Essa sessão foi tranquila e rápida. O único projeto que por certo gerará polêmica foi apenas lido e deve ser discutido na próxima sessão, que é o Projeto de Lei nº 280/13, mas como ainda não foi disponibilizado no site da Câmara, não tenho como disponibilizar o conteúdo aos leitores (Atualizado em 14/04: já inserido o conteúdo para leitura).
De resto, nada polêmico.
Matérias lidas no Grande Expediente
Projeto de Lei Complementar n° 279/2013 – Altera Denominação e Funções, Extingue e Cria Empregos, Adéqua o Anexo I, da Lei Complementar nº 3.135, de 25 de julho de 2007, e dá outras providências. Autoria: Poder Executivo Municipal. (Despachado pela Mesa Diretora) (Este projeto não foi disponibilizado no site da Câmara)
-
Projeto de Lei n° 4.351/2013 – Dispõe sobre Convênio de Cooperação Técnica que celebram entre si o Município de Imbituba e o Estado de Santa Catarina, através da Fundação Estadual de Meio Ambiente – FATMA e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável, com interveniência da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável - SEDES, para fins de execução de programa de gestão florestal compartilhada no Município de Imbituba.
Autoria: Poder Executivo Municipal. (Despachado pela Mesa)
Autoria: Poder Executivo Municipal. (Despachado pela Mesa)
Autoria: Poder Executivo Municipal. (Despachado pela Mesa – encaminhado à assessoria jurídica para emissão do parecer e solicitado informações complementares à Prefeitura Municipal de Imbituba)
-
Requerimento n° 015/2013 – Requer à Secretaria de Desenvolvimento Regional de Laguna informações sobre as obras do trapiche do Distrito de Mirim.
Autoria: Vereador Walfredo Amorim (PP) (Despachado pela Mesa)
Informação: de acordo com informação divulgada no Facebook, a Marinha teria embargado a obra, ontem (13). Se fez isso é porque a construção foi iniciada sem as devidas licenças ambientais e sem os procedimentos exigidos pela própria Marinha do Brasil. O Requerimento será votado na próxima segunda-feira (15).
Autoria: Vereador Roberto Luiz Rodrigues (PSD) (Despachado pela Mesa)
Informação: para conhecimento do vereador, os mosquitos que deram origem ao seu requerimento já não estão mais entre nós. Não se tem notícia sobre o que causou a proliferação deles, mas eram inofensivos, pois se alimentam apenas da seiva. Os transtornos eram só em razão da sujeira, quando morriam, e do zumbido que promoviam enquanto dormíamos. Nada que um inseticida não resolvesse.
-
Requerimento n° 017/2013 – Requer ao prefeito, através da Secretaria de Esportes, relatório e prestações de contas sobre a 1ª Etapa Catarinense de Boxe Olímpico, realizado no dia 02 de março de 2013, no Ginásio Olivar Francisco.
Autoria: Guilherme Santos Souza (PMDB) (Despacho pela Mesa)
Opinião: Gostei do requerimento do vereador. Pode até ter havido outros, algum dia, mas é a primeira vez que vejo um vereador requerer a prestação de contas de uma entidade. Se recebeu dinheiro público, tem de prestar contas! Chega a ser absurdo o número de entidades que recebem e não prestam contas. Como já escrevi certo dia, deveria ter um espaço no site da prefeitura para disponibilizar a prestação de contas de cada entidade que se diz de utilidade pública, e que assim foi declarada pela Câmara de Vereadores.
Indicações apresentadas:
-
Indicação n° 111/2013 – Indica ao prefeito a pavimentação da Rua Venina Barreto Favassa, que liga o bairro Ribanceira ao Centro Comunitário da Divinéia, localizado no bairro Vila Nova Alvorada, neste município.
Autoria: Vereador Roberto Luiz Rodrigues (PSD)
Autoria: Vereador Guilherme Santos Souza (PMDB)
-
Indicação n° 113/2013 - Indica ao prefeito o desenvolvimento de um programa que vise estimular a construção ou readequação dos passeios públicos, inclusive com a criação de incentivo fiscal para que o particular se sinta estimulado com a reforma da edificação (redução de IPTU).
Autoria: Vereador Renato Carlos de Figueiredo (PSD)
Opinião: não sei se somente isso bastaria para receber incentivo fiscal, pois é obrigação do proprietário do imóvel a construção e manutenção da calçada. Penso que a padronização dela, imposta pelo Poder Público, deixaria a cidade mais bonita, e aí, sim, mereceria o incentivo fiscal.
-
Indicação n° 114/2013 - Indica ao prefeito a realização de melhorias na Rua Isidoro Borges, no bairro Nova Brasília.
Autoria: Vereador Rui Geraldo Rodrigues (PSDB)
-
Indicação n° 115/2013 - Indica ao prefeito a adesão ao Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública, que visa assegurar o repasse efetivo e integral de 10% das receitas correntes brutas da União para o Sistema Único de Saúde (SUS), através da coleta de assinaturas.
Autoria: Vereadora Léa Lopes de Oliveira (PSD)
Opinião: louvável a Indicação da vereadora, mas muito mais efetiva se todos os vereadores e prefeitos de seu partido, que apoiam o governo federal, assinassem requerimento à presidenta Dilma Rousseff no sentido de se fixar o percentual. Uma pressão política do PSD, neste momento de reaglutinação de siglas visando ao pleito de 2014, seria muito eficiente.
Requerimentos para uso da tribuna livre para manifestação popular
O professor e escritor Ruberval Sérgio Duarte usará a tribuna para falar sobre O homem e o tempo, enquanto o estudante Bruno Guimarães falará sobre o evento SOS Hospital São Camilo Rock Festival.
Não foram disponibilizadas à mídia as datas que os requerentes comparecerão na Câmara, mas acredito que seja na próxima segunda-feira (15).
Proposições discutidas
Autoria: Dorlin Nunes Júnior (PSDB) (Aprovado, por unanimidade)
-
Projeto de Lei n° 4.349/2013 - Autoriza o Executivo Municipal a conceder auxílio financeiro às entidades que nomina e dá outras providências.
Autoria: Prefeito Jaison Cardoso de Souza (PSDB) (Aprovado, por unanimidade)
-
Projeto de Lei n° 4.350/2013 - Autoriza o Poder Executivo a conceder auxílio financeiro à Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE e dá outras providências.
Autoria: Poder Executivo (Aprovado, por unanimidade)
-
Requerimento n° 014/2013 – Requer ao prefeito informações sobre os imóveis locados pela Prefeitura Municipal de Imbituba.
Autoria: Vereadores Anderson Teixeira, Léa de Oliveira Lopes, Renato Carlos de Figueiredo e Roberto Luiz Rodrigues, todos do PSD (Aprovado, por unanimidade)
Opinião: esse requerimento da oposição, que foi aprovado também pela situação, é muito bom para se saber o quanto o município de Imbituba ainda gasta com aluguéis.
E este foi um resumo de mais uma sessão. Até o próximo.
Vamos esperar o 280. Estou gostando da atuação dos vereadores da oposição,
ResponderExcluir