Questionamentos sobre a nova obra no Porto de Imbituba

No dia 22 de fevereiro, recebi um e-mail de um leitor, que se identificou com o pseudônimo Blaise Pascal e que fazia a seguinte pergunta: "A respeito da questão dos pescadores da Praia do Porto, por quê a mídia não questiona/informa?"
Após essa questão seguiram-se várias outras.

Claro que não ficarei investigando por aí qualquer pergunta que me fizerem. Contudo, em razão da importância dos questionamentos, e até para meu próprio conhecimento - acima de tudo - , resolvi ir à caça das respostas, até que encontrei um competente profissional para o qual enviei as perguntas, por e-mail, e ele as respondeu.

Vamos, então, ao que interessa:
a) quem é a IEP? IEP - Imbituba Empreendimentos e Participações é a empresa que detém os direitos sobre o terreno da Praia do Porto.

b) Quem são seus sócios?
Empresários paulistas.

c) Quais suas atividades?
Atualmente empenhada na construção de um terminal portuário privativo na Praia do Porto.

d) Ela vai construir um novo terminal? Ou apenas mais um berço?
O projeto aprovado inicialmente era para um terminal com um berço de atracação, ocupando apenas uma parte do terreno.

e) Na primeira hipótese, é privativo? Existe concessão?
É privativo. Não é concessão, pois não é porto público. Depende apenas de autorização da União, via Antaq, o que já foi obtido.

f) Na segunda hipótese, houve licitação? Por que alguém faria tal investimento se a concessão acaba em três anos?
Tá respondido na de cima. O empreendimento nada tem a ver com a concessão do porto.

g) Qual a carga a ser movimentada? Usará mão-de-obra avulsa ou será inteiramente mecanizado?
Toda carga excedente que não cabe mais no Porto pode ser deslocada para o terminal (cavacos de madeira, grãos agrícolas, carvão de importação e exportação, etc.) E até contêineres. A mecanização é ponto essencial para viabilidade econômica e para elevado desempenho operacional do terminal. O uso de mão-de-obra avulsa (fornecida pelo OGMO) não é obrigatório, mas os empreendedores podem fazer essa opção. Em termos gerais (é como eu penso), se a mão-de-obra avulsa (dos sindicatos) for eficiente e responsável, para o empresário é melhor utilizá-la, mesmo pagando mais caro, pois não terá custos fixos, ou seja, pessoal que não terá o que fazer nos dias que não tiver navio.

h) existe aprovação da FATMA, IBAMA e ANTAQ para a realização do projeto?
Existe. Até do IPHAN (pesquisa arqueológica). Precisou fazer a pesquisa e obter a licença. Também o SPU e a Marinha. Teve audiência pública na Câmara para aprovar o EIA/RIMA

i) o porto tem pouco movimento. Haveria necessidade de ampliação de atracadouros?
Quem disse que o porto tem pouco movimento? Há uma certa confusão entre movimento de navios, movimento de cargas e movimento de trabalhadores. O Porto era só de granéis e isso pode ser um grande movimento de carga, com poucos navios e com poucos trabalhadores. Mas poucos navios com carga geral (açúcar em sacos, frango congelado, contêineres) podem ter pouca carga mas usam muitos trabalhadores. A fase atual é mista, já com mais navios, carga a granel e carga geral. Com os contêineres assumindo a liderança. Contêiner é a carga de maior efeito multiplicador. Segundo o Banco Mundial, cada 1.000 contêineres (por ano) gera 3 empregos no porto, 7 na cidade e 50 na cadeia produtiva até a fábrica. Assim, quando chegarmos a 300.000 CTN (25.000 por mês, não está longe), teremos gerados, só pelos contêineres, 900 empregos diretos no Porto, 2.100 na cidade (e nas cidades do entorno) e 15.000 desde o porto até as fabricas produtoras das exportações ou consumidoras dos insumos importados. É só ver o que acontece em Santos, onde só a Santos-Brasil tem 1.500 empregados diretos, para uns 700.000 contêineres/ano, além dos demais empregos gerados no Porto de Santos. Além disso, não é só navio que o porto recebe. Onde acomodar tantos caminhões? Será preciso estabelecer um pátio interno (estacionamento), organizar os fluxos e construir uma central de triagem na retaguarda (BR-101). Por isso o novo terminal também é bem-vindo. E logo (mais uns 7-8 anos) também já estará lotado.
Espero que as respostas tenham sanado as dúvidas do leitor que perguntou, e também tenha ajudado a outros leitores a entender essa nova obra no Porto de Imbituba, a qual está deixando muitos pescadores intranquilos, por serem obrigados a retirar seus galpões de pesca da Praia do Porto. É bom dizer que nem todos os galpões que estão edificados por lá são de pescadores ou usados para a pesca. É bom dizer, também, que o progresso não é só maravilhas.

