Moção do vereador Christiano em homenagem à Coopeimb não menciona os fundadores da instituição

Recebi a pauta da próxima sessão da Câmara de Vereadores e me deparei com a moção proposta pelo vereador Christiano Lopes com o objetivo de homenagear os 15 anos de fundação da Cooperativa Educadional de Imbituba-Coopeimb, que se comemorará no dia 25.

Na moção são citados os nomes dos ex-presidentes da instituição e os nomes dos integrantes que compõem o atual conselho executivo, além do nome do ex-prefeito Jerônimo Lopes.

Para minha surpresa, e talvez tristeza dos idealizadores dessa escola, estes não foram lembrados na respectiva moção. Eu tentei buscar os nomes dos sócios-fundadores, que eram 12, mas não consegui os nomes de todos. Dos nomes que lembrei e que consegui informações, quase a totalidade foram sócios-fundadores, enquanto outros foram colaboradores, e que sem o trabalho de todos esse empreendimento nunca teria sido realizado.
Alguém pode ter esquecido deles, mas não o blog Pena Digital. São eles:

-Ademir Raquel;
-Cézar Augusto Cardoso Reynaud;
-Édio de Oliveira;
-Eliete Raquel Guimarães;
-Erica Batista Pitigliani;
-Estela Rostirola Chukster;
-Maria de Lurdes Jeremias;
-Francisco de Paula Fernandes Neto (promotor de justiça, na época);
-José Fernandes;
-Maria Luiza Jeremias Cardoso Soares.
-Samir Henrique de Morais (foi lembrado na moção como ex-presidente);
-Valdeci Benedetti;
-Valdir Sérgio Zanatta.

Observo que no site da própria Coopeimb, na parte "histórico", também não são lembrados os nomes dessas pessoas que participaram de inúmeras reuniões noturnas e nos finais de semana, efetuaram visitas domiciliares convidando pais para se integrarem ao grupo, além de elaborarem o projeto da escola, para ser encaminhado à secretaria estadual de educação e à Ocesc (Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina). Este trabalho desenvolvido perdurou por quase um ano até que se desse início às atividades da escola.
O mesmo grupo administrou a Coopeimb nos primeiros 4 anos.

Christiano homenageia o ex-prefeito Jerônimo Lopes, informando que ele "concedeu o espaço do CAIC, tornando possível o início dos trabalhos do colégio COOPEIMB".
Tudo bem que Jerônimo, prefeito na época, poderia não ter permitido que as instalações do CAIC fossem usadas por um estabelecimento privado. Relembro, porém, que Jerônimo não sabia o que fazer com aquele elefante branco, cujo prédio só foi entregue à prefeitura, oficialmente - pasmem! -, no primeiro governo do prefeito José Roberto Martins.

A realidade, então, é que a Coopeimb foi a "solução" para que o CAIC tivesse alguma função, e poderia, assim, com guarda diuturnamente, paga pela escola, não sofrer atos de vandalismo e ter a manutenção necessária.

Se alguém lembrar de algum nome que não foi citado, favor enviar mensagem para o blog.

7 comentários:

  1. Pena, depois de ler criticas suas como essa, por exemplo, começo a desacreditar na utilidade que você dá a esse blog, usando-o unicamente para criticar seus desafetos e elogiar seus "amiguinhos".
    O vereador fez uma merecida moção a Coopeimb e você, por não simpatizar com ele, tem coragem de criticar, assim como tenta diminuir o ato do ex-prefeito Jeronimo de ceder as dependências do CAIC a Coopeimb.
    Sugiro que qdo você não quiser elogiar, que você ao menos se cale. Será que se a moção fosse feita pelo vereador Dorlin, ele receberia a mesma crítica? Boto minhas mão no fogo que não. Com esses teus atos, tenho certeza que teu blog terá vida muito curta, pois as pessoas se negarão ler matérias tendenciosas.
    José

    ResponderExcluir
  2. José, parece que você leu apenas esta postagem no blog. Sendo desafeto ou não, amigo ou não, eu vou elogiar, como já fiz. E vou criticar, como também já fiz.
    O que eu vou fazer se você não concorda comigo? Calar-me? E eu poderia dizer isso a você, já que não concorda comigo? E eu vou ter apenas que ficar fazendo elogios aqui? E não se pode então criticar ações que merecem críticas? Eu sempre lutei contra as vaquinhas de presépio. E não será agora, já passando da metade da vida, que me tornarei mais uma.
    Vou fazer críticas à qualquer ato/ação política (e não vereador) que eu entenda cabível.
    Leia a postagem "você sempre quis pronunciar uns xingamentos aos políticos?".

    E se eu fosse você faria boas propagandas deste blog, para que ele dure bastante, pois ninguém conhece o futuro.

    Obrigado por sua opinião.

    ResponderExcluir
  3. Pelo jeito você não entendeu.. Você deve criticar, sim, as ações e atos que merecem críticas, mas no caso da referida moção, esta não merce crítica e, sim, elogios, mas você, mais uma vez no intuito de criticar este vereador, que muito tem se esforçado pelos anceios da sociedade, procurou alguma coisa falha na honrosa moção, para criticá-lo, apenas porque nela, não foram mencionados nomes, ou nome, de seu interesse, o qual você se encarregou de fazer.
    Mas uma vez, quero parabenizar a moção do vereador em homenagem a Coopeimb.

    ResponderExcluir
  4. José, a moção é interessante, sim. Mas quando se faz elogios como esse feito pelo vereador Christiano, devemos tomar cuidado para não omitir nomes, principalmente quando esses nomes são os mais importantes. Os políticos sempre tomam cuidado para evitar omissões, e você pode facilmente perceber isso nos discursos deles. Quando vamos falar de algo histórico - ou que já está fazendo parte da História -, temos, sim, que destacar os autores que deram início ao que se pretende enaltecer, sob pena de não sermos justos.

