Qual a real importância da APA para Santa Catarina?

Recebi por correio eletrônico e publico para conhecimento dos interessados o teor completo da mensagem que segue:

"SOS Dunas da Ribanceira - Questiona:
APA não é APP!!! Qual a real importância da APA para Santa Catarina??

Nas fotos de satélite, a área da APA-Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, delimitando, também, a área das dunas da 'Riba', que não por mero acaso, mas pela beleza e magnitude ambiental que o local representa, está inserido dentro da cartografia do ambiente a que se propõe.

Muito antes da mineradora ser condenada pela justiça, e conseguir a tal liminar para continuar destruindo as dunas da Ribanceira, em Imbituba, a APA da BF-Baleia Franca já havia sido criada, em setembro do ano 2000, sob Decreto de Lei Federal nº 6.902, processo nº 02001.001314/99-59. Não se tem notícia de intervenção direta alguma, por parte do ICMBIO, e apenas, agora, cogitam instituir o 'Plano de Manejo' - obrigatório para uma APA - para regulamentar todo o tipo de atividade ou exploração, dentro dos limites da APA da BF.

Também, segundo o ICMBIO, a dragagem que está sendo feita no Porto de Imbituba, deverá reverter uma tal 'verba de compensação' para a FATMA, que em comum acordo, repassará estes recursos ao ICMBIO - ou APA da BF -, para a implementação do Plano de Manejo. Tal Plano de Manejo, que só deverá ter seu início em janeiro ou fevereiro de 2015, e levará quase 2 anos para ficar pronto, segundo representantes da referida APA. O mesmo que serviu para uma Ação Civil Pública (sob nº 2005.72.00.010327), criada pelo Ministério Público Federal, em Tubarão, tendo como autores o IWC Brasil - Coalisão Internacional da Vida Silvestre -, sentenciando em 2007 o IBAMA (ICMBIO) e a União, que o Plano de Manejo fosse realizado o mais brevemente possível, instituindo, inclusive, multa diária de R$ 10 mil reais, caso não fosse implementado.

Até hoje, nem uma coisa nem outra foi feita. As dunas da Ribanceira, que aparecem delimitadas dentro da APA - uma área que deveria estar tendo atenção redobrada pelos órgãos responsáveis - figura apenas ilustrativamente. E com o passar do tempo, sem a devida fiscalização, locais com extrema importância ambiental estão sendo 'outorgados' e devastados, com pouco ou nenhum controle.


Fica aqui o informe do quão 'insalutar' são algumas instituições públicas, que deveriam gerir de forma eficaz os bens públicos, e, ao que parece, não o fazem. E a indignação de tantas e tantas pessoas com o descaso ambiental - e de todas as formas -, que permeiam as leis e suas soluções.

Eduardo Rosa
SOS Dunas da Ribanceira.

Demais informações:




http://noticias.ambientebrasil.com.br/exclusivas/2009/03/05/44086-exclusivo-sociedade-discute-efeitos-da-mineracao-em-area-de-protecao-ambiental.html"

Nenhum comentário:

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.