Devo esclarecer que o profissional que respondeu a todas essas perguntas, ao qual fico muito agradecido, solicitou a não divulgação de seu nome.

32 comentários:

  1. Hoje eu estive na Praia do Porto para fazer essa foto que você vê nessa matéria, leitor. Não fazia muito tempo que eu passava por lá, mas me surpreendi com a quantidade de ranchos que foram instalados naquela área. Deve ter quase uma centena. Tem de tudo. Desde bar até residências. A área, que deveria ser usada, com a necessária autorização do Porto de Imbituba, para construção de ranchos para pescadores, transformou-se em quase mais um loteamento clandestino!
    Agora, querem brigar contra o progresso de Imbituba?

    ResponderExcluir
  2. eu gostaria de aproveitar e perguntar às pessoas do Executivo que participam deste blog, o que está acontecendo na colônia dos Pescadores da Guada, onde uma Empresa denominada IEP, que se diz proprietária de uma área, que acredito ser da marinha, está comprando ranchos dos pescadores mais pobres, inclusive, derrubando estes ranchos?"

    ResponderExcluir
  3. Pena,

    se a área é da União, o que tem a ver o Porto com autorizar ou não a instalação dos ranchos?
    Há quanto tempo existem os ranchos lá? (pela minha observação a maioria tem mais de uns 10 anos, no mínimo), e pagam IPTU!

    ResponderExcluir
  4. Pena,

    este competente profissional que você menciona, não me parece tão competente assim: Como pode existir um "terminal portuário privado", se toda aquela área é da União e da marinha?
    As leis mudaram recentemente? pode uma empresa particular comprar uma praia, e não mais tratar-se de concessão?
    Seria interessante, a meu ver colocar o nome deste cidadão em evidência para debates inclusive na mídia, haja vista eu estar pessoalmente empenhado a saber mais sobre a IEP.

    ResponderExcluir
  5. Gilberto Barretofevereiro 23, 2011

    O terreno não é DA Marinha (a Marinha do Brasil, força armada) mas sim DE marinha (terreno à beira-mar).

    Sendo DE marinha, é de PROPRIEDADE da UNIÃO, que concedeu DIREITO DE OCUPAÇÃO e PREFERÊNCIA DE AFORAMENTO à IEP.

    Também foi a UNIÃO, por meio de TERMO DE AUTORIZAÇÃO da ANTAQ, quem autorizou a IEP a construir um TUP (Terminal de Uso Privativo) no local (http://www.antaq.gov.br/Portal/pdfSistema/Publicacao/0000000269.pdf ).

    Os ranchos ali, com poucas exceções, são ocupações irregulares e o fato de pagarem IPTU não quer dizer nada, pois, se regularizados, deviam pagar TAXA DE OCUPAÇÃO ao SPU.

    E a maioria não é de pescador. Dizem (não tenho acompanhado o assunto) que tem empresário, político, parentes de ex-prefeito, delegado, vereador, etc. etc.

    Acho que a comunidade deve se mobilizar, sim, para receber a contrapartida pelas obras do novo terminal. Os pescadores poderiam ser relocados para novos ranchos, um terminal pesqueiro ser construído, com estaleiro de reparos, câmara frigorificada, central de comercialização, apoio financeiro, escola profissionalizante que prepararia os futuros trabalhadores do novo terminal, clube, urbanização, etc. etc. Tudo isso é pouca despesa em relação à magnitude do projeto.

    Quem não é pescador, aí é uma opinião pessoal. Acho que deixa de ser uma questão social (como é a dos pescadores) e passa a ser uma demanda judicial. As partes que se entendam, tem Tribunal para resolver isso. O pescador, não. Este precisa de apoio adicional, por ser social e economicamente vulnerável e é obrigação de Governo intervir para que sejam atendidos.

    Quanto à competência profissional, sou competente, sim. E só falo com certeza daquilo que entendo. Sobre o mais, como se vê acima, são apenas opiniões e deixo isso claro. Mas fico à disposição naquilo que eu puder contribuir positivamente. Nada é preto no branco. Tudo exige interpretação. O importante é moderação e civilidade no trato. Tendo isso como ponto de partida, todos estaremos aprendendo uns com os outros e, com certeza, contribuindo na solução de problemas que já deveriam ter sido solucionados há muito tempo.

    ResponderExcluir
  6. Resumindo, já que agora eu sei com quem falo (na matéria do Pena o Sr. havia pedido sigilo sobre o seu nome) sugiro um debate aberto em rádio e mídia, com a sua participação, que se diz um competente na matéria da IEP, frente a um dirigente da AMPAP (Associação dos Moradores, Pescadores profissionais, Artesanais e amadores da praia do Porto) que se diz conhecedor dos problemas inerentes.

