10ª Sessão Ordinária foi realizada com tranquilidade

Essa sessão foi tranquila e rápida. O único projeto que por certo gerará polêmica foi apenas lido e deve ser discutido na próxima sessão, que é o Projeto de Lei nº 280/13, mas como ainda não foi disponibilizado no site da Câmara, não tenho como disponibilizar o conteúdo aos leitores (Atualizado em 14/04: já inserido o conteúdo para leitura).
De resto, nada polêmico.

Matérias lidas no Grande Expediente

Projeto de Lei Complementar n° 279/2013 – Altera Denominação e Funções, Extingue e Cria Empregos, Adéqua o Anexo I, da Lei Complementar nº 3.135, de 25 de julho de 2007, e dá outras providências. Autoria: Poder Executivo Municipal. (Despachado pela Mesa Diretora) (Este projeto não foi disponibilizado no site da Câmara)

-Projeto de Lei n° 4.351/2013 – Dispõe sobre Convênio de Cooperação Técnica que celebram entre si o Município de Imbituba e o Estado de Santa Catarina, através da Fundação Estadual de Meio Ambiente – FATMA e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável, com interveniência da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável - SEDES, para fins de execução de programa de gestão florestal compartilhada no Município de Imbituba.
Autoria: Poder Executivo Municipal. (Despachado pela Mesa)

-Projeto de Lei n° 4.352/2013 - Altera a redação do art. 3º da Lei nº 1.180, de 20 de novembro de 1991 e dá outras providências.
Autoria: Poder Executivo Municipal. (Despachado pela Mesa)

-Projeto de Lei Complementar n° 280/2013 - Cria vagas no Quadro Permanente de Pessoal do Serviço Público Municipal e dá outras providências.
Autoria: Poder Executivo Municipal. (Despachado pela Mesa – encaminhado à assessoria jurídica para emissão do parecer e solicitado informações complementares à Prefeitura Municipal de Imbituba)

-Requerimento n° 015/2013 – Requer à Secretaria de Desenvolvimento Regional de Laguna informações sobre as obras do trapiche do Distrito de Mirim.
Autoria: Vereador Walfredo Amorim (PP) (Despachado pela Mesa)
Informação: de acordo com informação divulgada no Facebook, a Marinha teria embargado a obra, ontem (13). Se fez isso é porque a construção foi iniciada sem as devidas licenças ambientais e sem os procedimentos exigidos pela própria Marinha do Brasil. O Requerimento será votado na próxima segunda-feira (15).
 -Requerimento n° 016/2013 – Requer ao prefeito informações sobre a Lagoa da Bomba.
Autoria: Vereador Roberto Luiz Rodrigues (PSD) (Despachado pela Mesa)
Informação: para conhecimento do vereador, os mosquitos que deram origem ao seu requerimento já não estão mais entre nós. Não se tem notícia sobre o que causou a proliferação deles, mas eram inofensivos, pois se alimentam apenas da seiva. Os transtornos eram só em razão da sujeira, quando morriam, e do zumbido que promoviam enquanto dormíamos. Nada que um inseticida não resolvesse. 
-Requerimento n° 017/2013 – Requer ao prefeito, através da Secretaria de Esportes, relatório e prestações de contas sobre a 1ª Etapa Catarinense de Boxe Olímpico, realizado no dia 02 de março de 2013, no Ginásio Olivar Francisco.
Autoria: Guilherme Santos Souza (PMDB) (Despacho pela Mesa)
Opinião: Gostei do requerimento do vereador. Pode até ter havido outros, algum dia, mas é a primeira vez que vejo um vereador requerer a prestação de contas de uma entidade. Se recebeu dinheiro público, tem de prestar contas! Chega a ser absurdo o número de entidades que recebem e não prestam contas. Como já escrevi certo dia, deveria ter um espaço no site da prefeitura para disponibilizar a prestação de contas de cada entidade que se diz de utilidade pública, e que assim foi declarada pela Câmara de Vereadores.

