inteligentes escrevem.
    É assim que aprendemos.
    Tenho grande admiração por pessoas que não tem medo de expor a verdade e mostrar seu nome.
    Precisamos de mais blogueiros neste pais, que gritem bem alto tudo o que se passa, pq radio e TV , falam somente o q lhes convem.
    Parabéns Aos dois debatentes.
    Se quizermos ter um pais com mais educação e justiça, vamos ter que gritar e ensinar nossas crianças o q é democracia. Mas a verdadeira DEMOCRACIA.

    ResponderExcluir
  9. Estava fuçando a página de administraçao do blog e encontrei o pena.

    O tijoladas tem 1 aninho e muitos processos de políticos vigaristas. Mal tenho dinheiro para comer e andar de busão. Vivo de anúncio e camisetas que vendo, que é uma mixaria. Me orgulho de que minha indignação está virando inquéritos no MP e no Tribunal de Contas. Tenho um apreço muito grande pelos amigos da foz do Itajaí. Me convidem para uma visita. Sou bom cozinheiro. O peixe é por conta de vcs. Forte abraço. Quanto a Novembrada fazem trinta anos. Faria tudo de novo. Lamento os que trairam nossas causas. Petistas e outros usam a Novembrada para promoção pessoal. É a turma lixo da história.

    ResponderExcluir
  10. Porra !
    Confundi Imbituba com Navegantes.
    Um abraço povo de ZIMBITUBSA. Sou amigo do Marinho, que já foi vereador ai e tem uma pousada.
    Foi muito tempo assessor do De Luca , o rato da Casan

    ResponderExcluir
  11. Malu Petersoutubro 21, 2009

    É isso mesmo, Marlene. Democracia começa em casa. Dificilmente crianças que apanham, que só ouvem berros e sempre um n-ã-o, serão democratas.
    Aqui na Alemanha a maioria das pessoas (não estou falando dos associais e nem dos mal-educados!!!) sempre pede POR FAVOR e diz OBRIGADO. Às crianças, sempre pergunta-se "como é mesmo aquela palavrinha mágica?" quando elas pedem ou ganham alguma coisa, significando POR FAVOR ou OBRIGADO. Essas palavrinhas mágicas acompanhadas de um sorriso abrem todas as portas do mundo. Mas isso os déspotas não conhecem.

    Arthur,
    esculachar - fazer passar vergonha, xingar, dar lição de moral.

    Eu não esculachei, eu critiquei. Se os nossos políticos brasileiros (não todos, mas a maioria!!!) tivessem vergonha, então eu esculacharia pra ver se ficariam rosados. Vermelhos nunca ficarão. Com certeza!

    ResponderExcluir
  12. Marlene, o debate sempre é produtivo, quando os argumentos são baseados em fundamentos desprovidos de interesses mesquinhos.
    Quanto à TV brasileira, vou usar o bordão do Boris Casoy: isso é uma vergonha!

    Amilton "Mosquito", estás perdoado por confundir Imbituba com Navegantes. Mas aqui também tem peixes e AINDA tem camarão, mas, pelo jeito, em pouco tempo, sobrará apenas a festa dele, pois a Lagoa de Imaruí/Mirim está morrendo com tanta poluição.
    Quanto à novembrada - que você comentou aqui por engano -, acredito que a sociedade já não acredita mais em si própria, para poder promover outros fatos como aquele.
    Quanto ao Marinho, o conheço e já conversamos algumas vezes sobre a política local. Já o De Luca, lembro que meu pai falava muito bem dele, quando da existência do antigo MDB. Hoje, meu pai nem mais reconhece ele e nem o partido!

    Muito bom que o MP e o TCE estejam usando matérias de seu blog para punir os políticos corruptos. Isso deve mesmo dar uma satisfação muito grande a você. Parabéns!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  13. Mosquito, você foi amigo de um Marinho que tinha um ideal político, queria mudança. Hoje ele não joga mais no teu time, pensa de outra maneira, não está mais ligado em mudança, pensa em outras coisa.

    Custodio Santos

    ResponderExcluir
  14. Caraka, cara, eu só queria saber de um site onde a gente possa expressar nossa opinião sobre os políticos desse país miserável, cheio de contradições e inversões de valores, gostaria de xingar, chutar o pau da barraca, botar pra fora toda a indignação que, acredito eu, o povo brasileiro, o cidadão que paga impostos, sentem a respeitos desses aproveitadores, amigos do alheio,corruptos, filhos de satanás, marginais de colarinho branco. Eu gostaria também de dizer a esses de almas miseráveis, que irão prestar contas de todos os seus atos e que em breve todos serão julgados por alguem incorruptivel, imaculado no qual não terão como escapar.

    ResponderExcluir
  15. Gehar, não entendi se você gostou da dica do Tijoladas, mas eu ainda não achei nenhum blog igual a esse que atenda o que você deseja. O Mosquito não tem papas na língua!

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.