    ResponderExcluir
  7. Esse Paulo se acha um cara extremamente competente... Pra ele todos são incompetentes...

    Pena, esse tal de Paulo está achando que vc é detetive, nao achas?

    ResponderExcluir
  8. Júnior, no afã de buscarmos respostas as nossas angústias e problemas, muitas vezes acabamos falando ou escrevendo palavras fortes, quando o objetivo não era exatamente aquele, mas somente o de provocar o debate ou uma rápida solução.

    Pelo que tenho visto nestes dois anos de blog, a população está acostumada apenas com críticas apresentadas em rádios ou jornais, geralmente feitas por pessoas pretendentes a cargos públicos. Nenhum cidadão, despido de qualquer sentimento político-partidário, costuma fazer uso de sua opinião e criticar quem está no poder ou quem pretenda tomá-lo.

    Talvez, os cidadãos - centenas ou milhares deles - pudessem contribuir muito para uma cidade melhor, se tivessem a coragem - ou a liberdade - de virem a público usar o seu direito de expressão. E não se engane: geralmente se acredita que as pessoas têm medo ou são silenciadas somente pelos que estão no poder.

    ResponderExcluir
  9. Gilberto Barretofevereiro 26, 2011

    Pedi sigilo na primeira informação porque não sou candidato a nada mas me interessa que a informação correta flua. E sempre me interessei pela comunidade vizinha do porto e acho que ela deve ser ouvida sobre qualquer projeto que interfira no seu dia a dia. Mas sei distinguir todos os interesses envolvidos (a idade vai nos aprimorando e aos 65 anos isso é quase um dom).

    Quanto à minha competência, refiro-me a questões técnicas, como distinguir terreno da Marinha de terreno de marinha, ou como saber quem realmente interfere em determinado processo, ou seja, que partes devem ser juntadas para tratar de um problema para solucioná-lo.

    Em matéria da empresa IEP sou razoavelmente ignorante.

    Mas sei que qualquer projeto de um terminal portuário na Enseada de Imbituba ou em qualquer parte do litoral brasileiro, os envolvidos são os proprietários (a União, que concedeu os direitos de ocupação ou aforamento, por meio do SPU), os detentores do direito de ocupação ou de aforamento (no caso daqui, a IEP), e a agência regulatória, a ANTAQ (de novo, a União), que autorizou a construção do Terminal.

    Para que o debate desejado pelo Sr. Paulo seja mais efetivo, aconselho que as partes envolvidas sejam convocadas ao debate (o que é pertinente e esclarecedor), mas acho que ele deve começar buscando mais informações e mais dados sobre o projeto em cada uma das partes (SPU-IEP-ANTAQ), pois todos estão perto (imbituba e Florianópolis). E o debate não precisa necessariamente de rádio e mídia. Será bem mais produtivo (para a comunidade) se começar com a participação dos representantes dela, de toda ela. Um Terminal portuário vai interferir na vida de uma comunidade muito mais extensa do que apenas os moradores da faixa da praia. Todo projeto novo tem coisas boas e coisas ruins, é uma questão de pesar o que será melhor. Espero sinceramente que tenham sucesso na realização do debate e no esclarecimento à comunidade. Tenho certeza que também aprenderei mais sobre este processo, depois de um bom debate.

    ResponderExcluir
  10. Antes de mais nada, quero deixar claro que o meu interesse no assunto da praia do Porto de Imbituba, é de favorecer os mais desfavorecidos, e neste sentido ajudei a montar a Associação de pescadores e moradores da praia do porto.

    Quando o Sr. Gilberto, menciona "Em matéria da empresa IEP sou razoavelmente ignorante" como isto é possível, se conforme documento público do MF, “a CDI repassou sua subsidiária integral, a Imbituba Empreendimentos e Participações (IEP) à Multinvest Ltda, por 3,4 milhões de reais?”

    Em que pé está a”investigação do Porto pela Antaq”?

    Como está o andamento do “processo administrativo com a finalidade de investigar desvios ocorridos no Porto de Imbituba?”

    Como está a “dívida milionária da CDI com a Receita Federal?”

    Ainda tenho várias perguntas para o Sr. Gilberto, porque estou estudando sobre a questão porto de Imbituba, e a contribuição de uma pessoa com tamanho conhecimento como é o caso do Sr. Gilberto virá com certeza a contribuir a elucidação junto à população sobre o que está acontecendo aqui.