Indicações apresentadas:

-Indicação n° 111/2013 – Indica ao prefeito a pavimentação da Rua Venina Barreto Favassa, que liga o bairro Ribanceira ao Centro Comunitário da Divinéia, localizado no bairro Vila Nova Alvorada, neste município.
Autoria: Vereador Roberto Luiz Rodrigues (PSD)

-Indicação n° 112/2013 - Indica ao prefeito a criação de uma oficina de teatro.
Autoria: Vereador Guilherme Santos Souza (PMDB)

-Indicação n° 113/2013 - Indica ao prefeito o desenvolvimento de um programa que vise estimular a construção ou readequação dos passeios públicos, inclusive com a criação de incentivo fiscal para que o particular se sinta estimulado com a reforma da edificação (redução de IPTU). 
Autoria: Vereador Renato Carlos de Figueiredo (PSD)
Opinião: não sei se somente isso bastaria para receber incentivo fiscal, pois é obrigação do proprietário do imóvel a construção e manutenção da calçada. Penso que a padronização dela, imposta pelo Poder Público, deixaria a cidade mais bonita, e aí, sim, mereceria o incentivo fiscal.
-Indicação n° 114/2013 - Indica ao prefeito a realização de melhorias na Rua Isidoro Borges, no bairro Nova Brasília.
Autoria: Vereador Rui Geraldo Rodrigues (PSDB)

-Indicação n° 115/2013 - Indica ao prefeito a adesão ao Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública, que visa assegurar o repasse efetivo e integral de 10% das receitas correntes brutas da União para o Sistema Único de Saúde (SUS), através da coleta de assinaturas.
Autoria: Vereadora Léa Lopes de Oliveira (PSD)
Opinião: louvável a Indicação da vereadora, mas muito mais efetiva se todos os vereadores e prefeitos de seu partido, que apoiam o governo federal, assinassem requerimento à presidenta Dilma Rousseff no sentido de se fixar o percentual. Uma pressão política do PSD, neste momento de reaglutinação de siglas visando ao pleito de 2014, seria muito eficiente.

Requerimentos para uso da tribuna livre para manifestação popular

O professor e escritor Ruberval Sérgio Duarte usará a tribuna para falar sobre O homem e o tempo, enquanto o estudante Bruno Guimarães falará sobre o evento SOS Hospital São Camilo Rock Festival.
Não foram disponibilizadas à mídia as datas que os requerentes comparecerão na Câmara, mas acredito que seja na próxima segunda-feira (15).

Proposições discutidas

-Projeto de Lei n° 4.347/2013 – Declara de Utilidade Pública a Associação dos Amigos dos Autistas de Imbituba - AMAI.
Autoria: Dorlin Nunes Júnior (PSDB) (Aprovado, por unanimidade)

-Projeto de Lei n° 4.349/2013 - Autoriza o Executivo Municipal a conceder auxílio financeiro às entidades que nomina e dá outras providências.
Autoria: Prefeito Jaison Cardoso de Souza (PSDB) (Aprovado, por unanimidade)

-Projeto de Lei n° 4.350/2013 - Autoriza o Poder Executivo a conceder auxílio financeiro à Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE e dá outras providências.
Autoria: Poder Executivo (Aprovado, por unanimidade)

-Requerimento n° 014/2013 – Requer ao prefeito informações sobre os imóveis locados pela Prefeitura Municipal de Imbituba.
Autoria: Vereadores Anderson Teixeira, Léa de Oliveira Lopes, Renato Carlos de Figueiredo e Roberto Luiz Rodrigues, todos do PSD (Aprovado, por unanimidade)
Opinião: esse requerimento da oposição, que foi aprovado também pela situação, é muito bom para se saber o quanto o município de Imbituba ainda gasta com aluguéis.
E este foi um resumo de mais uma sessão. Até o próximo.

Um comentário:

  1. Vamos esperar o 280. Estou gostando da atuação dos vereadores da oposição,

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.