Entrevista com José Roberto Martins, prefeito de Imbituba


Na semana passada, solicitei ao prefeito Beto Martins a oportunidade de fazer uma entrevista com ele. Aceitou minha solicitação e encaminhei as perguntas por email, como fiz com todos os entrevistados. Respondidas todas, apresento-as abaixo:

ELEIÇÕES

Estava tudo certo para a coligação com o PMDB, mas o inusitado ocorreu. Algum erro foi cometido dentro do PSDB para que a coligação não fosse ratificada na convenção do PMDB?

Não considero que o PSDB tenha cometido algum erro, nós tínhamos interesse na coligação e trabalhamos para isto dentro de princípios éticos e objetivos. Pelo que se ouviu a respeito daquela convenção, das razões que levaram alguns convencionais a mudar de opinião, reforça a tese de que nada poderíamos fazer. 

Houve algum momento após essa convenção e durante a campanha em que não acreditava na vitoria?

Não posso negar que quando recebemos o resultado da convenção sentimos um abalo e percebemos que enfrentaríamos mais dificuldades. A fé e a vontade de trabalhar nós nunca perdemos. Arrisco afirmar até que aquele fato nos proporcionou mais determinação, humildade, coragem para a disputa, fatores que igualmente podem ter sido vitais para a vitória. A confiança na vitória não era o elemento fundamental, tínhamos um planejamento a seguir, vontade de trabalhar e sempre entendemos que a intensidade e a compreensão por parte da população do nosso trabalho poderiam nos levar à vitória. Acho que o nosso comício final foi a emoção mais forte que nos aproximou desta confiança.

Qual a maior dificuldade enfrentada durante a campanha?

Destaco 3 : 
- A estadualização da eleição; nunca havia visto tamanha disposição e envolvimento de "autoridades políticas" estaduais num pleito em Imbituba. Recebi como um reconhecimento do nosso trabalho. Imbituba vem sendo mais "notada" depois do nosso governo.
- A "picaretagem" das pesquisas eleitorais. As diferenças apontadas e publicadas pelo nosso principal adversário, com margens de mais de 15%, nunca ocorreram de fato; tínhamos as pesquisas internas. Iniciamos a eleição com 3 a 4 pontos de desvantagem. Esta foi a maior diferença que realmente existiu, mas nossa campanha foi ascendente sempre e terminamos com mais de 10 pontos à frente. Não há como negar que essas falsas pesquisas causam impactos e tendências, potencializa estímulos em um lado e o inverso em outro.
- A estrutura de campanha ficou mais cara e difícil. Desde o início, o adversário apresentou uma farta estrutura de campanha. Nunca Imbituba viu tantas placas, plotters, enfim, materiais de propaganda como um todo.

A eleição dos candidatos a vereador que faziam parte da coligação correspondeu ao esperado? Alguma surpresa?

Não houve grandes surpresas. Nossa expectativa era de eleger 7 a 8 em nossa coligação, ficamos com 7. 

Qual sentimento traduziu a vitória?

Minha mulher vive dizendo que eu não curto direito as conquistas. É que, ao invés de comemorar, eu já fico falando em responsabilidade com resultado. E sou realmente assim, o sentimento que fica para mim é de muita responsabilidade do 45 em corresponder aos Imbitubenses pela confiança reiterada nesta eleição. VIVA IMBITUBA !

GOVERNO

No inicio de 2008, houve comentários de que pensou em renunciar ao cargo. Foram apenas boatos ou isso foi mesmo cogitado?

Tenho uma correção a fazer. Não foi em 2008, mas em 2004. Realmente minha realidade à época mudou muito drástica e repentinamente. O cenário era assustador. De repente, me via responsável por tudo, culpado de tudo... Enfim, brusca mudança na vida, fiquei assustado, cogitei a renúncia, mas, a bem da verdade, tinha consciência da covardia que isto representava. Só sei dizer que, de lá para cá, amadureci 30 anos em 8. Agradeço ao destino pela oportunidade. Hoje, sinto-me muito mais forte para os difíceis desafios que às vezes a vida nos impõe.

Na minha opinião, o meio ambiente não recebeu a importância que merecia de seu governo. Em entrevista a um jornal de Tubarão, Jaison manifestou-se quase no mesmo sentido. Qual sua avaliação a respeito desse tema?

A cidade que recebi estava em franca recessão socioeconômica, não havia foco em desenvolvimento algum. Para falar em sustentabilidade tem que haver algum desenvolvimento, pelo menos. Hoje, é coerente falar em sustentabilidade porque de fato existe um processo de desenvolvimento socioeconômico. Não concordo com a tese de que o meio ambiente foi desprezado, iniciamos saneamento na cidade, tive a coragem de promulgar o plano diretor, nossas obras de infraestrutura turística levam em consideração melhor relação material/meio ambiente. Enfim, cada circunstância exige uma postura. Hoje, a defesa da sustentabilidade é maior porque realmente Imbituba cresce a taxas elevadas.