    Finalizando, discordo do Sr. Gilberto, porque acredito que um debate na mídia é favorável à compreensão dos fatos que fazem parte da vida dos munícipes.

    OBS: as aspas são trechos mencionados pelo MP e aqui simplesmente colados.

    ResponderExcluir
  11. É uma pena, e é lamentável, que depois de tanto alarde feito pelo SR. Gilberto Barreto sobre a sua competência e profissionalismo, ele ficar mudo, calar-se totalmente, após simples 4 perguntinhas feitas por mim.
    Giberto, volte aqui, vamos conversar, em alto e bom tom, é mais democrático, e como se diz, "Quem não deve não teme"

    ResponderExcluir
  12. Nó no Nómarço 04, 2011

    Paulo Von não o conheço, mas estou gostando muito das suas colocações. Acho que a cidade de Imbituba ganhou alguém com coragem de questionar inteligentemente as coisas mais absurdas que por aqui acontecem. O povo desta cidade acredita tudo que os "competentes do Porto falam. Vá em frente Paulo, não dê mole para eles.

    ResponderExcluir
  13. Nó no Nó,

    agradeço as palavras que teceu nos seus comentários. Acredito que o Imbitubense é desrespeitado e não merece isto. O tempo dos coronéis terminou, estamos num país democrático e com liberdade de expressão, e a população tem que saber que falar, criticar e acompanhar é um direito de todos. O poder não pode ficar nas mãos de uma minoria, se quem vota é a maioria.

    ResponderExcluir
  14. Olha pessoal. O fato é que em toda verdade existem 3 pontos de vista. O meu, o seu e o verdadeiro.

    Agora vou fazer uma pergunta aos entendidos aqui presentes. O que vai acontecer com a Praia de Imbituba se o projeto da IEP, que é apenas parte do proposto para ocupação da Enseada de Imbituba não se concretizar. Certamente outros projetos surgirão.

    É só dar uma analisada no Plano Diretor da Cidade e verificar que toda a Enseada é Zona de Expansão Portuária.

    Toda discussão que não observar este preceito como primordial é inócua.

    Uma coisa é garantida. Vila de pescadores e balneário naquela região tem prognostico bastantes desfavoráveis.

    O que escrevo não é a minha opinião. Apenas estou expondo aquilo que está programado no planejamento de nossa cidade e que cedo ou tarde será realizado.

    ResponderExcluir
  15. Pena que continuamos sem resposta do Gilberto Barreto! Mas, vamos lá com um novo interlocutor?
    Quando o Engenheiro Candido funcionário do Porto de Imbituba menciona "certamente outros projetos surgirão" isto é muito pessoal dele, e nada de concreto.
    O plano diretor de Imbituba já mudou várias vezes, portanto CERTAMENTE mudará novamente.
    A unica "COISA GARANTIDA" que o Candido menciona, para mim, é o nascimento e a morte, o resto puras especulações.
    O mais fraco DEVE ser defendido, o que é o caso dos pescadores e moradores daquela região, e não serem covardemente perseguidas como estão fazendo (por enquanto).
    Alguns pescadores artesanais, história viva da nossa cidade de Imbituba, estão lá há mais de 40 anos, e agora querem simplesmente tirá-los?
    Imbituba está tendo um desenvolvimento totalmente descabido, sem urbanização, sem proteção nenhuma ao meio ambiente, muito pelo contrário e deixar continuar estas atrocidades? Caberá a população Imbitubense julgar em 2012, qual o futuro da cidade, porque está agora aqui mais uma opção para os que não aceitam tudo o que esta acontecendo em Imbituba!
    ACORDA IMBITUBA!!
    PS: Quem será o próximo fucionário ou dirigente do Porto a escrever? uma vez mais reitero: VAMOS DISCUTIR ISTO NAS RÁDIOS, DEBATERMOS, DE PREFERÊNCIA COM OS DIRETORES DO CDI!

    O F U T U R O É V E R D E !

    ResponderExcluir
  16. Pois é Paulo,

    Felizmente, a verdade é aquela que resulta num planejamento alicerçado ao longo dos anos e concretizada por pessoas que dedicaram parte de sua vida na sua elaboração e cujo sonho é vê-lo realizado, sempre pensando no benefício de nossa sociedade e geração futura.

    Será que pensando assim estaria sendo mentiroso, demagógico ou insignificante? Este é o principio que me move e me satisfaz. É pessoal sim e é concreto.

    Também permita-me discordar desse seu tom depreciativo ao se referir a todos que trabalham no Porto. Afinal lá é um local de trabalho onde milhares de funcionários e trabalhadores retiram o seu sustento e de suas familias honestamente.