    Agora, veja bem. Você reclama de eu estar fazendo críticas pela simples omissão de nomes, como se isso não fosse algo lamentável para quem deixou de ser lembrado. Você se preocupou mais em defender o vereador, por acreditar que ele esteja sendo injustiçado, que me parabenizar de ter feito homenagem àqueles que não foram citados! Se você afirma que há interesse em minha parte para lembrar, qual seria o interesse em não lembrar?

    Seria interessante que a própria Coopeimb, diante de minha postagem, alterasse em seu site o histórico que omitiu os nomes de seus fundadores. Seria interessante, também, que o vereador Christiano fizesse uma moção adesiva - existe isso? - , com base na minha postagem e pesquisando os demais nomes, e apresentasse sua congratulação por completa. Reconhecer um equívoco nos faz crescer como ser humano!

    Colega, se eu fosse mesmo fazer desse vereador um alvo para minhas críticas, eu não publicaria uma só postagem elogiando alguma ação dele. Por outro lado, saiba que se ele cometer um erro atrás do outro, eu vou fazer críticas, sim. Aí, o problema serei eu?

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Pena, da mesma forma que você mencionou que somente me preocupei em defender, ao invez de lhe parabenizar por ter feito homenagem aos que não foram lembrados, você, também, se limitou exclusivamente em criticar o vereador, sem ao menos elogiá-lo pela iniciativa da moção.

    Não estou aqui querendo dizer que estas pessoas não merecem ser lembradas, pois elas merecem sim, pois como você falou e eu concordo, elas são as responsáveis pela existencia dessa importante entidade.

    O que eu não concordo, é você querer transformar uma inciativa positiva do vereador em um ato negativo, o que com certeza não era intenção dele. Poderia ele ter mencionado esta pessoas? Claro que poderia, não teria o porque de não fazer isso, mas infelizmente, acabou passando sem que percebesse, como acontece no próprio site da escola. Serã que a escola não se orgulha desse fundadores? É claro que sim!

    Você falou que se fosse fazer desse vereador um alvo de críticas, você jamais o elogiaria... E alguma vez o elogiou? Se sim, gostaria ver esta postagem.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. José, político gosta de aparecer na mídia, seja ela qual for. Não precisa nem ser elogiado. Basta ter seu nome mencionado, que digam que foi ele que fez isso ou aquilo. Ah, ele fica que é um baiacu!

    Você poderia ter colocado o nome de Christiano no campo de pesquisa do blog e visto em quais postagens eu citei o nome dele. Você encontraria duas postagens que eu o elogiei. E talvez encontre mais uma ou outra. Uma foi a preocupação dele com os serviços dos correios. Eu poderia omitir o nome dele em outras inúmeras postagens, mas não fiz. Eu também poderia ter criticado outros atos dele, mas não fiz. E não fiz também com outros vereadores. E se você procurar os nomes de outros vereadores, em busca de elogios, também pouco você encontrará. Acredito que pode até ter algum que nunca o elogiei, mas não tenho tempo para fazer essas pesquisas para você. Se você está interessado nessa questão, você mesmo poderá pesquisar.

    E se Christiano não foi tão elogiado como você gostaria, talvez porque ele não fez tanto para merecer de minha parte mais elogios. Eu teria muito a falar a você, mas não gostaria de tornar essa discussão em algo enfadonho para os demais leitores, ficando aqui discutindo quem de nós tem razão. De repente, nem o próprio vereador está preocupado com o que escrevi ou nem mesmo leu, não é mesmo?

    Mas pode ter erteza: elogiarei qualquer vereador, independentemente de partido, independentemente de ter ou não amizade com ele.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Bem dentre os nomes que vi trabalhar para que esta cooperativa pudesse funcionar da srªMaira Jean, na época trabalhava no Banco do Brasil.
    Mas tbm não entendo tanta indignação do sr José, Ele deveria visitar o CAIC.
    Nunca fizeram manutenção, Esta tudo caindo aos pedaços, nem câmara frigorífica funciona, chove dentro.
    O ginásio foi entregue todo quebrado,O prefeito fez a cobertura mas não terminou. As cercas foram roubadas, e o pouco que ficou o tempo consumiu com ferrugem.Não tem iluminação adequada. Não cuidaram da grama que foi plantada para não ter erosão. É só ir la e ver.Isto quer dizer que a
    Coopeimb , NÃO FEZ A MANUTENÇÃO.
    Todo o prédio tem que passar por uma reforma.
    Para piorar não houve fiscalização, não sei qual o orgão responsável, fizeram uma cratera a traz do Prédio, para tirar aterro. Agora a erosão esta fazendo o maior estrago, pois ja chegou na divisa da cerca , se não for tomado povidencias, logo vai abalar com a estrutura do prédio.
    Natureza não perdoa.
    Tem tantas outras coisas boas merecendo moções ou elogio e não tem.
    Que a Coopeimb trouxe beneficio a cidade , não há como negar.
    A elite tem uma melhor escola para seus filhos. Enquanto por outro lado os filhos dos pobre estão em prédio depredado.
    Acredito que acessaria do vereador não cumpriu com seu trabalho, em colocar o nome de todos os que batalharam pela cooperativa.
    e quem sai perdendo mesmo foi o C.A.I.C.
    lá PRECISA DE CAMPINHO DE FUTEBOL, BASQUETE , ÁREA PARA EDUCAÇÃO FÍSICA. E MUITO MAIS.


    PÁSSARO LIVRE

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.