Quais áreas de sua administração o governo se destacou e em quais delas não conseguiu atingir a meta esperada?

Acho que a principal foi recolocar Imbituba no mapa econômico de Santa Catarina. Fizemos muitas obras de infraestrutura urbana, na educação e na saúde; priorizamos e avançamos muito nestas áreas. Acredito que o setor habitacional e fundiário deixou um pouco mais a desejar. Se fosse governar de novo, incentivaria mais este setor.

Se lhe concedessem mais alguns meses de mandato, qual obra gostaria de realizar?

O calçadão e a ciclovia Vila Nova/Centro serão minhas maiores frustrações. Consegui os recursos, estabeleci a prioridade mas nossa área técnica designada para estes projetos não conseguiu nos atender a tempo. Espero, sinceramente, que o próximo governo priorize estas obras; vou deixá-las bem encaminhadas.

Se pudesse voltar no tempo, o que não faria novamente em seu governo?

Perder um tempo precioso com acordos políticos em detrimento ao trabalho mais técnico e administrativo. Até acho que fui até aqui o que mais equilibrou esta relação, mas poderia ter sido ainda mais incisivo, afinal, acordo político só vale a pena com quem tem biografia e credibilidade. Aprendi que, se você conquistar bons resultados no trabalho, o apoio político vem naturalmente. Se você só tiver apoio político e não tiver consolidado uma marca de trabalho, o resultado será o de sempre...

O candidato Christiano deu nota 5 e o candidato Rosenvaldo deu nota 7 para sua administração. Qual nota atribuiria a ela ?

Parece-me que Rosenvaldo demonstrou ao longo desta campanha muito mais maturidade e coerência, por isto fico com a nota dele.

FUTURO

Sua administração é muito bem avaliada pelos munícipes da Região da Amurel, e as urnas e a demonstração de carinho e entusiasmo dos eleitores para com Beto Martins o credenciaram para disputar as próximas eleições para deputado. Penso que sua candidatura a deputado federal seria algo palpável neste momento, diante dos resultados na região dos municípios da associação Amurel, já que o PSDB conseguiu eleger apenas Imbituba, afora Armazém, fazendo de Beto Martins uma liderança forte. O que pensa dessa possibilidade?

Veja bem, aprendo todos os dias com a vida e as missões que Deus me dá. Uma coisa que levo a sério é que os passos tem que ser dados de forma segura e sincronizada ou podemos "tropeçar"...
Priorizei nos últimos anos construir uma marca de governo, coloquei isto à prova junto com minha lealdade a quem sempre esteve comigo, por convicção e não por interesse, nas eleições deste ano.
Agora, preciso finalizar meu governo com outra marca, transferir o mandato sem dividas, sem rancores, sem vaidades. Realmente vou torcer e até ajudar se for acionado, para que o próximo mandatário seja melhor do que eu. Torcer para que o próximo governo tenha mais sucesso do que o que ora encerramos.
A partir daí, seguimos para a próxima etapa, manter acesa esta "chama" política que possa me levar a uma nova perspectiva eleitoral em 2014. O que vai ser ? Não sei, mas não costumo fugir das missões que a vida me dá. Se tiver que ser... será !

Voltaria a ser candidato a prefeito de Imbituba?

Improvável, apenas isto.

Foi oferecido cargo no governo do estado para que permitisse que a vice-prefeita assumisse a prefeitura.
Tendo em vista que o governo deverá realizar mudanças em 2013, haveria alguma possibilidade do convite ser refeito?

Conversei com os nossos líderes maiores no PSDB, onde ainda ocupo a vice-presidência estadual. Convergimos em aguardar o 2º turno das eleições, reunir o partido e discutir nosso futuro. Só depois deste encontro de avaliação poderei afirmar alguma coisa com mais propriedade.

Até 2014, sua atividade política estará vinculada estritamente ao PSDB estadual?

Ver resposta anterior ... rsrs

Qual sua mensagem à população de Imbituba e ao futuro governo municipal?

Aos Imbitubenses meu eterno "muito obrigado" pelo apoio e a confiança depositada. Tenham certeza de que tudo farei na minha vida para sempre orgulhar minha cidade e meus conterrâneos. Ao futuro governo... Saúde, serenidade, sucesso e felicidade!!!

(Foto cedida pelo jornalista João Batista Júnior)

3 comentários:

  1. Caro Sergio Pena, que beleza de entrevista. Beto se manteve coerente com o que disse em campanha. Muito inteligente usou vocabulário diferenciando numa e noutra, mas dizendo sempre a mesma coisa sem ofender os adversários. O que mais me chamou atenção foi à resposta da pergunta:

    Se pudesse voltar no tempo, o que não faria novamente em seu governo?

    “Perder um tempo precioso com acordos políticos em detrimento ao trabalho mais técnico e administrativo. Até acho que fui até aqui o que mais equilibrou esta relação, mas poderia ter sido ainda mais incisivo, afinal, acordo político só vale a pena com quem tem biografia e credibilidade. Aprendi que, se você conquistar bons resultados no trabalho, o apoio político vem naturalmente. Se você só tiver apoio político e não tiver consolidado uma marca de trabalho, o resultado será o de sempre...”