    Talvez você não saiba, mas a Atividade Portuária é a principal mola propulsora da nossa atividade econômica. Procure antes de utilizar esta sua metralhadora giratória indiscriminadamente, ser mais cuidadoso em se inteirar dos fatos para, a partir daí, o assunto poder ser discutido em bases concretas.


    Discordo também acerca de sua acusação sobre a perseguição de pescadores. Pelo que eu saiba a Colônia de Pescadores existe justamente para que seus associados, através de sua representatividade busquem seus direitos. Lá é o fórum dessa discussão.

    ResponderExcluir
  17. Senhor Paulo Von será que vc não tá indo com muita sede ao pote? Depois do que li nas informações do Sr. Candido e Gilberto nao vejo nenhum problema se uma empresa quiser se instalar onde sao os ranchos. Se o governo federal permitir nao tem motivo pros pescadores chorarem até porque tem mais gente rica ali do que pescadores, pois a maioria não sobrevive da pesca. Acho que o senhor tem de entrar em contato com alguém em Brasilia e fazer suas perguntas lá. Porque o senhor não manda uma carta pro porto perguntando sobre isso se o senhor acha que a culpa é de quem administra o porto?
    Toda vez que vou lá naquela praia só vejo pobreza e um monte de drogados. Será que essa obra não seria uma oportunidade de emprego pra toda essa gente? Será que o senhor nao ta fazendo um trabalho contrariando a vontade de todo esse pessoal da vila alvorada e da divineia? Se o senhor ta querendo mostrar seu partido como uma outra opção pro eleitor já pode acabar com essa conversa de seu interesse é defender pobre porque já estamos cansados dessa conversa mole que usam em todas as eleiçoes, vire o disco porque isso nao engana mais ninguem ainda mais tendo Nasser como candidato a prefeito. Se alguem como o senhor tivesse impedido a construçao do porto de imbituba na epoca que ele foi construido hoje a gente nao teria a esperança de ter mais empregos nessa cidade. Temos muitas pessoas sem estudo que trabalham nos sindicatos do porto e se nao fosse o porto elas trabalhariam onde? Meu pai sustentou toda a familia graças ao emprego dele no porto e meu irmão trabalha lá e sustenta a familia dele. Ainda bem que não teve um Paulo von na época de Henrique Lage. Me desculpe pela sinceridade.

    ResponderExcluir
  18. Cândido,

    A vida, é como um jogo de xadrez, quem está do lado de fora observa com mais imparcialidade, e
    o Porto, hoje, é visto como um pequeno principado, esta é a realidade.
    Ainda bem que o Porto gera empregos, senão, seria o único Porto do Mundo a não gerá-los e mesmo porque, quem faria o trabalho pesado?
    Não gire as palavras a seu bel prazer, porque nós propusemos um debate público, haja vista ser do interesse dos pescadores locais e que até agora, está sem resposta concreta da V. parte.
    Quando você menciona metralhadora, isto é um tema de guerra, e aqui trata-se apenas de uma discussão em torno de pescadores e moradores da praia do Porto!
    Quando você fala da Colônia dos Pescadores, seria melhor informar-se melhor sobre o que eles andam fazendo junto àquela comunidade.
    VAMOS ÀS RÁDIOS e JORNAIS PARA DEIXARMOS TUDO REGISTRADO? AGUARDO APENAS ESTA RESPOSTA!

    ResponderExcluir
  19. Fico feliz que a matéria está gerando uma discussão saudável e interessante, e claro, por educação vou responder ao Renato.
    Reitero: eu convido o Gilberto, o Cândido, e você (se for também mais um do Porto) a virem nas rádios, na TV Pioneira e nos jornais para debatermos este assunto, que acho ser de interesse de uma parte da Comunidade de Imbituba.
    Para a sua informação, estamos em contato com as devidas autoridades para levantarmos a realidade dos fatos.
    Contrariamente a você, toda vez que eu entro naquela praia, vejo famílias na praia, crianças brincando alegremente, pescadores artesanais (que é a história de nossa cidade) pescando.
    Sobre as drogas que você menciona, até onde eu sei, o problema não está focado num determinado lugar nesta cidade.
    Você menciona a Divinéia, é um outro bairro; Seria como dizer que os problemas da Divinéia são os mesmos dos que o da Vila Nova!
    Se quer falar de política, podemos conversar, mas foge do presente tópico, sugiro irmos no devido blog!
    Lamento informar mas na construção do antigo Porto eu ainda não residia aqui.
    Falando em sindicatos, até onde eu sei, na atualidade, certas empresas PRIVADAS do Porto, estão afastando os sindicatos do Porto: Você sabia?
    Fico feliz de saber que a sua família tem emprego, porque muitas famílias aqui em Imbituba não têm, e é por elas que tento e tentarei ajudar, e proteger não deixando ninguém trepudiar em cima dos mais fracos.

