Imagem da semana: desta vez, da Alemanha

Faz algumas semanas que solicitei a Malu Peters o envio de fotos recentes de paisagens com neve, quando nevasse em sua cidade, na Alemanha. Não que eu goste de frio - odeio frio! -, mas as imagens são sempre maravilhosas.
Então, disse ela que minha solicitação chegou com atraso, pois o inverno já estava nos últimos dias e a primavera se aproximava. Não nevaria mais.
Enganou-se minha amiga virtual! A neve caiu na semana passada e ela me enviou fotos, as quais uso para este post Imagem da Semana, comumente publicado aos domingos.







Para quem adora o frio e é apaixonado pela neve, tudo isso parece ser um paraíso, não? Mas na Alemanha, durante o inverno,  o cidadão tem de ter...


...pazinha...

...botas e...

...balde com sal especial. Sal especial?

Sim. Para quem não sabe, esse sal derrete a neve.

Trecho já "salgado".








Agora, vou transmitir a você uma informação que poucos por aqui devem saber. Com palavras da própria Malu:
"Onde for caminho para as pessoas passarem, seja calçada, entrada da garagem ou o trajeto até a porta da casa (isso mesmo leitor!, até a porta da casa!) nós somos obrigados a deixar tudo livre de neve, e ainda jogar um sal ou areia especiais para não deixar congelar. Isso evita que pessoas escorreguem e se machuquem. Se a gente não fizer isso, paga tudo que for relacionado com o escorregão de outrem, a queda da pessoa e as posteriores consequências, sejam elas quais forem.
Dentro do balde (foto) tenho esse sal que falei. A tesoura já coloquei lá, para cortar o próximo saco de sal. As pegadas e as moon-boots são dos meus "pezinhos". Conforme fui retirando a neve, fui batendo fotos para mostrar o antes e o depois."
 Leitor, Malu já havia falado sobre essa obrigação de cada morador limpar as suas calçadas, quando a neve as encobre. E na primeira vez que me falou, eu pensei: ser obrigado a limpar a neve da calçada, se quem "sujou" foi a Mãe Natureza?

Aqui, nem abaixo de lei se faz alguém limpar a calçada, mesmo sendo o proprietário do imóvel quem a suja ou não a conserva. Limpar a via pública ou uma praça, então, nem pensar! Isso é obrigação da prefeitura, é pra isso que eu pago "imposto"! Não é assim que se pensa?

É em detalhes como este, leitor, que vemos a diferença entre um povo que pensa a cidade - ainda que sob lei - , de forma a torná-la melhor para todos, e outro que diz que o problema não é dele.

2 comentários:

  1. Em nome da Malu Peters tenho que fazer uma ressalva. A gente aqui faz isso nao é bem porque a lei obriga, a gente faz porque, se nao tomarmos as providencias para evitar acidentes, o seguro nao paga nada (aliás os seguros nunca pagam nada, sao todos bandidos!) e todas as contas de médicos, remédios e até mesmo de pensao vitalícia (caso o acidentado fique paraplégico) saem do bolso do dono da casa ou do terreno. Mesmo que o terreno seja a 500 km de onde o responsável mora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não moro aí, não conheço as leis na Alemanha, porém, se há uma desobrigação da seguradora, é porque há uma lei que regule a situação, não necessariamente específica para a neve na calçada. Mas foi boa sua ressalva. Obrigado!

      Excluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.