    Na primeira metade da campanha participei de todos os comícios e na segunda participei através da defesa de candidatos que estavam sendo acusados injustamente por pessoas que haviam abandonado o grupo de Beto Martins, nas redes sociais da web. Foi fácil porque eram sempre os mesmo e calúnias, mas cansativo porque não vivia no meio. Nenhum deles respondeu meus questionamentos e alguns até me bloquearam.
    Beto e sua equipe, mais Jaison e Elisio deram o recado certo. Isto ficou claro para mim no último comício. A empolgação do eleitorado que o acompanhou até o final com crianças no colo, abaixo de chuva, foi uma demonstração que
    tinham entendido da importância desta eleição, e o resultado das urnas não poderia ter sido outro.
    Agora só nos resta torcer para que Jaison e Elisio correspondam à confiança dos eleitores e de Beto o que distanciará uma nova disputa acirrada para a Prefeitura, somente em 2020, a não ser que esta equipe faça um programa com idéias novas e atualizadas, pois nos próximos oito anos todo o potencial de Imbituba que encontrava adormecido estará funcionando e precisaremos de novas idéias para um momento diferenciado do atual.

    ResponderExcluir
  2. Interessante a entrevista, Beto realmente conseguiu bastante destaque, no cenário politico aqui no sul do estado. Também conseguiu bons investimentos, para a cidade com grandes empresas chegando aqui. Só não gostei da infraestrutura da cidade, as ruas da cidade estão em estado de calamidade, só o centro ganhou um asfalto para "enganar" o munícipes no ano de eleição, teve o asfalto da principal da Rinbaceira e a subida da Divinéia, fora o da Riba o resto foi só pra tapar buraco, a obra que ele deveria dar prioridade é a rodovia de acesso entre o prto e a saída norte da cidade, onde há vários acidentes, sendo uma das rodovias com maior de acidentes no estado, segundo os Bombeiros. a cidade cresce, mas continuamos a rodar em estradas de chão batido, esburacadas, sem falar no "lameiro" nos dias de chuva, mas segundo a maioria dos municipes, foi uma boa administração, como na 1° administração dele não estava morando no Brasil, não posso falar de um todo, só que de 2003 até 2008 que fiquei fora vi poucas mudanças na cidade.

    ResponderExcluir
  3. Juan, vamos dar a Cezar o que é de Cezar. Em termos de pavimentação de vias (lajotas e asfalto), arrisco dizer que em 8 anos foram pavimentadas mais ruas que o somatório de pavimentações ocorridas em todas as administrações anteriores. Você esqueceu de mencionar a pavimentação asfáltica de ruas em Vila Nova. E quanto ao asfalto do Centro, não pode ser dito que foi para "enganar", pois as pavimentações no município ocorreram durante todos os anos anteriores. Aquela realizada por Osny, no Centro, sem drenagem pluvial, às vésperas das eleições, essa, sim, foi eleitoreira. Há de se observar, porém, que várias ruas foram feitas com a parceria dos moradores. Eu, por exemplo, paguei a parte que me cabia, quando da pavimentação da rua em frente de minha casa. Nesta semana, ouvi um comentário do radialista Venaldo Farias de que as estradas de chão vem sendo recuperadas em menos tempo, quando as chuvas as danificam. Isso quer dizer, logicamente, que é reflexo do maior número de ruas pavimentadas, restando menos estradas a serem recuperadas. Portanto, em termos de vias pavimentadas, a administração foi muito boa.

    ResponderExcluir

Seu comentário não será exibido imediatamente.

Para você enviar um comentário é necessário ter uma conta do Google.
Ex.: escreva seu comentário, escolha "Conta do Google" e clique em "postar comentário".

Caso você deseje saber se seu comentário foi respondido ou se outros leitores fizeram comentários no mesmo artigo, você poderá receber notificação por email. Para tanto, você deverá estar logado em sua conta e clicar em Inscrever-se por email, logo abaixo da caixa de comentários.

Eu me reservo ao direito de não aceitar ou de excluir parte de comentários que sejam ofensivos, discriminatórios ou cujos teores sejam suspeitos de não apresentar veracidade, ainda que o autor se identifique.

Comentários que não tenham qualquer relação com a postagem não serão publicados.

O comentarista não poderá deletar seu comentário publicado sem que haja justificativa relevante. Caso proceda assim, republicarei o teor deletado.


As regras para comentar neste blog poderão ser alteradas a critério do editor, o qual também poderá deletar qualquer comentário publicado, mediante justificativa relevante, sem prévio comunicado aos leitores/comentaristas.

Você assumirá a responsabilidade pelo teor de seu comentário.
Este espaço é livre e democrático, mas exerça sua liberdade com responsabilidade e bom senso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 Pena Digital.