    ResponderExcluir
  20. Gilberto Barreto, pela segunda vez, peço que volte aqui e não mande soldados como linha de frente por ser você o general do Porto (uso estes termos militares, haja vista ter o seu funcionário, Cândido mencionado o termo metralhadora).
    Aguardo VOCÊ!

    ResponderExcluir
  21. Paulo, publiquei seu último comentário por obediência às regras estabelecidas no blog. Contudo, seu desafio a Gilberto Barreto já foi feito, e considerar o comentário de Cândido como "boi-de-piranha" - termo meu - seria menosprezar suas palavras e opiniões, fazendo com que o debate não seja democrático. Se você não aceita outras opiniões senão as de Gilberto Barreto, seu posicionamento, penso eu, subestima qualquer outro comentário feito por outro leitor. E se você entende que qualquer outro comentário de qualquer funcionário do Porto de Imbituba seria a mando de Gilberto, entendo que você está subestimando a capacidade intelectual de todos e acreditando que são eles subservientes ao poder que você entende deva ser combatido. É minha obrigação, como editor do blog, valorizar e defender o direito de expressão que cada leitor possui, observados os limites que a legislação impõe.

    ResponderExcluir
  22. Paulo,

    Quem está querendo girar as palavras a seu bel prazer não sou eu. Apenas expus minha opinião. Como fui replicado, trepliquei.

    Como não sou candidato a nada e muito menos estou disposto a aparecer em mídia, algumas delas não tão isentas, conforme comentado pelo Pena no tópico " Lorotas do Radio", vejo que você está muito equivocado em querer discutir assuntos tão diferenciados e complexos da maneira exposta em sua proposição apresentada.

    Proponho que você siga as proposições expostas pelo Engº Gilberto Barreto, aí participarei com todo o prazer.

    Participarei não como presidente de partido político que busca sua projeção em discussão de assuntos polêmicos e dos quais demonstra completo desconhecimento, dando apenas chutes para o auto, só pra ver onde a bola vai cair e a quem vai atingir.

    Terei a máxima satisfação em participar e contribuir como Técnico do Porto de Imbituba, com um lastro de 40 anos de carreira, não para satisfazer necessidades de projeção pessoal de quem quer que seja, pois sou avesso a joguetes políticos, mas participar no interesse de sua principal preocupação, ou seja a defesa dos pescadores da comunidade da Praia de Imbituba, dos quais muitos deles guardo a satisfação serem ou terem sidos meus colegas de trabalho aqui no Porto e meus amigos pessoais.

    ResponderExcluir
  23. Sérgio,

    pena que o Gilberto Barreto que entrou neste blog para discutir, desaparece sem mais nem menos!
    Mas se é assim, vou ter que respeitar a sua decisão que, permita-me dizer, para mim não é correta.

    ResponderExcluir
  24. Candido,

    Não fique nervoso!!
    Eu faço perguntas para tentar entender o que está acontecendo.
    Está tendo algum tipo de fiscalização no Porto?

    O que quer Dizer o MP quando alega:

    1)A CDI por não possuir condições de concorrer à renovação, a CDI “depaupera seu patrimônio, transferindo-o a seus prepostos, e acumula dívida com o Poder Público?

    2) Sómente com a Receita Federal, a CDI soma débitos milionários: (quais os valores? você sabe me dizer com seus 40 anos de carreira?)

    3)Apesar do documento de concessão, Decreto nº 7.842/41, fixar diversas obrigações por parte da CDI, como, por exemplo, que toda obra de ampliação do aparelhamento do porto seja de sua responsabilidade, ela vem recebendo investimentos públicos? Para retificação dos molhes e dragagem, por exemplo, a União aplicou cerca de 15 milhões de reais no porto.

    4) a CDI contabiliza mais de 26 milhões de reais em dívidas com pessoas físicas e jurídicas a ela vinculadas (foram pagos Candido?)

    MAIS UMA VEZ: VAMOS À RADIO PARA EXPORMOS OS FATOS? ISTO INCLUI O GILBERTO!

    PS: Eu não sou candidato a nada, mas vocês são candidatos a renovação da concessão:

    Quem sabe com uma nova direção, os funcionários não serão mais felizes, e receberão maiores salários?

    ResponderExcluir
  25. Ao leitor que se identificou como José, informo que não publiquei seu comentário porque não foram atendidas as regras para comentar. De qualquer forma, posso dizer que você está confundindo administração do Porto com Ogmo, pois é este último quem estipula e paga os salários dos avulsos.

    Outra coisa que não concordo é que ser rico neste país parece ser crime. Será crime se o enriquecimento for ilícito.

