Dorvalino Filho resgata fatos históricos de Imbituba
A obra aborda a historicidade do litoral sul de Santa Catarina no século XVI.
O livro é uma obra reveladora. Nela o autor remexe no balaio da História, ao constatar que no litoral sul de Santa Catarina, um ancoradouro e seus arredores foi por muito tempo o palco de feitos inacreditáveis.
Um mistério revelado a partir de um extrato constituído de partículas grandes e pequenas de narrativas registradas por navegadores, historiadores e pesquisadores, que se moldam num mosaico capaz de mostrar o quão importante para a história foi aquele ponto gravado num mapa do Século XVI e certificado por padres jesuítas.
Para revelar este segredo, a abordagem se desloca do espaço geográfico onde está o Porto de Don Rodrigo, no sul do Brasil, para mostrar a influência de fatos ocorridos bem ao longe, na Europa.
Ao ancorar no Porto de Don Rodrigo o leitor visita os Carijós, a tribo que vivia na região litorânea do sul do Brasil, compreende as influências que decisões entre reis, especialmente de Portugal e Espanha, tiveram sobre aquela região. Conhece um pouco da enigmática Ordem de Cristo, como sucedânea dos Templários – os Cavaleiros do Templo de Salomão, até chegar ao enigmático Caminho do Peabiru que entrecorta a América do Sul.
Os momentos de tensão, intriga, tempestade, amotinagem, rebeldia, miséria, paixão, que fizeram do Porto de Don Rodrigo um lugar instigante e, ao mesmo tempo, (in)seguro, face o perigos que a navegação de outrora impunha, dão consistência a esta história inusitada.
Da ousadia, ciência, sabedoria e tecnologia conformada na Península Ibérica pelo Infante Don Henrique, passando pelo naufrágio de Henrique Montes na Enseada de Imbituba, esta obra restabelece o elo entre o Porto de Don Rodrigo e o atual Porto de Imbituba, criado por um outro Henrique: o visionário nacionalista Henrique Lage.
PERFIL DO AUTOR
Dorvalino Pedro de Mello Filho (na foto) nasceu em Imbituba, litoral sul de Santa Catarina, em 1961. Advogado, Administrador e Técnico em Edificações, atuou em movimentos sociais, políticos e sindicais.
Militante político, participou do Partido dos Trabalhadores onde exerceu o mandato de Vereador por um período singular.
Servidor público municipal desde 1983, exerceu funções na área de planejamento urbano e gestão pública, com passagem pela Secretaria Executiva da Câmara de Vereadores e pela Secretaria de Administração.
Em 2003, enquanto vereador, buscava informações para denominar a histórica praça do Distrito de Vila Nova – berço originário da colonização açoriana, ocasião em que se deparou com os primeiros relatos sobre o Porto de Don Rodrigo.
Dorvalino é um cidadão que sempre se preocupou com Imbituba. Ótimo profissional, Dorvalino é o tipo de servidor público que se destaca facilmente pelos seus conhecimentos profissionais e por sua responsabilidade com a coisa pública.
Após o lançamento, acontecerá o evento cultural Botequim da Zimba, com apresentações de muitos cantores e músicos imbitubenses.
Com certeza essa obra será um marco para a história e cultura de nossa cidade por ter sido escrita pelas mãos do Dorvalino, a quem me refiro por Filho em decorrência de nossa longa amizade. Pelos conhecimentos e a competência que o mesmo possui,penso ser esta uma obra que cada imbitubense deveria ter consigo, vez que são pouquissimos os livros que retratam um pouco de nossa história. Estaremos lá prestigiando o lançamento do livro e, é claro, adquirindo um exemplar!! Parabéns ao Filho!
ResponderExcluir