Atraso na entrega das faturas de água causam transtornos a consumidores de Imbituba

No dia 20 de fevereiro o governo municipal de Imbituba emitiu nota acerca do atraso na entrega das faturas de água. No mesmo dia, publiquei a nota no meu perfil pessoal e no perfil deste blog, ambos no Facebook. Mas republico para quem não tomou conhecimento:

"Nota de esclarecimento: Leitura do consumo de água


A Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Saneamento e Habitação do Governo de Imbituba esclarece que os problemas relacionados ao atraso da prestação do serviço de leitura do consumo de água, prestado pela empresa terceirizada Serrana Engenharia, está sendo resolvido na tarde desta sexta-feira (20). Todos os consumidores que tiverem a conta de água contando mais de 30 dias, devem procurar o escritório da Serrana para que as faturas sejam retificadas adequadamente, de acordo com o mês. Nenhum consumidor será prejudicado com a cobrança de valor acima de 30 dias, desde que procure a empresa para regularizar o parcelamento. O problema ocorreu devido a demissão simultânea dos antigos profissionais leituristas, que tiveram que ser substituídos emergencialmente. O Governo de Imbituba pede desculpa aos consumidores que se sentirem prejudicados e esclarece que está tomando todas as medidas necessárias para resolver o problema. Os telefones de contato da Serrana Engenharia: 3255 7854 – 0800-643-1749."

Hoje, no Facebook, um colega postou reclamação de que teria perdido uma hora para resolver o problema advindo desse atraso:

"Está certo isso?
Eu perder 1 hora do meu precioso tempo, numa fila de atendimento, para corrigir um erro que não foi meu?"

Já nas conversas de fim de semana havia uma preocupação a mais. E se o atraso na leitura fizer com que o consumo ultrapasse a faixa de consumo básico? Explico a preocupação: o consumo até 10m³ custa R$ 29,92. Mas se você consumir além dessa faixa básica, entre 11m³ e 25m³, pagará R$ 5,48 a cada m³ consumido. Vejamos um exemplo. Se você consumir 10m³ além da taxa básica, sua conta passará de R$ 29,92 para  R$ 84,72.

Hoje, mantive contato com o secretário da Sedurb e relatei a preocupação dos consumidores. A resposta dele foi a seguinte:

"Primeiramente esclareço, como no comunicado anterior emitido pelo Governo de Imbituba, que o atraso na leitura se deu pelo pedido de demissão voluntária pelos antigos leiturista. Também oportuno destacar que a cobrança é realizada diretamente pelo Fundo Municipal de Saneamento, não tendo qualquer relação com o valor a ser pago a empresa terceirizada SERRANA Engenharia.


Nas faturas emitidas existe um campo que demostra o consumo médio diário, portanto qualquer cidadão que se sentiu lesado pelo atraso na leitura poderá comparecer no escritório de atendimento da SERRANA, que sua fatura será retificada para uma leitura de 30 dias de consumo, multiplicando o consumo médio diário por 30. O consumo restante será computado para o próximo mês de consumo."

Desconheço o motivo dessas demissões voluntárias. Entendo que se uma empresa - pública ou privada - recebe, inesperadamente, o pedido de demissão de todo um setor, consequentemente trará consequências desagradáveis à empresa e aos consumidores/clientes. Sendo privada, o cliente pode ir até o concorrente em busca do produto/serviço que deixou de ser oferecido momentaneamente pela empresa. Mas sendo pública, e não havendo concorrente, o consumidor não terá outra opção senão aguardar a solução. Entretanto, a empresa pública, quando detentora do monopólio da prestação de serviço, deverá, muito mais que as empresas privadas, estar preparada para resolver problemas inesperados, desde que, evidentemente, não sejam complexos. Podemos citar um exemplo. Quando ocorre o corte inesperado no fornecimento de energia elétrica, ocasionado por um raio ou acidente de trânsito, a população tem de entender o problema e aguardar a solução, sabendo que a concessionária possui funcionários para essa emergência. Quando o corte de energia é ocasionado por um evento natural muito grave, a emergência à disposição não será suficiente para restabelecer o serviço. E a população terá que aguardar por mais tempo.

Não acredito que esse problema específico ocorrido com as faturas de água seja tão complexo a ponto de levar os consumidores a um guichê de atendimento, não sendo eles os culpados pelo problema. A não ser que eu esteja enganado.

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