    Quanto à pessoa citada em seu comentário, penso que você deve se informar melhor. As aparências enganam; e, em Imbituba, há uma cultura perversa de se descrever negativamente uma pessoa pelo que se fala dela, sem conhecê-la.

    ResponderExcluir
  26. Pena,

    Sou mais um a parabenizar o seu blog e a forma que você o conduz!

    Resolvi participar por conta de algumas informações sem fundamento e pessoais, que não refletem 100% a realidade dos fatos, principalmente da forma um tanto agressiva que o Sr. Paulo Von tem tratado dos temas relacionados ao Porto de Imbituba, Porto este que representa praticamente 70% da economia de nossa cidade e, que a médio prazo, esperamos que venha a representar muito mais, gerando assim mais renda, empregos, desenvolvimento (sustentável), uma maior arrecadação para o município e, consequentemte, se traduzindo numa maior e melhor qualidade de vida para os imbitubenses e toda a nossa região.

    Por este motivo, acredito que o Porto de Imbituba não deva ser tratado da maneira que vem pelos comentários, repentindo mais uma vez, pessoais e sem fundamento e, principalmente, de claro interesse político.

    Está evidente que o Sr. Paulo Von está buscando uma projeção política pessoal e ao partido que representa.

    Para quem diz que não é candidato a nada, fica um pouco estranho que nos assuntos ligados a política discutidos neste blog, quase sempre conclui: "Em Imbituba chegou uma nova opção, com novas caras, e novas idéias em política, o Partido Verde! Podemos mudar, e muito! partidoverdeimbituba43@blogspot.com".

    No próprio blog do PV de Imbituba: "O Partido verde chegou em Imbituba, com candidato próprio a Prefeito e a Vereador para as Eleições Municipais de 2012."

    Transcrevi estes trechos para deixar claro a todos que certamente o Sr. Paulo Von, presidente do PV, se lançará a algum cargo político, provavelmente o de vereador, afinal, como recém chegado a Imbituba, ainda precisa aprender e entender um pouco mais, como diria o Paraíba, da ceará imbitubense, ou seja, não tem a menor condição de candidatar-se a prefeito, até mesmo porque o Sr. Nasser, pelo que é comentado pela cidade, mais uma vez irá candidatar-se ao referido cargo.

    Peço desculpas a todos por ter focado tanto neste assunto, mas acredito ser importante para que possamos discutir os assuntos aqui de uma forma não de interesse pessoal ou político, mas sim no interesse da coletividade.

    ResponderExcluir
  27. (continuação...)
    Sr. Paulo Von, quanto as suas perguntas as quais são trechos extraídos de material do Ministério Público, poderia informar a data dos mesmos?

    Ao menos vou esclarer sua pergunta nº 3)...diversas obrigações por parte da CDI...ela vem recebendo investimentos públicos? ...molhes...dragagem, por exemplo, a União aplicou cerca de 15 milhões de reais no porto.

    Como informado no final de sua pergunta, o investimento foi no Porto e não na CDI, visto que o Porto, caso não saiba, é público e não privado, sendo privada tão somente a administração, modelo esse que por sinal é o que está sendo aplicado e defendido para os demais portos públicos do país, pelo próprio governo federal (PT), ou seja, licitar à iniciativa privada a concessão dos portos após os prazos finais de suas concessões/delegações.

    E ao contrário do que você interpretou, é sim do governo federal a responsabilidade quanto aos investimentos de infraestrutura de acessos terrestres e aquaviários (canal de acesso, bacia de evolução, calado, molhe de abrigo), os quais estão inclusos nos PAC's, cabendo à Autoridade Portuáia as funções executivas e fiscalizadoras, bem como prover "superestrutura" básica e operacional e serviços.

    Pois é Sr. Paulo Von,enquanto você está estudando as questões de Imbituba, nós imbitubenses estamos vivendo, tando dos momentos de crise, quanto de bonança.

    Certamente "o mais fraco deve ser defendido", mas nunca dentro de um foco em ocupar os espaços alcançados pelo trabalho dos outros, defendidos então devem, para ocuparem o seu próprio espaço.

    Quanto um dos assuntos mencionados a DROGAS, que realmente é um câncer que vem se alastrando em nossa cidade, atingindo cada vez mais os jovens, é bom que todos lembrem que o PV, e acredito eu que o Sr. Paulo Von, como Presidente do referido partido, seguidor das ideologias do mesmo, deva ser favorável à "liberação da maconha", ou será que o PV tem discursos diferentes dependendo das pessoas que o representam???

    "A liberação da maconha, defendida por Gabeira em 89 é prevista até hoje no programa do PV".

