O que seus filhos acessam na internet?

Não se pode negar que a rede mundial de computadores trouxe indeterminado número de benefícios à sociedade. Por outro lado, muitos riscos também acompanharam esse desenvolvimento tecnológico, principalmente aqueles que prejudicam a boa educação e o desenvolvimento intelectual das crianças e adolescentes.

Dia desses lia uma matéria jornalística sobre uma pesquisa feita em São Paulo, na qual se perguntava aos pais se eles tinham conhecimento do que seus filhos acessavam nos computadores de casa. Não lembro os índices exatos apurados, mas lembro que passava de 60% a resposta "não". E creio que se os pais respondessem com sinceridade passaria de 95%.

E você, leitor(a), sabe o que seus filhos acessam na internet? Orkut, msn, salas de bate-papo, salas de jogos que permitem conversas sem qualquer pudor, sites exclusivos para adultos e outras coisas que você sabe muito bem. O que seus filhos acessam? Quais tipos de e-mails seus filhos recebem?

Lembro que no meu tempo de criança o televisor juntou nas salas a família e até os vizinhos. Hoje, as novelas, com cenas impróprias, são jogadas dentro das casas em horários em que há muitas crianças ainda acordadas, sem qualquer medo de criar uma geração que não preserve os bons costumes e que não tenha caráter.

Mas quero voltar à internet. Enquanto a TV reunia a família, e hoje ainda faz isso, mas com uma programação de apelação, a internet aproxima as pessoas que estão longe e afasta as que estão próximas. Seus filhos, por horas a fio, fechados em seus quartos, ou nas lan houses, conversam com dezenas ou centenas de pessoas desconhecidas que estão sabe-se lá onde, mas não conversam com sua própria família. Acabou-se o diálogo familiar.

Em famílias de maior poder aquisitivo, cada filho tem seu quarto e cada quarto um computador conectado à rede mundial. Dentro da casa uma família que não se vê, que não se fala, como se a vida familiar também passasse a ser virtual.

O bom uso da internet pode ser muito salutar a qualquer pessoa, mas o mau uso pode levar à desconstituição da própria família, base de toda a sociedade.

O que seus filhos acessam?

Nenhum comentário:

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.