Porto de Imbituba: depois de nove meses, nada nasceu, e as associações empresariais pedem a privatização

Nove meses se passaram e a administração estadual no Porto de Imbituba ainda não disse a que veio. Desde o início tenho utilizado meu blog para chamar a atenção da população imbitubense, que fechava os olhos e ignorava a importância de se ter um porto privado e com administração moderna, fiscalizada pelo Governo Federal e pela Sociedade.
Eu era voz solitária, enquanto os jornais de Imbituba apenas publicavam matérias - talvez pagas - apoiando a administração ou apagando o fogo que volta e meia lhe chamuscava.
Muitos cidadãos, por questões políticas ou por falta de conhecimento, apoiaram a administração atual, como se ela fosse promover a redenção de nossa cidade. Eu já sabia... que não promoveria!

Enfim, juntaram-se FACISC – Federação das Associações Comerciais de Santa Catarina, ACIM – Associação Empresarial de Imbituba,  ACIT – Associação Empresarial de Tubarão, ACIL – Associação Empresarial de Laguna, ACIVALE – Associação Empresarial do Vale de Braço do Norte, ACIRJ – Associação Empresarial de Jaguaruna e Sangão, ACICI – Associação Empresarial de Criciúma e ACIVA – Associação Empresarial de Araranguá. Estas entidades produziram documento que já foi entregue aos destinatários no governo federal, Ministra Gleisi Hoffmann e Ministro da SEP Leônidas Cristino, e ao governo do estado e à  SCPar. O que desejam? Um porto moderno! Em outras palavras - minhas palavras -, que o governo do estado levante âncora e desatraque do Porto de Imbituba.

Extraí alguns pontos do documento:

"Imbituba aguardou 70 anos pelo fim da Concessão de seu porto à Companhia Docas de Imbituba (CDI). Nas últimas décadas, a partir do fim dos embarques de carvão e das sucessivas e permanentes crises que atingiram a CDI, essa expectativa converteu-se em anseio de todo o Sul Catarinense, para que o Porto de Imbituba finalmente passasse a exercer sua função irradiadora de desenvolvimento e não mais a simples exploração de um porto público de carga única ou de único dono."

"Passaram-se já quase nove meses e a nova gestão pelo Estado vem anunciando ações para retomar diretamente a realização de investimentos em superestruturas portuárias e na exploração e execução de operações, modelo de gestão portuária totalmente ultrapassado e atividades públicas que o setor privado já assumiu no mundo ocidental há mais de 40 anos, tendo o Brasil aderido a esse modelo há mais de 20 anos, a partir da Lei nº 8.630/1993, a Lei de Modernização dos Portos."

"A expectativa de retomada de desenvolvimento do Porto de Imbituba volta a se transformar em angústia: no momento em que o Governo Federal convoca iniciativa privada para assumir mais de uma centena de projetos de exploração portuária, paira mais uma vez sobre Imbituba a ameaça de perder o instante oportuno de contribuir para a redução do abismo que separa as economias do Sul e do Norte Catarinenses."

O grupo denominado Pró-Desenvolvimento do Porto de Imbituba (PROIMB) objetiva com esse documento a elaboração de processo licitatório pelo Governo Federal, conforme segue:

"O objetivo da iniciativa consubstanciada neste Protocolo de Intenções é o de sensibilizar as Autoridades Competentes no sentido de ser implantada e implementada no Porto de Imbituba uma gestão privada que contemple sistema organizacional, com base nos princípios da eficiência e segurança operacional e administrativa, de integração dos interesses do Poder Público, da Iniciativa Privada e dos Trabalhadores Portuários, bem como das Comunidades pertencentes à Região Sul do Estado de Santa Catarina, visando o seu desenvolvimento e as desejáveis repercussões favoráveis a este Estado e à União Federal."

"Para o atingimento dos propósitos expostos no caput deste artigo deverá ocorrer a participação interessada em processo licitatório para outorga de concessão de exploração econômica do Porto de Imbituba (...), consoante disposições da Lei. nº 12.815/2013."

Já não sou mais solitário em minhas opiniões!

Para visualizar o conteúdo completo do documento, clique aqui.

Um comentário:

  1. Finalmente a Sociedade organizada se manifestou, eu nunca acreditei que o governo fosse fazer algo de bom e até me manifestei a respeito.Continue a luta amigo, pode contar comigo.

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.