    Acho que seria um bom tema para discutirmos com o Sr. Paulo Von.

    ResponderExcluir
  28. Sr. Albert,
    Antes de mais nada eu me sinto honrado que tantas pessoas ligadas ou entendidas ao Porto vem me contatar, obrigado!
    Você é a quarta ou quinta pessoa ligada ao Porto que intervem aqui, e quero comunicar que a conversa, aqui, comigo, sobre o Porto será primeiramente com o Gilberto Barreto, que a abandonou, e retornando, poderemos dar maior transparência sobre os problemas do Porto, de hoje e de ontem, inclusive quem sabe, desde o início, sobre o incêndio criminoso?, até as dívidas milionárias etc., isto porque a conversa iniciou-se com ele, e vamos terminar com ele.
    Vamos terminar um assunto antes de iniciarmos outro.

    Isto dito, sobre o que você mencionou, vamos ver se eu consigo ajudá-lo um pouco:
    Se você tem dúvidas, busque informações, leia, não pergunte: Estudar é importante! "elementar meu caro Watson"

    Eu não somente continuo estudando mesmo após várias pós-graduações e mais de 4 idiomas que domino, porque sem estudo ficamos alheios às informações locais nacionais e mundiais, mas também vivencio ativamente onde acredito poder ser útil em Imbituba, para ajudar os mais desfavorecidos.
    Você ajuda os necessitados? de que forma? quem?

    O Partido Verde quando se fala em drogas, vê
    este problema como uma doença, e como tal, deve ser tratada, e não simplesmente punida como é feito hoje.
    Qual seria a sua posição pessoal sobre este assunto?

    1989....porque não falarmos da primeira guerra mundial ou de Luis XIV?
    O mundo de hoje avança a passos rápidos e eu diferentemente de você, não estou interessado em discutir o passado, e sim de estudar e planejar o futuro.

    O Partido Verde, hoje, se chama Marina, que para mais de 25 milhões de brasileiros é o símbolo da honestidade, trabalho, humildade e inteligência.

    ResponderExcluir
  29. José S. Nevesabril 05, 2011

    Albert,

    Me desculpa, mas a tua colocação entre liberação da maconha e partido verde não tem pé nem cabeça! Beirou à ignorância!

    É absurda e ofensiva..já que uma coisa não tem nada a ver com a outra! Não é o fato de o Gabeira ser favorável a "liberação" que todo mundo do partido vai sair defendendo isso.

    No mais, é bom diferenciar a liberação da discriminalização da maconha, que são duas vertentes totalmente diferentes!

    Só para fazer constar, o assunto vai muito além de um partido ou de uma pessoa. Inclusive, somente a título de informação, o próprio FHC é defensor da discriminalização (e até onde eu sei ele não fuma maconha - rs) e vem desempenhando sérios trabalhos na área. Inclusive no mês de janeiro um grupo de ex-presidentes, grandes empresários e inclsuive ganhadores de prêmio nobel, entre outros reuniram-se em Genebra para discutir o assunto...que é sério e que pode sim ser uma alternativa, já que os Estados, tanto os desenvolvidos como os subdesenvolvidos simplesmente fracassaram nessa luta contra as drogas, que, na minha humilde opinião, é praticamente imbatível!

    (...)

    Sem dúvida, como disse o Paulo Von, é problema de saúde pública e não de polícia!

    mereceria um tópico esse assunto...porque as reflexões são muitas...

    NOTA DO EDITOR: por não haver relação entre o artigo publicado e o debate que se iniciou sobre drogas, suprimi parte do comentário, substituindo-o pelo símbolo "(...)", deixando apenas uma parte dele para finalizar a questão. E dou a mão à palmatória por ter permitido que se iniciasse esse debate.

    ResponderExcluir
  30. José S. Neves, quanto a sua sugestão de que "mereceria um tópico esse assunto", informo que há no blog um recente artigo sobre drogas, que você poderá acessá-lo através do link http://migre.me/4bFxv.

    Se houver interesse que a parte que suprimi de seu comentário acima seja publicado nesse artigo, intitulado "Pequenos traficantes", poderei fazê-lo; é só comunicar-me.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  31. guerreiramaio 16, 2011

    Olha Li Esse Blog...E Me Parece Mesmo Que Senhor
    Paulo queira mesmo é ser um candidato a vereador,Pois quando quando se coloca na frente de uma pessoa forte e de grande prestigio tenta elimina.lo
    Mas nem todos vão cair na dele.
    Pois alem de não estar sabendo quase nada de direitos e leis ainda é uma pessoa muito arrogante,Prepotente,e ainda quer dar uma de esperto.
    Melhor o senhor ficar calado em sua casa tomando sua coca cola!

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.